melhorar-a-ti-mesma-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

9 dicas de como melhorar a ti mesma nesse ano!

Em primeiro lugar, seja bem-vindo Março. Início de um novo mês e uma grande oportunidade para melhorar a ti mesma e fazer desse o teu melhor ano. Eu acredito que existe um grande potencial em cada um de nós no futuro. Por isso hoje quero partilhar com vocês como podes melhorar a tua vida nesse novo ano. São dicas que podem parecer simples, mas têm um grande impacto, especialmente quando usados em conjunto.

Portanto, eu acredito que se integrares essas dicas na tua vida, a longo prazo vais ver grandes mudanças. Mudanças essas que podem estar relacionados com a tua felicidade e qualidade de vida em 2021. Muitas vezes achamos que só devemos começar a mudança em Janeiro, mas eu acredito que podemos começar quando quisermos. Quando sentimos que aquele é o momento para o fazer. Porque só assim as coisas vão se alinhar e fazer com que essa mudança faça efeito na tua vida.

Como melhorar a ti mesma esse ano

Reconhecer e libertar os teus medos

O medo atinge a todos nós às vezes. E tenho a certeza que todos nós podemos olhar para trás e lembrar das oportunidade que deixamos passar ou os erros que cometemos por causa do medo. Mas, o medo nem sempre é mau para nós. Elas às vezes nos protege do mal, mas às vezes ela pode ser também totalmente irracional e  nos impede de irmos atrás daquilo que desejamos.

Por isso, quando sentires que o medo te está a impedir, reconheça o teu medo e tenta entender o porquê de ela lá estar. Qual o propósito? Está a proteger-te ou a limitar-te? Tenta perceber ao certo e faça uma pergunta: “estou com medo porque (diz o teu medo), mas o que eu quero vai realmente fazer sentir muito bem porque (o motivo)”.

Depois agradeça e deixa ir. Caso esse medo voltar, respira fundo, e diz ao teu medo “obrigado, mas não preciso que me protejas agora, vou ficar bem” e deixa-o ir na tua expiração. Pode parecer coisa de doidos, mas realmente funciona. Faço-o sempre que estou a sentir que o medo me esta a impedir de fazer algo que eu sei que é bom para mim. Experimenta!

Não precisas de ser “tão” perfeccionista

Eu sei que é normal querer ter sucesso nas coisas que fazemos, mas às vezes querer fazer as coisas perfeitas nos impede. Digo isso porque já passei por isso. E podemos descobrir que, se não acreditarmos que podemos fazer algo, acabamos por nem tentar. Fazendo com que recusemos a tentar sequer de fazer algo novo. Coisas que sejam fora da nossa zona de conforto por medo de não conseguir ou de ser um fracasso.

Mas, esquecemos que todos nós temos habilidades que são naturais e isso é muito bom. E a verdadeira sensação de conquista vem do trabalho árduo que está a valer a pena. Portanto, não deixes que o perfeito seja o teu inimigo. A vida é feita de acertos.

Praticar a gratidão todos os dias

A pratica da gratidão é essencial para a nossa felicidade. Porque, quando nunca nos sentimos gratos pelo o que temos agora, teremos sempre aquele sentimento de falta. Isso vai fazer com que nunca ti sintas satisfeita, mesmo quando alcanças os teus objectivos ou que conseguiste a vida do teus sonhos. Diz-se que ‘o dinheiro não compra felicidade’ porque até os que tem lutam para valorizar as coisas boas que têm nas suas vidas.

Portanto, tira um tempo do teu dia e faça uma lista de 3 a 5 coisas pelas quais és grata. Faça uma lista ou escreve no teu caderno antes de ires para cama. Ou logo de manhã quando acordares. Ao escreveres, as pequenas, coisas que és grata tudo fará sentido na tua vida. O teu coração fica mais leve e a vida sorri-te de outra maneira. Experimenta e vais sentir essa felicidade dentro de ti!

Leia também Diário de gratidão, colocar por escrito as nossas graças! 

Muda a tua mentalidade

Nós somos aquilo que pensamos que somos. Logo, a tua mentalidade, crenças e atitudes são as tuas escolhas. Não podemos controlar as pessoas ou as coisas que acontecem connosco, mas podemos controlar como vamos reagir. Podemos decidir que, quando surgem desafios, vamos procurar aquilo que é bom ou as lições que podemos aprender.

Eu sei que falar é fácil, e que pode parece difícil de fazer. E, alguns de nós fomos criados como pessoas cínicas ou passamos por muitas coisas menos boas, e esse padrão de pensamento é transmitido à nós. Mas, depois de percebermos que estamos presos em um padrão negativo, é preciso trabalhar para mudar a nossa mentalidade. E isso é possível, basta quereres.

Muita das vezes não temos pessoas que nos encoraje ou eleve, então devemos ser o nosso próprio sistema de apoio. Isso significa que, quando pegamos nos nossos pensamentos negativos e substituímos em positivos tudo faz sentido. Porque, tudo é uma questão de mentalidade. Ou seja, de como encaramos a vida, de forma positiva ou negativa. Queixarmos da vida ou agradecer a vida. Só depende de nós.

Afasta-te das pessoas tóxicas

Já ouviram essa frase “nós somos as cincos pessoas com quem passamos mais tempo”? Eu sei que pode parecer cliché, mas é verdade. Porque se temos do nosso lado pessoas que são negativas, tóxicas, stressadas, etc. Então nesse caso precisas de reconsiderar a tua relação com essas pessoas. Porque ter pessoas que só sabem reclamar, a fazerem de vítimas por perto acaba por ser desgastante e isso drena a nossa energia.

E acredita que é muita mais prazerosa partilhar o teu tempo com pessoas que são positivas e cheia de energias. Porque pessoas positivas vai te encorajar a melhorar o melhor de ti, sempre. E vais perceber que à medida que vais mudando a tua vida e ser mais feliz, algumas pessoas vão ressentir e querer puxar-te para o lado negativo outra vez. Ás vezes queremos manter relacionamentos tóxicos por ser mais confortável e pelas recordações do passado, mas é preciso lembrar que mereces ter relações positivas na tua vida. E que é preciso deixar essas relações tóxicas irem embora, porque só assim consegues viver a tua verdade e ser feliz.

Organização faz bem a mente

Eu sou daquelas que não consegue estar no meio da desordem e sujidade. Porque sinto que a energia de lugares assim me deitam para baixo. Por isso preferi ter a minha casa organizada e limpa. E acreditem, a desordem externa também mais fala como a interna. Do que vale queres arrumar a tua mente se tudo ao teu redor esta uma bagunça?

A desordem externa e o coas tem o poder de drenar a nossa energia, paz de espírito e criatividade. Portanto, tira um tempo para arrumar o teu espaço físico, digital e mental em ordem. Arruma, faça uma doação, oferece ou vende aquelas coisas que já não queres ter. Organiza e deixa a tua casa limpa. Deixa os teus objectivos claros e faça um plano para os alcançar. Então, abra espaço para novas energias e ideias.

Um dica, depois de organizar e limpar a tua casa acenda uma vela ou um incenso. Ajuda a purificar a energia da tua casa e tu também vais te sentir mais tranquila.

Nunca desista dos teus sonhos

É hora de começares a olhar para ti e tornares os teus sonhos em realidade. Quais são as coisas que sempre quiseste fazer, mas não tiveste os meios ou coragem para fazer? Aquele sonho, objectivo que tens planeado mas que ainda não te levantaste para o realizar? Chegou a hora de enfrentares os teus medos, sair da tua zona de conforto e ir atrás daquilo que queres.

Chegou a hora de comprometeres a fazer acontecer. Se for complicado, então traça um plano para lá chegares. Quais são as ferramentas que precisas para isso? Os passos? Uma linha de tempo de realista para o conseguires? Não tens de fazer tudo num dia só. Porque o sucesso é o juntar de pequenos passos diários que vão se acumulando com o tempo. Portanto faça, nem que seja pequeno. O importante é dar o primeiro passo em direção ao teu sonho.

Hora de trocar os maus hábitos

Se queres melhorar e ser a tua melhor versão, então observa os teus hábitos. O que fazes todos os dias e que moldam a tua vida. Os maus hábitos vão te impedir de seguir em frente, enquanto que os bons te faz caminhar para frente. Já paraste para pensar e analisar isso?

São várias as pessoas que não fazem uma auto-reflexão e depois perguntam porque não estão a crescer na vida. É porque os hábitos diários não estão voltados para os apoiar nos seus objectivos. Portanto, tira um tempo para refletir e ver as áreas em que podes melhorar. E acredita, os bons hábitos vão te ajudar a ser a tua melhor versão e a viver alinhada com o teu propósito.

Nunca deixes de aprender

Acredito que uma das melhores coisas que podemos fazer por nós, é continuar a aprender. Porque nos ajuda a tornar-mos melhores à cada dia. Então tira um tempo diário ou semanal para ler livros educacionais, ouvir podcasts ou ver conversas de pessoas que mudaram de vida. Assiste documentários. Expanda a tua mente e conhecimento para melhorar a ti mesma.

Porque, conhecimento é poder, e se não estás a aprender não estas a crescer. E aqui no blog existem vários artigos que podem te ajudar no teu crescimento. E também dicas de livros.

Conclusão

Nós estamos e vamos sempre à tempo de mudar. O tempo pode ter passado, mas quando queremos mudar vamos sempre à tempo de o fazer. E nunca devemos desistir de nós. Espero que essas dicas te possa ajudar nesse novo ano, no teu crescimento pessoal. Acredita que podes melhorar a ti mesma e tornares a tua melhor versão.

Portanto, cora atrás daquilo que acreditas e que te faz bem. Este é o teu ano, o teu momento de melhorar a ti mesma e viver alinhada com o teu propósito. Acredita e confia em ti, tu consegues!

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

2 comentários

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: