reinventar-em-2021-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

5 dicas simples para te ajudar a reinventar em 2021

Hoje venho partilhar algumas dicas que te vai ajudar a reinventar em 2021 e transformar-te na tua melhor versão. Todos sabemos como foi o ano passado, onde um vírus nos apanhou à todos de surpresa e nos fez dar uma volta de 360º às nossas vidas. E tudo o que tínhamos planeado, toda a nossa motivação acabou por ir por água abaixo. Deixando-nos meios que perdidos e sem saber como o ultrapassar.

Mas, esse ano entramos com uma vantagem de já sabermos com o que podemos contar. Ou seja, podemos ajustar a nossa lista de acordo com a situação que estamos a viver de momento. E isso acaba por ser uma grande vantagem para nós. Por isso eis uma boa oportunidade de reinventar em 2021. De transformar a tua vida de dentro para fora. Sim, porque acredito que uma mudança acontece sempre de dentro para fora. Não podemos mudar de visual com um corte e cor de cabelo diferente, ou roupas e sapatos novos, etc. Se não mudarmos o nosso interior e deixar tudo aquilo que já não nos pertence e que já não nos servem.

Porque é importante reinventarmos?

Ao longo da nossa vida estamos sempre a passar por mudanças. Quer seja por ter terminado a faculdade, um casamento, tens um novo emprego ou foste demitido, mudaste de casa, ou porque estás cansada do mesmo, etc. Às vezes precisamos de um novo começo. De nos reinventarmos para podermos seguir em frente.

Porque, quando parece que estas a correr no sentido certo e bates contra a parede, é preciso levantar, limpar e começar outra vez. O começar do zero, muitas vezes ajuda-nos a sair da “roda do hamster” e seguir em frente. Talvez tenhas sonhos maiores e não conseguiste chegar onde querias chegar. Ou, apenas saibas que podes ser a tua melhor versão e estejas pronto para fazer a mudança e ser essa pessoa que desejas.

São vários os motivos que nos leva a reinventarmos e cada um pode ser diferente. Portanto, não importa o motivo pelo qual vou partilhar contigo, mas tu podes sempre criar a vida que amas e mereces quando quiseres. Por isso, à qualquer momento o podes fazer da maneira que tu quiseres. Agora vamos as dicas para te ajudar a reinventar em 2021.

5 dicas simples para te ajudar a reinventar em 2021

Cria uma visão inspiradora

Antes de dar o passo seguinte, é preciso ter uma visão daquilo que desejas e por que o desejas. Saber o porquê vai te ajudar a determinar a direção a seguir. E isso vai te ajudar a manter-te firme quando sentires que estas a desmotivar, o que é normal acontecer. Ao saberes o que queres vai te ajudar a saber melhor caminhar no teu caminho.

Caso, ainda não tens a certeza para onde ir, então concentra-te em um sentimento que desejas ter. Como por exemplo, se sentes cansada e apática, concentra-te na sensação de sentir com muita energia e inspirada. Ou, então pode pensar naquilo que te inspira, quer seja um lugar, uma cor, música, uma atividade, uma pessoa ou um momento.

Mas, também é importante que essa visão seja significativa e realista. Ou seja, o que quero dizer que é preciso uma visão daquilo que podes conseguir no momento e que podes conseguir. Não em algo que sabes que vai ser complicado de conseguir, sem querer atropelar os teus sonhos, mas precisamos de ser realistas. De modo a não nos magoarmos e ficarmos a sofrer por não estarmos a conseguir atingir a nossa visão.

Certifica-te se estas a ser honesta contigo mesma, sobre o que desejas mudar e reinventar em 2021.

Porque, às vezes pensamos que queremos algo, mas na verdade é o que outra pessoa ou sociedade quer. Se estas a tentar mudar algo porque os teus pais, cônjuge, amigos ou sociedade querem, então não estas a ser sincera contigo mesma. Por isso é importante sabermos ouvir a nossa intuição, porque só ela nos pode guiar na direção certa.

Portanto, dedica algum tempo para descobrir o que precisa de alterar em ti. Podes fazer perguntas a ti mesma e ver o que surge primeiro, o que te salta logo a cabeça. Porque essas perguntas vão funcionar como gatilhos para despertar aquilo que realmente desejas dentro de ti. Com por exemplo: “porque quero mudar a minha vida?”; “o que esta a funcionar nesse momento e que posso dedicar-me mais a ela?”; “que hábitos ou situações estão a deixar-me infeliz?”; “se fosse com outra pessoa, o que diria a essa pessoa para fazer?”; “que atividades, pessoas, situações me deixa feliz?”; “qual a pequena mudança que posso fazer hoje?”, etc.

Adote uma nova identidade

Já sabes que mudanças queres ver em ti? Quem queres ser? Como queres reinventar em 2021?

Então, agora vamos adotar a identidade dessa pessoa definida. Ou seja, mudar a tua mentalidade e adotar atitude da tua melhor versão. Deixar o desejo do tipo de pessoa que fazia isso ou aquilo, e passar a assumir essa identidade e passar a dizer que és essa pessoa. Através de pensamentos, emoções, sentimentos, crenças e ações. E tudo isso através de uma conversa interna, ao dizer a ti mesma a pessoa que queres ser. E agir como tal.

Portanto, em vez de dizer “gostaria de exercitar com mais regularidade”, passa a dizer “eu vou exercitar 3 vezes por semana e sem desculpas”. Pode parecer algo tolo de dizer, mas isso vai te dar mais motivação para mudar. Porque estas a assumir que vais fazer e sem desculpas. Com isso o teu cérebro vai começar a assumir esses gatilhos e dando um empurrão de encontro com essas novas necessidade.

E quando colocamos as frases na primeira pessoa, temos mais hipóteses de o conseguir alcançar. Colocando sempre “eu sou” ou “eu estou”. É uma maneira de reinventar o teu “eu” interior ao imaginar como essa pessoa que gostava de ser. Dê asas a tua imagina e reinventa aquela pessoa que pode e consegue tudo que sempre sonhou. E depois é só adotar essa identidade e viver a tua melhor versão.

Uma visão inspiradora

Agora, olha para a tua vida de há uns cinco anos para aqui. Quanto mudaste? Se, achas, que não mudou muito, que ações mudaste? Definiste as intenções e, mais importante, colocaste em ação? Agora que já tens uma visão do que desejas e adotaste a identidade que desejas, é chegada a hora de agir. De colocar em prática, entrar em ação e perguntar o que essa pessoa que imaginaste faria.

Atenção, não precisas de mudar tudo da noite para o dia. Mas, podes sempre dar pequenos passos diários que resultam em grandes mudanças ao longo do tempo. Observa os teus hábitos diários e vê se eles estão alinhados com a pessoa que desejas ser. Caso não estejam alinhados, então é hora de mudá-los. Com a tua visão inspiradora sempre em mente, escreve todos os dias e faça pequenos objectivos e começa a trabalhar neles.

Uma grande ajuda é criar um quadro de visualizações que possas olhar para ela todos os dias. Assim vais poder lembrar sempre daquilo que estas a trabalhar para te tornares a tua melhor versão.

Leia também Como fazer um quadro de visualizações e para que serve?

Deita fora tudo aquilo que não está a funcionar para ti

Para mim, uma maneira de transformarmos a nossa vida é limpar tudo aquilo que não nos pertence. Quer seja no nosso espaço físico, mental ou relacionamentos. Porque quando limpamos tudo aquilo que é velho e que já não nos serve e que já serviu o seu propósito, estamos a abrir espaços para as mudanças positivas na nossa vida.

O melhor lugar para dar inicio a essa limpeza, são as crenças. Porque se acreditas que estas preso onde estás, vais continuar ai. Não importa as oportunidades que vão surgindo no teu caminho. São essas crenças que muita das vezes carregamos desde pequenos, que nos pesa ao longo da nossa vida. Mas, a boa notícia é que podemos mudá-las e libertarmos delas.

Por isso é importante aprender a reconhecer os pensamentos negativos à medida que elas vão surgindo na nossa mente. E, em seguida, substitui-las com afirmações positivas. Até que, com o tempo, esses pensamentos positivos começam a substituir os negativos.

Se calhar, não preciso te dizer como limpar ou organizar o teu armário. Porque acredito que isso é bem mais fácil do que a nossa mente. E para quando precisar de motivação assista vídeos no youtube sobre organização, ou leia livros, ou siga alguém nas redes sociais que fala sobre organizações. Eu, adoro a Marie Kondo, e podes assistir um dos vídeos dela aqui.

Continua a aprender

Eu, acredito que a melhor maneira de nos reinventarmos e transformar a nossa vida é continuar a aprender. Porque a vida á cíclica, e tudo está em constante movimento, então não podemos parar e nem deixar de aprender.

Todos nós, tendencialmente, escondemos nas nossas pequenas bolhas de vida quase o tempo todo. E, acredita, é muito fácil lá ficar, mas quando paramos de aprender também deixamos de crescer como pessoa. Parte de nós, sempre, sabe quando falta algo, mas nunca olhamos além da nossa experiência de vida. Então, nunca saberemos o que é.

Mas, quando estamos sempre em busca de mais conhecimentos e a expandir a nossa mente, estamos a abrir espaço para crescimento e transformação constante. E uma das coisas que mais nos ajuda nesse aspecto, é aprender com outras pessoas e nos deixarmos inspirar pelas suas histórias. Pode ser através das leituras, vídeos inspiradoras, documentários, podcasts, etc.

Uma das melhores coisas que fiz, por mim, foi começar a ler livros de desenvolvimento pessoal. Porque têm me ajudado no meu crescimento e tem contribuído para grandes mudanças na minha vida. Além de algumas pessoas que sigo nas redes sociais e que me inspiram. Pessoas essas que tem sempre algo a acrescentar na nossa vida, desde suas histórias, suas inspirações e até mesmo dicas de outras pessoas que os inspiram também.

Além dessas formas de aprender, também é igualmente aprender a olhar para dentro.

Porque, quando estamos cientes do que está a acontecer dentro de nós, sabemos sempre quando algo não está bem. E com isso ajudando a procurar soluções para esse problema. Ajudando a tirar lições das situações difíceis e descobrir como isso pode ajudar a seguir em frente e o que pode deixar para trás. É preciso aprender com os erros em vez de os repetir e ficar preso a padrões negativos.

Se fosses um iceberg a flutuar no oceano da vida, a parte que flutua acima do oceano seria a tua consciência e experiência de vida pessoal. A parte que está submersa no oceano seria o teu subconsciente e o céu e a água seriam todas as coisas que podes aprender com as outras pessoas. Porque, existem muitos conhecimentos para explorar. Então, nunca deixas de aprender e crescer porque só assim consegues reinventar em 2021 e tornar na tua melhor versão.

Conclusão

Acredito que o conceito de mudança possa parecer longo e assustador. Mas, a realidade é que não é assim tão difícil ou complicado de nos reinventarmos. Não precisas de comprar um novo guarda-roupa  ou mudar para uma nova cidade para poderes reinventar. Porque tudo acontece quando tens uma visão autêntica do que queres, fazer a escolha de ser essa pessoa, tomar uma atitude que inspira, deitar fora aquilo que não precisas e continuar a expandir a tua mente sempre a aprender.

Portanto, é hora de dares o próximo passo e seres a tua melhor versão. Só tu tens esse poder, e só tu podes fazer essas mudanças acontecerem. Espero que tenhas achado essas dicas úteis e que sejas capaz de te reinventar com sucesso da maneira que for melhor para ti. Que essas dicas te ajude a reinventar em 2021 e transformar a tua vida para melhor.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: