como-devemos-nos-cuidar-durante-o-confinamento-blog-dasims
Desenvolvimento pessoal

Dicas de como devemos nos cuidar durante o confinamento

Como devemos nos cuidar durante o confinamento? Este tem sido um período difícil pra todos nós, pois o vírus continua muito presente nas nossas vidas e a mudar tudo ao nosso redor à cada dia. E com isso, às vezes, e-nos difícil continuarmos vigilantes, educados e conscientes do que se está a passar enquanto, ao mesmo tempo, tentamos não deixarmos ser consumidos e oprimidos pelas notícias.

Eu pessoalmente fui apanhada pelo medo na semana passada, quando comecei a ver pessoas próximas a ficarem infetados. E até mesmo com um falecimento por causa do vírus. Onde te deixa numa situação de medo e desespero e os pensamentos negativos começam a tomar conta de ti. Apesar de tudo que uma pessoa faz para manter, o mais calmo possível, nem sempre é fácil controlar.

Por isso, a pensar nisso que me aconteceu quero partilhar com vocês algumas dicas de como devemos nos cuidar durante o confinamento. Principalmente para ti que te consideras sensível, empática ou que tens alguma doença mental para garantir que estamos a cuidar de nós mesmos neste período turbulento.

6 dicas de como devemos nos cuidar durante o confinamento

Tira um tempo para desconectar das notícias

Embora seja importante saber o que se está a passar e as mudanças que o nosso governo anda a fazer. Mas, limita o tempo que passas a ver os noticiários e a ler sobre o assunto na internet. Porque, nem sempre aquilo que lemos na internet pode ser fidedigno. Às vezes são artigos criados para provocar o medo e pânico com as desinformações.

Se para ti, ainda é difícil desconectar do online, então experimenta fazer um detox digital. Aproveita o fim-de-semana para desligar a internet do teu telemóvel. É uma das coisas que faço sempre, e ajuda imenso principalmente nesta altura.

Conecta-te com relacionamentos verdadeiros e significativos

Só porque não podemos estar fisicamente no mesmo espaço com alguém, não significa que não podemos nos conectar. Portanto, usa a tecnologia a teu favor e reserva um tempo para conversas com aquelas pessoas importantes para ti. Liga aos teus pais ou amigos. Combinam uma conversa de vídeo com os teus amigos, ou combinam um jantar online. Sim, é possível fazer isso com cada um na sua casa. Experimenta e vais ver que te vais divertir e muito.

Cria uma estrutura ao trabalhar em casa

Trabalhar em casa pode nos deixar mais isolados e desconectados das pessoas. O que faz sentido, principalmente se vivemos sozinhos e a nossa única interação é com um animal de estimação ou não. Além disso, por ter o mesmo espaço que a tua vida pessoal e profissional, torna muito difícil desligarmos e o stress que normalmente ficava no escritório de repente está sempre presente.

Por isso, é muito importante criar uma boa estrutura para que isso não torne, ainda mais difícil para ti. Tenho um artigo que te vai ajudar nesse aspecto, clica aqui.

Cria alguns limites energéticos nos momentos mais “down”

Como partilhei acima, eu estava bem até ver pessoas muito próximas de mim afetados. Com isso quero dizer que podemos facilmente absorver as emoções de outras pessoas como se de uma esponja tratasse-mos. Por isso, em momentos como estes, estarmos ciente dos nossos limites energéticos é importante.

Porque, temos que nos proteger dessa energias que nos deixa para baixo. Por isso cuida da tua energia e não deixa que o que se passa com os outros te afete. Apesar de nessa altura seja um bocadinho difícil, mas faz um esforço pelo teu bem.

Tira um momento para te conectares com a tua respiração

Uma das coisas que me tem ajudado, imenso, nessa fase é a meditação. Poder conectar-me através da respiração ajuda-me a manter a calma e o foco. E, acredita, este é o momento perfeito para iniciares essa prática, caso ainda não o fizeste. Porque os benefícios dessa prática estão cientificamente provados que resultam. Além dos vários benefícios que a meditação nos trás.

Também sei que já deves de ter ouvido que é uma prática muito difícil. Mas, quero que saibas que não é bem assim, porque existem muitos mitos a volta disso. A prática da meditação é muito simples, é concentrar na nossa respiração. No ar que entra e sai das nossas narinas. É colocar todo o nosso foco nessa respiração.

Mas, se mesmo assim achares que é difícil para ti, então deixo aqui um aplicativo que adoro. Ajudou-me imenso quando iniciei e até hoje ainda o uso, que é o Insight Timer. Experimenta, não custa nada tentar.

Mexe o teu corpo da maneira que conseguires

Já vimos como podemos cuidar da nossa mente e do espaço ao nosso redor. Agora precisamos olhar para o nosso templo, que é o nosso corpo. Não se trata de peso ou estética, mas sim de por a nossa circulação em movimento e fazer com que as nossas endorfinas sejam libertadas.

Mesmo estando em casa, com os ginásios fechados, podemos e devemos mexer o nosso corpo. Na internet encontramos todos os tipos de treinos para vários gostos. E a parte melhor, grátis. Portanto, faz por ti e mexe-te. Vai te fazer um bem enorme ao teu corpo e mente.

Conclusão

Como devemos nos cuidar durante o confinamento é o antídoto que precisamos para ajudar a ultrapassar essa fase. Porque, acredito, que quando estamos a cuidar da nossa mente, corpo e do nosso espaço conseguimos levar cada dia com mais leva. Sabemos que não tem sido fácil, mas acredito que se todos fizermos isso vamos conseguir.

Portanto, espero que essas dicas te possa ajudar nessa fase. Que aproveites todos esses passos para poderes manter o teu corpo e mente equilibrados. Estamos todos juntos nisso, e juntos vamos sair dela. Por isso, força, foco e fé. Vamos ficar bem! ♥

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: