apaixonarmos-por-nos-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

Como voltarmos a apaixonarmos por nós mesma!

Voltarmos a apaixonarmos por nós mesma não é uma tarefa fácil. Eu sei o que falo, porque durante muito tempo deixei de gostar de mim mesma. E chegar onde estou hoje, foi preciso muito foco e trabalho. principalmente quando estás constantemente a achar que não es suficiente, ou que a outra pessoa é melhor do que tu. Durante muito tempo, esses foram os meus discursos para comigo mesma. Anulava-me porque achava sempre que os outros eram melhores do que eu, e com isso a minha auto estima estava mesmo em baixo. Achava que nunca iria encontrar felicidade dentro de mim, porque procurava essa felicidade fora de mim. A espera daquele algo para me completar.

Mas, chegou aquele dia em que resolvi olhar para mim com outros olhos. Percebi que precisava de mudar a minha atitude e a minha mentalidade. Precisava de voltar a olhar para dentro, cuidar e amar a pessoa que sou. E todo esse trabalho que tenho vindo a fazer em mim mesma, tem me ajudado não só a nível mental, como também têm me permitido viver a vida que sempre sonhei viver. Por isso hoje quero partilhar com vocês alguns passos que tive que dar para voltar a apaixonar por mim mesma. São dicas simples que nos ajuda a apaixonarmos por nós mesma e a sermos a nossa melhor versão.

9 maneiras de apaixonarmos por nós mesmas e sermos a nossa melhor versão

Afirmações positivas é uma lufada de ar fresco

Confesso que sou uma grande fã de afirmações positivas. Porque é algo tão simples e que me faz um bem enorme, por ser tão poderoso. Todos os dias entro na minha pasta de Pinterest para ler algumas frases positivas, e parecendo que não muitas delas tem tudo a ver com como estou a sentir de momento. E também tenho como fundo do meu telemóvel, “Seja luz”, para me lembrar sempre que sou um ser de luz.

Podes sempre começar o teu dia a ler ou a escrever afirmações positivas. Ou então escreveres 5 coisas que mais gostas em ti. Também, está é uma boa maneira de não apenas começar o dia com frases positivas, mas também de refletir sobre as coisas que realmente amas em ti mesmas, em vez de te concentrares no lado negativo.

Cria a tua lista de afirmações positivas que te ajuda a aumentar esse amor próprio. Porque através de afirmações positivas conseguimos voltar a apaixonarmos por nós e sentirmos bem.

A comparação é tóxico para a nossa auto estima

Uma das coisas que fazia muitas vezes, era comparar-me a outras pessoas. Acredito que é daquelas coisas que muita das vezes fazemos sem nos darmos conta de o estar a fazer. Tais como, “gostaria de ter um carro como o dela”; “quem dera ter aquele corpo”; “queria ser bonita como ela”; etc. São algumas frases que muita das vezes dizemos a nós mesmas.

Mas para apaixonarmos por nós mesmas temos de parar com a comparação e começar a apreciar-nos. É fácil fazermos a comparação sem querer, mesmo sem darmos conta disso. Mas, a comparação tem a capacidade de roubar a nossa paz e felicidade. E também nos faz sentir que não somos boas o suficiente quando na verdade não é assim. Acaba por encher a nossa mente de dúvidas desnecessárias.

Tens que lembrar, que não temos todos o mesmo caminho e que qualquer uma de nós passamos por algo. Portanto, tenha orgulho em ti mesma à cada passo. É o teu caminho, não te esqueças disso. Só tu podes definir como fazê-la.

Fazer as coisas que gostamos é muito importante

Se queremos voltar a apaixonarmos por nós mesmas, temos que começar a fazer as coisas que gostamos. Eu sempre gostei de escrever, e durante muito tempo deixei de o fazer. Ou ler livro. Hoje em dia são duas coisas que fazem parte da minha rotina diária. E desde que comecei a fazer isso e outras coisas que gosto, tenho me sentido muito bem comigo mesma porque estou a fazer as coisas que eu gosto e que me dá prazer fazer.

Portanto, é muito importante fazermos coisas que gostamos de fazer. Arranja um tempo e começa a fazer aquilo que te deixa feliz e que te faz bem. Porque são essas pequenas coisas que te vai ajudar a amar-te outra vez, a valorizar-te e acima de tudo cuidar de ti.

Colocar o teu dia de auto cuidado na agenda

Tirar um tempo para nós é o melhor ato de amor que podemos dar a nós mesmas. É aquele momento onde estamos concentradas a fazer aquilo que nos deixa feliz e ao mesmo tempo estamos a cuidar de nós. E isso é uma atividade que deveria de ser obrigatório na nossa vida. Por ser algo tão bom para a nossa saúde física e metal.

E ter o nosso momento de auto cuidado ajuda-nos a construir a nossa confiança. Faz-nos perceber que não tem mal nenhum estarmos sozinhas connosco. Que precisamos desses momentos para nós. E que não é egoísmo, mas sim um ato de amor para contigo. Do teu momento contigo.

Muda a tua mentalidade e elimina aquelas crenças que te esta a limitar

Muita das vezes quando estamos naqueles dias “menos” bons, a nossa mente parece que vê tudo negativo. E com isso só nos vêm conversas negativas, desvalorização e o de achar que não somos suficiente. Isso é normal de acontecer, principalmente quando temos essas crenças muito enraizadas. E quanto mais repetimos essas palavras mais elas parecem ser verdade.

Mas não são, é essa a boa noticia. São crenças que precisas de eliminar da tua vida. Porque tu és mais do que isso. E mudando a tua mentalidade tudo fará sentido na tua vida. Quando acreditamos que somos suficiente e que conseguimos tudo torna mais claro. E isso dará-te forças para seguires em frente com a tua vida e seres tudo aquilo que quiseres. Uma mentalidade positiva é a nossa melhor arma nessa jornada de amor próprio.

Comemorar todas as nossas vitórias, grandes e pequenas

Para quem me conhece, sabe que sou uma perfeccionista de gema. Para mim as coisas nunca estão suficientes e tento sempre achar que não vale a pena comemorar por não estar suficiente. E isso é algo que tenho vindo a trabalhar à cada dia para mudar, e ao celebrar cada vitória, mesmo as pequenas, tem me ajudado nesse processo.

Porque é sempre mais fácil sentirmos que não estamos a progredir e querer sempre mais. E com isso não vemos o passo que demos, que muitas das vezes esse passo já é o suficiente. Mas quando percebemos o que realmente estamos a fazer, a valorizar esses pequenos passos tudo torna mais fácil. Por isso é importante comemorar todas as vitórias.

Coloca por escrito o teu amor por ti mesma

Como sabem, eu adoro escrever. E uma das coisas que recomendo sempre é a criação de um diário. Porque escrever num diário tem o poder de nos ajudar a reconetar-mos connosco mesmas. Ao mesmo tempo tem a capacidade de trazer ao de cima aqueles pensamentos que podem estar a prender-te ou a impedir-te de te amares. Aquelas crenças do passado.

Escrever é o melhor aliado nessa jornada de amor próprio. Porque, acredito, que quando colocamos por escrito o que vai na nossa alma tudo torna mais simples e leve. Ajuda-nos a descobrir muitas coisas sobre nós mesmas que desconhecia-mos, ou que não estávamos a ver. Portanto, faz um diário e torna-o um hábito diário. Tira nem que sejam 5 minutos do teu dia para escrever, esvaziar a tua mente.

Experimenta algo de novo

Todos nós já tivemos vontade de experimentar alguma coisa, mas o medo nos impediu de o fazer. Acabamos por não experimentar e deixamos para lá. E é assim com quase tudo na nossa vida porque temos medo do desconhecido. E tudo isso faz parte das nossas crenças limitadoras, nos impede de seguir em frente.

Mas chegou a hora de ser mais destemida. É hora de experimentar algo novo para ti, sentir essa adrenalina de estar a fazer algo novo. Enfrenta os teus medos e mostra quem manda. Segue em frente.

Praticar hábitos saudáveis todos os dias

Eu sei que estou sempre a falar de hábitos, mas desde que comecei a estudar o poder dos hábitos tudo fez sentido na minha vida. Isto porque apercebi-me que tinha muitos hábitos que não eram saudáveis e que estavam a limitar o meu crescimento. Uma vez que comecei a mudar os meus hábitos, começando com pequenas coisas, como beber água logo cedo ou tornar-me mais positiva na vida ajudou-me a ver-me de outra maneira.

Essas pequenas mudanças na minha vida fizeram uma enorme diferença no que se refere a minha saúde mental. E a minha sensação de felicidade tem vindo a aumentar à cada dia que passa. Porque comecei a sentir-me bem comigo mesma e a amar de verdade a pessoa que sou hoje. Por isso ter hábitos saudáveis na nossa vida faz muita diferença na pessoa que quero ser.

Conclusão

Eu acredito que podemos sim voltarmos a apaixonarmos por nós mesmas. Toda hora é hora de mudança, independentemente do tempo idade, situação financeira ou até mesmo o medo. E nunca é tarde para voltarmos a apaixonarmos por nós, pela pessoa que somos e que queremos ser. Desistir não faz parte do nosso vocabulário, por isso vamos continuar até ao fim.

Espero que essas dicas te possa ajudar nessa jornada de amor próprio. Que te ajude e encontrar essa pessoa maravilhosa e poderosa que tu és. Para que possas ver tudo aquilo que as outras pessoas vêm em ti. Que te permitas amar-te e sentir-te amada por ti mesma. Só tu tens esse poder, e tens de te amar primeiro e cuidar de ti. Sempre!

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: