manter-metalmente-saudavel-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

Como manter mentalmente saudável em teletrabalho

Com o novo confinamento, o teletrabalho voltou a ser obrigatório para muitos. O voltar a reorganizar a vida e ajustar aos novos horários, principalmente para quem tem filhos a estudar. Antigamente, todos nós, invejava-mos quem trabalhava de casa porque queríamos todos essa possibilidade de não ter que enfrentar o trânsito e ter mais tempo para nós e para a nossa família. Era um sonho que todos queríamos ter. O que foi uma surpresa para todos quando fomos obrigados a ficar em casa por causa do vírus.

Porque fomos pegos de surpresa, e não estávamos a espera principalmente agora que as coisas pareciam que iam melhorar. E trabalhar em casa pode criar sério isolamento social e desconexão. Porque, para muitos, a única interação que tem é o seu animal de estimação, ou familia e outros é simplesmente uma parede porque vivem sozinhos. Além disso, por ter o mesmo espaço que a tua vida pessoa e profissional, torna-se muito difícil desligar e o stress que deixas no escritório, e de repente está aí presente contigo.

Por isso é importante criar um bom ambiente para o teletrabalho. E essas dicas podem te ajudar nesse sentido.

5 dicas para manter mentalmente saudável em teletrabalho

Toma um banho e tira o pijama

Eu sei que é algo bem básico, que todos estamos habituados a fazer todos os dias. Mas, estando em casa é tentador ficar sentado de pijama o dia todo em frente ao computador, mas provavelmente não é o melhor para a tua saúde mental. Os especialistas acreditam que adotamos as características associadas ao que temos vestido, em vez de ficar de pijama o dia todo. Veste uma roupa que provavelmente usarias para ir ao escritório.

Sentir-te competente não é apenas uma questão de produtividade: a pesquisa mostrou que a auto eficácia tem um impacto positivo em nossos comportamentos de saúde. Portanto, levanta toma um banho quente e relaxante e veste uma roupa confortável e depois senta para trabalhar.

Planea o teu dia

Se estás preocupada porque podes não ser produtiva em casa, uma nova pesquisa da Universidade de Standford descobriu que trabalhar em casa pode realmente aumentar a produtividade. Devido à serenidade de ser ininterrupto em casa, nossas sessões de trabalho podem se tronar profundamente focadas, o que é ótimo para a produtividade, mas terrível para a saúde ergonomica. As distrações dos colegas de trabalho e a agitada atividade de escritório inconscientemente nos levam a fazer uma pausa em nosso trabalho sedentário com frequencia suficiente para manter a saúde visual, auditiva, mental e quiroprática.

Tenta planear o teu dia de forma que inclua uma caminhada na hora do almoço (se tiver permissão). Mesmo apenas 15-20 minutos é o suficiente e uma sessão de exercícios pela manha ou à noite. Isso garante que, pelo menos duas vezes por dia, possas movimentar o teu corpo.

Arranja um espaço de escritório em casa

Se não tens espaço suficiente em casa para fazer um escritório, tenta usar apenas um loca como o teu escritório. Em vez de ficar a saltar de lugar em lugar enquanto trabalha. Por exemplo, um canto da mesa do jantar com o teu computador e as tuas coisas de trabalho. Isso criará associações entre o teu cérebro e o trabalho e essa área, de modo que possas criar uma distinção entre a tua vida profissional e pessoal na tua mente.

Fica vigilante e organiza encontros on-lines

Quando estamos a trabalhar em casa, as interações cara a cara diárias com os colegas de trabalho não acontecem mais, por isso é especialmente importante conectar com essas pessoas de novas maneiras. Marca um encontro virtual com os teus colegas de trabalho ou amigos via Zoom, ou outra plataforma.

Portanto, certifica que estás a reservar algum tempo para esses encontros on-lines. Porque são esses encontros que te vai ajudar a não perder a tua conexão social e ajudar a manter mentalmente saudável em teletrabalho.

Pratica o auto cuidado

Trabalhar em casa geralmente significa que tens de ser o teu próprio patrão e significa que também es o único a fazer o trabalho. E isso pode levar a um stress grave, por isso é importante incorporar o auto cuidado à tua rotina. Se estás a lutar contra as mudanças de humor ao trabalhar em casa, então procura ferramentas que te podem ajudar durante o dia. Pode ser falar com o terapeuta, meditar, uma aula de ioga on-line ou escrever num diário.

Conclusão

O teletrabalho pode ser bom para alguns, por terem a oportunidade de estarem mais perto da família. Mas, para outros pode ser muito complicado principalmente se vivem sozinhos. E com isso o distanciamento social, pode custar muito mais. Por isso é preciso saber gerir bem esse tempo de modo a manter mentalmente saudável em teletrabalho.

Portanto, espero que essas 5 dicas te possa ajudar nessa fase. Sem nunca esquecer que é só uma fase e que vamos sair dela, só depende de nós. Por isso, faça a tua parte e fica em casa porque só assim podemos nos ver livre desse vírus. Então, cuida de ti e dos teus protegendo-os e ficando em casa.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: