manter-um-estilo-de-vida-saudavel-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

Dicas para manter um estilo de vida saudável na pandemia

Todos nós estamos a sentir-nos um bocadinho presos. O mundo inteiro está a enfrentar uma crise severa e é muito difícil não acompanhar tudo o que passa a nossa volta. Mas, algo que todos devemos lembrar, sempre, é que não estamos sozinhos. Estamos todos juntos nisto e vamos sair juntos dessa pandemia.

Enquanto matemos o distanciamento social e ficamos em casa, uma coisa que acontece com todos é um estilo de vida perturbada. Não há pressa para sair de casa para ir trabalhar, não temos compromissos, nenhuma viagem, portanto, não há disciplina.

Ficamos acordados até tarde, a hora do pequeno-almoço foi alterado (muita das vezes não existe sequer). Estamos sempre a petiscar, a comer alimentos menos saudáveis e, o mais importante, deixamos de praticar exercício físico.

Portanto, é muito difícil levar um estilo de vida equilibrado durante este período de quarentena. Mas, não devemos arriscar toda a nossa vida apenas por causa de alguns meses. Por isso hoje trago-vos 10 dicas que te vai ajudar a manter um estilo de vida saudável estando em casa.

10 dicas para manter um estilo de vida saudável na pandemia

Fica em casa, fica seguro

A primeira e mais importante coisa a fazer nesta quarentena é fica em casa. Não vamos arriscar a nossa vida e a dos outros. Tenta não sair de casa, a menos que seja muito urgente ou necessário. Hoje em dia podemos contar com vários serviços de entregas ao domicílio, o que ajuda imenso.

Ás vezes podemos achar que por sair e encontrarmos com familiares e amigos a pensar que é seguro. Mas nós nunca sabemos onde eles estiveram ou com quem estiveram. Portanto evita aglomerações, tocar em superfícies desconhecidas, e outras sugestões da DGS. Só assim podemos voltar a estar livres de poder abraçar as pessoas que mais gostamos.

Mantém o hábito de dormir cedo e acordar cedo

Dormi cedo e acordar cedo é a política que precisas continuar a seguir. Acordar cedo tem muito benefícios para a saúde e também ajuda a manter mais motivado durante o dia. Embora não tenhas que levantar cedo para sair de casa, e pode sempre acordam nem que seja uma hora mais tarde para ter tempo de preparar tudo sem andam a correr.

Acordar cedo ajuda a manteres mais animado ao longo do teu dia e defini o teu dia. Portanto, o primeiro passo para o sucesso e produtividade é acordar cedo.

Fazer Ioga

Com a pandemia e as regras impostas de circulação, é normal as idas ao ginásio ficarem sem efeito. Principalmente para quem gosta de ir ao ginásio para levantar pesos. E ter esses equipamentos em casa, muita das vezes não é económico.

É aqui que entra o ioga. Que acaba por ser uma boa alternativa se não queres ficar sem treinar ou não tens equipamentos em casa. Só precisas de um tapete e muita disposição. Além dos vários benefícios da sua prática. Com uma busca no youtube e podes encontrar vários vídeos para te ajudar. Desde ioga para iniciantes a ioga para os mais avançados.

Aulas de ioga online.

Lá por estares a trabalhar de casa que tem de desleixar no visual

Eu acredito que é muito fácil nos desleixarmos estando em casa. Porque como não vamos sair de casa, então não temos aquela “obrigação” de nos arranjar. Mas levantar da cama e tomar um banho e vestir uma roupa confortável para andar por casa, vais ver como vais te sentir mais leve.

Da mesma maneira é com o nosso lar. Mantê-lo limpo e organizado ajuda-te a forcares mais no teu trabalho. E acredito que um ambiente limpo ajuda-nos a estar mais focados.

Estabelecer uma hora para as refeições

Só porque estamos a trabalhar de casa, não significa que podemos comer a qualquer hora. E também acredito que é muito fácil ficarmos viciados em estar sempre a petiscar enquanto estamos a trabalhar. Mas como tudo é preciso ter um equilíbrio, porque senão mais tarde vai pesar na balança.

Fazer uma alimentação rica e saudável com muitas verduras, vegetais, alimentos ricos em proteínas e muita fruta. Estabelecer as hora para as refeições, pequeno-almoço, almoço e jantar. Não te esqueças, se não estás a exercitar-te convém diminuir na dose de comida ingerida. Uma alimentação limitada e oportuna é a melhor maneira de manter um corpo saudável.

Fazer caminhadas

Eu sei que estou sempre a repetir, mas eu acredito muito no poder de uma caminhada matinal ou final do dia. Ajuda-nos a manter a forma e também a aliviar o stress de estar em casa fechados. Escolher uma hora de manhã, ou tarde, ou final do dia para levar a família para uma caminhada num trilho. Respirar o ar puro da natureza e ao mesmo tempo estarem juntos a divertir.

Uns minutos de respiração para aliviar o stress

Hoje em dia passamos as nossas horas livres em frente a TV. Acaba por ser difícil desligarmos porque não temos outra opção estando em casa. Por isso é fundamental cuidarmos da nossa saúde mental. Uma prática de 5 á 10 minutos de meditação por dia ajuda a aliviar o stress. Além de outros benefícios que essa prática nos traz.

Portanto escolha uma hora de manhã ou antes de ir dormir, concentra na tua respiração e deixa o teu corpo relaxar. Pode parecer difícil no início, mas com prática vais conseguir. E com o tempo vais começar a notar essa calma que trás ao teu corpo e mente.

Dedica um tempo a leitura

Com o surgimentos do telemóveis e Ipads, onde podemos fazer tudo nele, achamos que é a única maneira que temos de passa o nosso tempo. Mas existe coisas que podemos fazer para passar o nosso tempo sem ser em frente a uma tela. Que ajuda-nos a melhorar o nosso conhecimento e nos fazer sentir bem. Sim, a leitura faz tudo isso. E o hábito da leitura é muito saudável e ajuda-nos a encher a nossa caixa de conhecimentos.

Existe uma variedade de livros disponíveis, para qualquer tema ou gosto. Dependendo do teu interesse do momento. Por isso podes sempre ler aquilo que quiseres e tiveres vontade. Também podes aproveitar para ler aqueles livros que estão a ganhar pó na prateleira lá de casa. Portanto, faço uso do teu tempo livre com uma boa leitura.

Cria um hobby novo

Para tornar qualquer conhecimento em hábito, é basta repeti-lo, 21 dias. Depois acaba por ser tornar num hábito fácil de fazer. Então, caso não tenhas nenhum hobby, a altura é agora de arranjar um. De explorar as tuas habilidades, pode ser qualquer coisas que. Desde a pintar, tocar qualquer instrumento, costurar, escrita, etc. Ou qualquer coisas que te deixa feliz.

Os passatempos ajudam-nos a concentrar-nos, a relaxar a mente e a moldar-nos de uma melhor forma. Portanto, não desistas e tenta por 21 dias. Caso depois disso continuares sem entender, passa para outra coisa. O importante, aqui, é fazer algo que te deixa feliz e relaxada.

Ter tempo para a nossa família não tem preço

Antes da quarentena, andava-mos todos muito ocupados com o trabalho e numa constante luta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Mas agora temos muito tempo para equilibrar isso. Portanto, nesta quarentena aproveita para passar mais tempo com a tua família. Existem inúmeras atividades que podem fazer todos juntos em casa e aprenderem um com o outro.

Conclusão

Essas foram as dicas para manter um estilo de vida saudável durante a pandemia. Dicas fáceis e simples de colocar em prática. É só uma questão de prestação atenção em nós e a nossa volta. Não nos podemos deixar levar por essa pandemia. Eu sei que não é nada fácil ver a nossa vida condicionada, estar presos em casa. Mas eu acredito que se cada um de nós fizermos a nossa parte, vamos todos sair dessa bem. Saudáveis e com muito mais força. E ao manter um estilo de vida saudável durante a pandemia, vamos conseguir.

Portanto, acredita em ti, cuida de ti e da tua família. Não te deixes vencer por esse vírus, porque és mais forte do que imaginas. Levanta a cabeça e faça pela tua vida, tua saúde física e mental. Porque quando estamos bem, tudo fica bem ao nosso redor. Cuida-te!

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: