habitos-toxicos-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

10 hábitos tóxicos que podem estar a empatar a tua vida

Nem sempre damos conta de certos hábitos tóxicos que desenvolvemos ao longo da nossa vida. E, também, acredito que muita das vezes não sabemos se esses hábitos são tóxicos ou não. Então, por isso deixamo-nos levar a achar que está tudo bem. Só que esses hábitos são tóxicos e estão a prejudicar a tua saúde mental e física.

Confesso, que no passado, pratiquei muito desses hábitos tóxicos. Desde que comecei a dedicar a estudar mais sobre hábitos, apercebi-me que muita coisa que fazia estavam a fazer-me mal. Prejudicavam a minha saúde mental e com isso a física também. Por isso que é muito importante estarmos conscientes dos nossos hábitos. Porque quando estamos consciente damos conta se estamos a fazer algo de errado que nos prejudica. E hoje decide partilhar com vocês esses 10 hábitos, que na minha opinião, são os mais básicos que todos nós cometemos sem nos darmos conta.

10 hábitos tóxicos que podem estar a empatar a tua vida

A primeira coisa que fazes quando acordas e ver o teu telemóvel?

Durante muito tempo fazia isso, acordava e pegava no telemóvel a ver as notificações e redes sociais. E isso não é uma boa maneira de iniciar o dia, porque estamos a passar informações que não são apropriadas ao nosso cérebro. Principalmente quando entramos logo nas redes sociais e somos bombardeados de noticias, que muita das vezes não são positivas.

Por isso é muito importante temos uma rotina da manhã, dar prioridade a ti. Acordar e dedicar uns minutos em ti, fazer toda a tua prática e só depois pegar no telemóvel. Hoje em dia, acordo e desligo o alarme (às vezes acordo antes), levanto e vou fazer as minhas praticas e só quando terminar é que abro o meu telemóvel.

Então, se tens esse hábito é hora de mudar. Só te vai fazer bem e ajudar a iniciar o dia mais positiva e cheia de energia.

Não acreditar em ti e no teu potencial

Tenho vindo a aprender que é essencial, para o meu crescimento, acreditar em mim. Porque ao me rebaixar só me ia deitar para baixo. Com isso atraindo tudo que é negativo para a minha vida. Nunca conseguia fazer nada porque não acreditava que o podia fazer.

Então se estas a fazer isso a ti mesma, aconselho a parar agora mesmo. Precisas de acreditar em ti e no teu potencial. Acreditar que consegues tudo. Ao mudarmos a nossa mentalidade tudo muda. Nós mudamos e tornamo-nos na nossa melhor versão. Portanto, olha-te ao espelho e acredita na pessoa que estas a ver a tua frente.

Mudar aquilo que não consegues controlar

Um hábito muito tóxico, que nem sempre é fácil de lidar. Porque, achamos, sempre que conseguimos mudar os outros. Mas isso não é verdade, só conseguimos mudar a nós mesmas. Só podemos controlar aquilo que conseguimos.

E continuar a tentar, torna-se muito exaustivo. È preciso aprender a aceitar o fato de que algumas coisas simplesmente não conseguimos mudar. E está tudo bem. Quando aceitamos tudo fica mais claro e leve, e a nossa vida começa a andar para frente.

A comparação leva-nos a diminuição

Eu acredito que todas nós já fizemos, ou continuamos a fazer isso. Estamos sempre a compararmos com os outros. E nem nos apercebemos que isso está a roubar a nossa paz, afetando a nossa confiança. Porque quando nos comparamos aos outros, estamos a nos diminuir e achar que eles são melhores.

Como disse acima, aceitação faz com que tudo fica mais leve. Quando deixamos de comparar evoluímos e tornamos na nossa melhor versão.

Não deixe que o passado faça parte do teu presente

Nem sempre é fácil deixarmos o passado para trás. E muita das vezes recusei fazer isso, por alguma razão não deixava o passado ficar no passado. Até aperceber-me que o passado estava a interferir no meu presente. Toda a toxina do passado estava a limitar-me no meu presente.

Por isso devemos deixar o passado no passado. Saber perdoar e deixar ir. É uma grande lição que aprendi, que devemos perdoar e seguir em frente. A partir do momento que fazemos isso, tudo muda. Nós mudamos.

Perdoar-te faz parte do processo

Quando nos recusamos deixar o nosso passado, não estamos a perdoar. Muita das vezes esse perdão é de nós para nós. Precisamos de nos perdoar para sermos felizes. Por isso é importante perdoares-te, porque isso vai te ajudar na tua saúde mental. Na tua paz interior. Saber perdoar faz parte do processo de crescimento.

Parar e pedir ajuda é maturidade

Aprendi que é preciso fazer pausa, ou pedir ajuda. Sempre tive o hábito de querer fazer tudo ao mesmo tempo. Estar constantemente a fazer algo e progredir. Levando-me, às vezes, a exaustão. Essa minha veia de perfeccionista não me deixava pedir ajuda.

Até aprender que não tem de ser assim. Porque é muito importante não funcionarmos no vazio. As coisas precisam de ser feitas, mas também precisamos de pausas, comer, dormir quando for preciso. E pedir ajuda faz parte do crescimento. Não é vergonha, mas sim maturidade.

Uma boa noite de sono é a cura

Quando não temos aquelas horas de recuperação, o nosso corpo não produz. Durante muito tempo dormia muito mal, poucas horas mesmo. E no outro dia não conseguia produzir nada no trabalho e nem na minha vida pessoal. Porque ficava sem cabeça para nada e irritava com facilidade. Estava a levar o meu corpo a exaustão.

Mas achava, sempre, que aquelas horas eram ideal para mim. Não me apercebi que estava magoar o meu corpo e a mim mesma. Dormia tarde e acordava cedo. Quando é que o corpo descansava? Não tinha tempo, principalmente quando passas o dia todo sem parar.

Ter uma boa noite de sono é fundamental para a nossa saúde física e mental. Quando dormimos e descasamos, no outro dia acordamos com força para enfrentar um novo dia. Hoje em dia, como levanto-me cedo para fazer a minha rotina matinal, opto por ir para cama cedo. Porque sei que assim consigo dormir bem e descansar.

O nosso corpo precisa de água

Já falei aqui, que não tinha por hábito beber água. Era daquela que passava o dia todo sem beber água, às vezes dias mesmo. E por causa disso sofria de dores de cabeça horríveis, uma pele muito seca, o meu intestino não funcionava muito bem. Tudo isso porque não bebia água, em compensação cerveja ou vinho eram quase todos os fins-de-semanas com os amigos.

Hoje em dia, bebo em média 2 a 3 litros de água por dia. E isso já faz parte da minha rotina diária, acordar e beber logo um copo de água. Aprendi que o nosso corpo precisa de água para poder funcionar. Confesso que desde aí tudo tem funcionado no meu corpo, noto a minha pela mais iluminada, o meu intestino funciona e as dores de cabeça diminuíram.

É preciso deixar ir aqueles que não nos fazem bem

Aprendi que existem pessoas que não fazem falta. Que não acrescentam, mas sim diminui. Pessoas que não nos apoia, que só sabem criticar, reclamar e que nada está bem. Esses tipos de pessoas só trazem energias negativas para o nosso lado. E ao estar ao lado dessas pessoas acabamos por ter o mesmo comportamentos, de escassez.

Por isso é muito importante fazer essa limpeza. Eu sei que vai doer, custar, mas é para o teu bem. Se queres evoluir e tornar-te na tua melhor versão, precisas de o fazer. Acredita que depois disso tudo vai melhorar na tua vida. Portanto, não tenhas medo de o fazer. Não tenho medo de querer ter ao pé de ti só aquelas pessoas que te fazem bem e querem o teu bem.

Conclusão

Existem muitos outros hábitos tóxicos que podemos eliminar das nossas vidas. E para isso precisamos de estar conscientes das nossas atitudes. Estarmos cientes dos nossos comportamentos. Como costumo dizer, sermos vigilantes de nós mesmos. Porque só assim conseguimos mudar.

Espero que essas dicas te possa ajudar a identificar esses hábitos tóxicos e mudar. Acredito que estamos sempre a tempo de mudar. Só é preciso força de vontade e dedicação. Se eu consegui, tu também consegues mudar. Acredite em ti!

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: