razoes-para-meditar-blogdasims
Meditação

5 razões para meditar por 5 minutos todos os dias

Hoje, no dia que damos inicio ao solstício de inverno, quero partilhar algumas razões para meditar todos os dias. Porque é chamada a hora de conexão, de conectarmos connosco. E a maneira mais profunda de o fazer é através da meditação. Porque a meditação é o momento que estamos conectados connosco e prestamos atenção ao nosso eu interior. Por isso devemos tirar um tempo para conectarmos connosco, e principalmente agora que estamos a passar por esse teste do vírus.

Eu acredito muito no poder da meditação, e já partilhei aqui com vocês muitos dos seus benefícios. Muitos motivo para vos levar a experimentar essa pratica milenar. Tal como vocês, também tive muitas dificuldades em iniciar essa pratica. Porque achava que a meditação era parar os pensamentos. Ou que durante essa pratica não deveria pensar em nada. Então era uma luta constante e que me levou a desistir por achar que não conseguia.

Até perceber realmente o que é a meditação. De perceber que não é sobre parar os pensamentos, mas sim saber aceita-los quando aparecem e deixá-los ir. Aprendi que ao conectar-me com a minha respiração no aqui e agora, estaria a meditar. Ao contrário do que muitos possam achar, a meditação não é sobre parar os pensamentos.

Foi dessa maneira que comecei a perceber e a usufruir melhor dos efeitos dessa prática. Todos os dias tiro nem que sejam 5 minutos do meu dia para meditar. De preferencia de manhã quando acordo. E nos dias que tenho mais tempo faço por mais tempo. Mas, tento não passar um dia sem a minha meditação. E posso dizer que tenho sentido em mim vários benefícios dessa prática. Por isso hoje quero partilhar com vocês 5 razões para meditar por 5 minutos todos os dias.

5 razões para meditar todos os dias

Ajuda nos momentos de stress a encontrar a concentração

Quando estamos a passar por momento de muito stress, é normal que a nossa reação seja negativa. Por isso é normal deixarmos levar pela raiva ou pelo medo. Que acabam por comandar a nossa reação e até mesmo a nossa interação com as outras pessoas.

E ter uma prática regular de meditação, ensina-nos a centrarmos. Ou seja, se estamos numa situação de stress e com raiva podemos desviar a nossa atenção para a respiração. Ao concentrar na tua respiração desvias a tua mente do momento de tensão ajudando-o a relaxar.

Por isso que ao fazermos isso ajuda-os a pensar com mais clareza. Ao pensar com mais clareza vê-mos a situação de uma outra perspectiva e com isso encontrando solução adequada. Também ajudando a não entrar no enredo do negativo.

Tornamo-nos mais pacientes 

Uma das coisas que tenho vindo a notar, é o meu nível de paciência desde que iniciei essa pratica. Porque sempre fui de stressar com tudo e mais alguma coisa, e com isso gerava muita ansiedade. E hoje em dia situações ou coisas que dantes me incomodavam, já não me afetam muito.

Porque sou capaz de manter a calma e resolver a situação na hora e não deixar que tire o meu sossego. OU então coloco toda a minha concentração na minha respiração. E isso ajuda-me a ser mais paciente e resolver a situação com tranquilidade e calma.

Foco nos objectivos

Acredito que como eu, tu também deves ser daquelas que tem sempre constantemente muitas ideias, planos, afazeres, preocupações e focos diferentes vagando pela mente diariamente. Ou seja, a nossa vida diária já nos ocupa tanto espaço na nossa mente que para encontrar tempo para concentrar nos nossos objectivos e planos para o futuro acaba por ser impossível.

E a meditação é uma grande aliada nesse aspecto. Porque ajuda a acalmar a nossa mente e a obter mais clareza. Porque enquanto estas concentrada na tua respiração, naquele momento. Aos poucos a tua mente fica mais calmo. E isso já é um caminho para ajudar a resolver as coisas. Assim, tornando mais fácil ver e concentrar nos teus objectivos.

Uma mente mais aberta para novas ideias

É normal termos bloqueios criativos, principalmente quando estamos a passar por momentos de stress. Ou porque temos muita coisa a fazer ao mesmo tempo. E a meditação ajuda-nos a organizar as nossa ideias, porque ao acalmar a nossa mente ajuda-nos a ter mais clareza naquela situação em específica.

Com uma mente calma o nosso foco torna mais alinhado. Ou seja, conseguimos ter ideias mais claras e centrada no nosso objectivo do momento.

Ajuda a diminuir o cansaço

Ao meditar estamos a descansar a nossa mente. Com isso, descansamos o nosso corpo também. Principalmente quando meditamos antes de dormir, ajuda-nos a ter uma noite de sono mais tranquila. Existem estudos que comprovam que a meditação ajuda a manter o nosso corpo mais descansado, mesmo dormindo pouco.

E muitas vezes a falta de sono é devido aos stress e preocupações que acabam por interferir no nosso sistemas nervoso. Ao meditar, além de estarmos a acalmar a nossa mente, também estamos a relaxar o nosso sistema nervoso. Com isso desaparece o stress e o nosso corpo fica mais relaxado e descansado.

Conclusão

A meditação é uma boa pratica para ti e para a tua família também. Porque ajuda na consciência e calma principalmente agora que estamos a passar por uma fase mais complicada. Uma prática diária de meditação traz-nos imensos benefícios. Benefícios esses que estão comprovadas cientificamente, basta fazer uma pesquisa no google para perceberes as razões para meditar todos os dias.

Então, esses são as 5 razões para meditar todos os dias, nem que sejam por 5 minutos. São dicas que já os experimentei em mim mesma, por isso estou a partilhar com vocês. Espero que te possa ajuda e a incentivar a iniciar essa pratica milenar. E tu, já meditas? Partilha comigo as tuas dicas.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: