vencer-a-comparacao-blogdasims
Desenvolvimento pessoal,  Gratidão

5 dicas para vencer a comparação através da gratidão

Praticar a gratidão é a chave para vencer a comparação na nossa vida. Queres saber porquê? Vou te explicar tudo no artigo de hoje. Em primeiro lugar, vamos falar das redes sociais e de como nos leva a fazer comparações com a vida dos outros. E com isso provocando frustrações e ansiedades. Digo isso, porque já passei por isso e até hoje lido com isso. Mas é algo que estou a trabalhar, todos os dias, para que não volte a acontecer.

É fácil passarmos horas nas redes sociais, e também é fácil compararmos a nossa vida com daquela pessoa que nos aparece a frente. Isso também é normal, acontece. Mas, ela só fica fora do normal quando começa a ser muito constante. Quando deixamos nos afetar por isso e tornando a nossa vida miserável. Acabando por ficar ansiosa e frustrada.

Mas, nem sempre aquilo que vemos é real. Hoje em dia, infelizmente, muitos vivem da aparência. Daquilo que vão colocando das suas redes sociais. É preciso ver sempre o outro lado e saber distinguir o real do digital. Para isso precisamos estar no controlo e não deixar que isso nos afeta. E sempre é bom fazer um detox digital. Voltar à realidade (a “real” realidade), e preenchê-la com gratidão. Por isso hoje quero partilhar com vocês essas dicas para vencer a comparação através da gratidão que funcionam para mim

5 dicas para vencer a comparação através da gratidão

Elimina a pressa do teu caminho

Para mim esse é o passo mais difícil de ultrapassar. Porque vivemos numa era onde queremos tudo para ontem, e não temos tempo para esperar, para parar. Estamos sempre a procura de algo para fazer para preencher aquele espaço vazio. E sem o “tédio”, é difícil para a criatividade fluir e para o sentimento de gratidão florescer.

Porque, se estamos muito focadas na nossa próxima tarefa, nunca vamos ter tempo para comemorar por ter realizado a última tarefa. Nós vivemos em uma era incrivelmente rápida e impulsiva. E isto está a nos roubar o nosso tempo mais precioso para sentar e sentirmos gratos. Para aproveitarmos os momentos.

Portanto, aprende a levar as coisas com calma. Uma coisa de cada vez, sem pressa. Saboreia os momentos, as vitórias, as alegrias e as tristezas também. Aprender a parar.

Presta atenção à tua volta

Escolhe passar mais tempo no mundo ao teu redor do que no mundo dentro do teu telemóvel. Para mim, nem sempre é fácil acalmar a minha mente, que está sempre a bombardear-me de pensamentos. Por isso, muita das vezes prefiro sair para fazer uma caminhada sem telemóvel. Porque aprendi que no meio do silêncio, posso perceber o mundo à minha volta.

Posso prestar atenção na natureza, respirar ar puro. E acreditem, a natureza é o cenário perfeito para sentimentos de gratidão. A natureza não vai a lugar nenhum, ela só muda consoante as estações. E à cada dia nos brinda com algo novo e bonito. Coisas simples que enche o nosso coração de gratidão.

Agradece por ter saúde

Eu acredito que as redes sociais tirou-nos um bocadinho isso também. Porque tirou-nos o poder do que é realmente importante na vida. Pelo fato de andarmos constantemente a comparar o nosso corpo com o da outra pessoa. E que nos leva a dietas loucas, só para ficar com o corpo igual. Só que esquecemos que não somos todos iguais, e que as fotos podem ser manipuladas.

Por isso deixamos de nos cuidar. De alimentar o nosso corpo com comidas saudáveis, fazer exercícios físicos, cuidar da nossa saúde mental. Coisas simples que todos podemos fazer pela nossa saúde. Hoje em dia todos os dias quando acordo agradeço por ter saúde. Agradeço por ter um corpo que funciona. Por respirar. Nunca é demais agradecer por termos saúde.

Detox digital

Uma das coisas que tenho feito cada vez mais, é o detox digital. Sim, faço isso. Passo às vezes três a quatro dias sem entrar nas minhas redes sociais. E aqui estou, bem de saúde. Porque acredito que às vezes a vida nos chama para a nossa realidade, então precisamos dessa pausa.

Já deste conta de quanto tempo passas a fazer scroll nas tuas redes socais? E quantas coisas deixas de fazer por ter passado horas a fazer isso? Enquanto isso a vida continua, o mundo continua a girar. Por isso que faço de tudo para controlar esse tempo gasto. Porque é um vício e às vezes deixamos ir.

Confesso que quando dou por mim a fazer isso, desligo logo as minhas redes sociais. Porque só assim posso focar nas minhas tarefas, na minha vida. Com o coração cheio de gratidão vivo a minha vida.

Concentra-te no aqui e agora

Foca no presente. Porque quanto mais tempo perdemos a preocupar-nos com o futuro ou passado, mais coisas do presente vamos perdendo. Por isso é importante incutir a gratidão nas nossas vidas. Porque quanto mais gratos sentirmos, mais focamos no presente.

Deixamos de nos preocupar com o futuro ou de sentirmos amargurados pelo passado. O presente é o mais importante. Estarmos focado no momento presente ajuda-nos a estar mais atentos ao que se passa ao nosso redor. E com isso dando mais sentindo ao poder da gratidão.

“Portanto, não se preocupe com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo.” – Mateus 6:34

Conclusão

A melhor coisa que existe é contarmos as nossas benções. Porque, eu acredito, que quanto mais gratos sentirmos mais coisas boas atraímos para a nossa vida. E a comparação é um hábito tóxico. Para o vencer tens de o substituir pela gratidão. Vais ver que quanto mais grato sentires menos sentes a necessidade de te comparares aos outros. Porque começas a agradecer por tudo aquilo que tens, não o que gostarias de ter.

Portanto espero que essas dicas para vencer a comparação através da gratidão te possa ajudar nesse sentido. Que possas começar a ver ao teu redor e dar graças pela vida maravilhosa que tens. Uma das coisas que adoro fazer é escrever as minhas graças. Todos os dias de manhã ou antes de ir dormir. Tenho sempre 3 pontos do meu dia para agradecer. Experimenta e vais ver a mudança que isso faz em ti. Seja grato por tudo na tua vida.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: