aumentar-a-nossa-autoconfianca-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

Como aumentar a nossa autoconfiança ainda hoje!

Aumentar a nossa autoconfiança nem sempre é fácil. Porque todos nós temos aquele dia em que acordamos sem confiança em nós mesmas. Olhamos para o espelho e nada parece estar do nosso agrado. Vamos apanhar uma roupa para vestir e nada fica do nosso agrado. E para ajudar a festa, entramos nas nossas redes sociais e parece que todos são perfeitos menos tu.

Isso nos deixa para baixo, a nossa confiança fica cada vez mais no chão. E no momento tudo o que queríamos era um boost de autoconfiança. Se for esse o teu caso, então esse artigo é para ti. Porque hoje trago 5 dicas que pode ajudar a aumentar a nossa autoconfiança. Dicas que vai aumentar a tua confiança instantaneamente.

5 passos para aumentar a nossa autoconfiança ainda hoje

Faz uma lista de tudo aquilo que gostas em ti

Eu sei que não é fácil, principalmente de estamos naqueles dias down onde não conseguimos ver nada de bom em nós. Mas, vamos lá e tu consegues. Podes sempre começar pelo teu gosto musical, o fato de seres uma expert nos bolos, como és boa com o planeamento, o teu sorriso, a maneira como fazes os outros verem o lado bom de qualquer situação, etc. Essa lista pode ir desde aparência física, habilidades culinárias até comportamentos de relacionamento, habilidades de trabalho, gostos musicais ou cinema, etc.

O importante aqui é escreveres tudo aquilo que vier à tua mente. Depois de escrever leia com atenção tudo aquilo que escreveste e tentar imaginar situações em que esse aspectos teus estavam em jogo. Traz esse lado lindo e grato. Podes escrever num bloco de notas no teu telemóvel ou computador. Mas, eu recomendo papel e cante – estudos mostram que retemos mais as informações quando escrevemos à mão. Por isso que prefiro escrever à mão porque ajuda-me a sentir mais ligada as minhas emoções e a mim mesma.

Caso não estejas a conseguir achar nada de bom em ti, então aconselho a passar para o próximo passo.

Peça ajuda aos teus amigos e familiares

Envia uma mensagem para três amigos mais próximo, ou familiar ou conjugue, como esta pergunta: “estou a fazer essa pesquisa e preciso de saber quatro coisas que admiram em mim.” Tenho a certeza que vais receber muito amor e coisas boas dessas pessoas que escolheste pedir ajuda.

Conforme as respostas forem chegando, escreve-as como se fossem a tua própria lista de “coisas que gosto em mim”! Mais uma vez, leia com atenção e absorva tudo. Vê que boa perspectiva tem essas pessoas de ti. Será que eras capaz de começar a ver através dos olhos deles?

Dar valor aos objectivos alcançados

Lembras de quais foram os três objectivos que alcançaste nos últimos dois anos? De fazer o curso que sempre quiseste. Sair da casa dos teus pais ou fazer aquela tua viagem de sonho. Pense nos últimos dois anos e no quanto conquistaste.

Mais uma vez, escreve e relembre cada uma delas! Como sonhaste com isso, o teu plano, o que descobriste enquanto conquistavas os teus objectivos. A ideia é começar com três, mas acrescente as que te lembrares. Aproveita para celebrar contigo mesma a tua grandiosidade.

Afirmações positivas

Eu acredito, e muito, no poder das afirmações positivas – existem vários estudos que comprovam o seu poder. Por isso que investir alguns minutos em frente ao espelho e fazer afirmações “eu sou” sobre amor próprio, autoestima e confiança são poderosos.

Porque elas são um estímulo para nos ajudar quando estamos mais down. Eles enviam um estímulo positivo para o nosso cérebro que pela sua vez liberta mais melatonina, que é o combustível do bem. Então, vai para frente do espelho que tens por aí em casa e que possas ficar sozinha por uns minutos. E começa a fazer declarações “eu sou” sobre ti. Olha para o espelho, para o teu reflexo, enquanto vais dizendo essas palavras. Agora sinta essas palavras a entrarem em ti e a tornar a tua realidade de dentro para fora.

Meditações guiadas sobre autoconfiança

Para quem me segue, sabe como sou fã de meditações. E para mim as meditações guiadas tem um poder de nos levar para aquele momento onde cada palavras parece fazer parte de nós, do nosso ser. Elas são tão poderosas e são capazes de nos dar uma experiência de transformação completa, corpo, mente e alma.

Também sei que no início é difícil esvaziar a mente, principalmente quando não estamos habituados. É por isso que as meditações guiadas são boas para os iniciantes. Porque só precisas de ouvir e seguir as instruções. Eu uso o aplicativo Insight Timer onde tenho aquelas que mais gosto. Também podes escolher aqueles que mais se adequa a ti e experimentar. Dando a ti mesma uns minutos para aumentar a tua confiança e acima de tudo de sentires bem contigo mesma.

Conclusão

É importante lembrar que, embora majestosas, os aumentos de confiança são apenas uma solução rápida para um problemas mais significativo. Se, realmente, estás empenhada em te tornares a tua melhor versão e cheia de confiança, precisas de te comprometeres com a tua jornada completa.

Visto ser um assunto que dava muito para escrever, é preciso fazer um estudo à fundo sobre nós mesmos. Precisamos de estar alinhados com o nosso interior. E, não me canso de dizer, que uma mudança começa sempre de dentro para fora. Portanto espero que essas dicas para aumentar a nossa autoconfiança te possa ajudar e acima de tudo ajudar na tua transformação pessoal. Porque, acredito, que o que todos nós queremos é crescer e tornar-mos na nossa melhor versão, sempre?

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: