fazer-detox-das-redes-sociais-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

Os benefícios de fazer detox das redes sociais

Na semana passada foi a minha semana de fazer detox das redes sociais. Sim, aguentei uma semana sem entrar nas redes. Parabéns a mim! E, não custou mesmo nada ficar uns dias fora das redes sociais. Apesar que não foi a primeira vez que o faço, normalmente tiro sempre um ou dois dias na semana para o fazer. Também já tive uma altura em que andei meses.

A minha experiência longe das redes sociais

Em Outubro de 2017 resolvi apagar todas as minhas contas das redes sociais. Na altura pareceu-me o mais coreto de o fazer. Não só porque precisava de me afastar, também porque estava numa fase em que as redes sociais funcionavam como distrações. E como queria focar na minha vida, então decidi passar uns tempos fora das redes.

Na época, fez-me todo o sentido e ajudou-me a concentrar-me naquilo que eu queria para mim. Sem as distrações das redes sociais, foquei-me nas minhas leituras, cursos e, principalmente, aprender a cuidar de mim. Por outro lado, custou-me, não vou dizer que não. Porque desde que surgiu as redes sociais, sempre tive contas em tudo. E ter que apagá-las e perder tudo, custou-me. Provavelmente, foi uma das decisões mais drásticas que tomei na minha vida.

Isso mudou completamente a minha forma de aproveitar a vida, o que pode parecer dramático, mas é absolutamente verdade. Porque passei a ter mais tempo livre para fazer as coisas que eu queria fazer. Em vez de andar a fazer scroll por horas. Já não tinha que estar constantemente preocupada com a foto perfeita para publicar. Comecei a prestar mais atenção nas minhas atividades, naquilo que estou a comer ou nos sítios em que visitei. Sem pensar que tenho que fazer histories ou fazer À FOTO para publicar. Tornei-me presente à cada momento.

Quando regressei as redes sociais?

Depois de cinco meses decidi abrir conta no Instagram, por causa do blog. Porque senti que precisava de partilhar aquilo que andavam aqui a partilhar com vocês. Soube bem começar do zero e com uma outra perspectiva. E só depois de um ano abri uma conta pessoal no facebook. Por causa desse afastamento, tornei-me mais seletiva com as pessoas que quero ter na minha rede, o que quero partilhar e o que quero ver na minha feed de noticias.

Mas, atenção, que com isso não quero dizer que devas fazer a mesma coisa que eu fiz. Só o fiz porque na altura fazia sentido para mim o fazer. Pode ser que para ti também, mas isso é uma escolha tua se queres ou não fazer. Mas, fazer detox das redes sociais é algo que recomendo a fazer. Porque é muito importante reformular-mos a forma com o vamos usar. Acredito que, todos nós estamos bem cientes de como as redes sociais podem se tornar num vicio hoje em dia.

Está provado cientificamente, que as redes sociais ativam o nosso circuito neurotransmissor de recompensa igual a quando estamos a jogar nos casinos ou mesmo as drogas recreativas. Por isso, torna-se difícil conseguirmos libertarmos dela por se tornar um vicio. No entanto, os benefícios de fazer um detox digital das redes sociais são muito vantajosos. Por isso quero partilhar com vocês alguns benefícios, que resultou comigo, de fazer detox das redes sociais.

Leia o artigo “Your brain on facebook”.

5 benefícios do detox das redes sociais:

Menos ansiedade

Naturalmente, quando passamos menos tempo nas redes sociais, é menos provável que comparemos com as outras pessoas. E estudos mostram uma correlação mais alta de ansiedade para as pessoas que passam muito tempo nas redes sociais. Algo que senti a diferença, como uma pessoa que sofre de ansiedade, naqueles meses que andei sem entrar nas redes sociais.

Acredito que, como eu, ninguém gosta de estar cercado de pessoas 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas se pensarmos bem, é o que acontece quando estamos nas redes sociais. Ficar uns dias longe, portanto, permite que tenhas algum tempo sozinha para ti, muito necessário. O que significa que podemos apresentar melhorias em toas as áreas da nossa vida.

Tornas-te mais consciente das tuas emoções

Estar constantemente a fazer scroll nas redes sociais é igual a comer ou beber emocionalmente. Mas não querendo fazer isso, mas fornece uma maneira de escapar e nos entorpecer. Fazer uma desintoxicação nas redes sociais o deixará mais em contato com as tuas emoções, algumas das quais podem estar escondidas e nem nos apercebermos.

Lidar com as nossas emoções de frente significa que podemos processar, sentir e passar por isso mais rapidamente do que se tivéssemos cedido para renovar nossa alimentação por várias vezes. Isso fará com que sintas mais lúcida e emocionalmente estável, já que realmente limpamos o que normalmente está escondido embaixo dela.

Maior criatividade

Se estamos constantemente a encher-nos de informações e conteúdos das redes sociais, nossa mente torna-se mais caótico e não fica com espaço para o nosso próprio genio criativo. A desintoxicação das redes sociais pode deixar-nos mais sintonizados com  nossa própria autenticidade e centelha única.

Muitas vezes passamos por ciclos de consumir versus criar, mas muitas vezes ambos não podem ser feitos na tangente em altas capacidades. Quando colocamos nossas vendas e reduzimos nosso consumo de conteúdo alheio, a mágica criativa pode realmente acontecer.

Mais tempo e produtividade

Com a forma como usamos as redes sociais atualmente, projeta-se que as pessoas passarão em média 6 anos e 8 meses das suas vidas nas redes sociais. É muito não é? Eu acredito que existem muitas coisas que podemos fazer em 6 anos, e tenho a certeza que não queres perder esse tempo todo nas redes sociais.

Portanto, aquele projeto que tens na gaveta, ou aquele hobby que queres assumir. Fazer uma desintoxicação certamente vai te dar tempo suficiente para agir em direção aos teus sonhos. Além disso, o detox vai te ajudar a fazer mais coisas e focar a tua atenção naquilo que precisas fazer. E a sensação satisfatória de ter as tuas tarefas concluídas no final do dia vai compensar.

Mais presença

O autor do livro “O poder do agora”, Eckhart Tolle, lembra-nos que o ‘agora’ é o momento mais precioso que temos. Já deste conta da quantidade de pessoas que andam dentro de um centro comercial com a cara enfiada no ecrã azul? Pois, estamos tão habituados a sair dos nossos corpos, a ser removidos do momento presente.

Posso dizer, que nos dias em que estou longe das redes sociais, torno-me mais consciente daquilo que estou a fazer. Se estou a passear, a comer, nas minhas tarefas, nos meus treinos, faço-os com mais consciência e foco. E acredito que o nosso contentamento com a vida é realmente determinado pelo o quanto estamos presentes nela. E convenhamos, as redes sociais acaba por tornar a nossa mais distração e muita das vezes estamos a fazer scroll mas com a cabeça noutro sítio. Mesmo assim, não conseguimos estar presente no momento presente.

Algumas dicas nos dias de detox das redes sociais:

  • Substitua a verificação compulsiva nas redes sociais por um novo hábito – começar a ler um novo livro; fazer um chá favorito e saboreá-la; começar um diário de gratidão; ou fazer uns minutos de respiração consciente;
  • Desativa, temporariamente, os aplicativos – não há como cumprir se deixares os aplicativos à vista, acredita que assim fica mais fácil cumprir e atingir a tua meta;
  • Seja responsável – partilha com os teus amigos, ou familiares da tua intenção de ficar uns dias afastada das redes sociais. Pode ser que queiram juntar a ti, também. Ao partilhar as tuas intenções com os próximos de ti, já é um caminho para te ajudar a ser mais responsável;
  • Desligar as notificações – se o objectivo é limitar o tempo nas redes sociais, desligar as notificações vai te ajudar a não cair na tentação de entrar nas tuas contas. E também, acabam os sinais constantes para te distrair. Confesso que em relação as notificações, só tenho do instagram;
  • Estabelece limites – criar estrutura e limites em torno das redes sociais, podem ajudar a limitar a quantidade de scroll e verificação sem objectivo. Decidi colocar um limite no meu telemóvel que a partir das 22h e 30 minutos não recebo nada. Assim eu sei que a essa hora é para preparar para dormir. Mesmo de manhã, também, só começo a usar o meu telemóvel depois das minhas rotinas matinais. Hoje em dia, acredito, que em todos os limites dá para colocar esses limites.

Conclusão

As redes sociais podem ser a plataforma mais incrível para expansão, crescimento e comunidade quando usada com gratidão e intenção. Acredito sinceramente que todos nós deveríamos, pelo menos considerar fazer detox uma vez por semana, ou mensal. Ou se, no teu caso, estás a sentir bem, por que não experimentar a vida desconectada?

Eu acredito que é questão de auto cuidado. Poder focar em nós e naquilo que queremos. Porque acredito que é preciso dar muita atenção ao tempo que passamos nas redes socais. Como disse acima, é uma das maiores invenções do século, porque nos permite conectarmos com aqueles que estão longe, dou graças a isso. Mas ao mesmo tempo é preciso haver um limite. Ela não pode nos controlar. Portanto, tira um dia ou dois para esse detox. Experimenta e depois deixa nos comentários a tua experiência.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: