gerir-o-trabalho-em-casa-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

10 dicas para ajudar a gerir o trabalho em casa

Com o vírus, ainda, a circular por aí o tempo torna-se incerto para todos. E para muitos tem sido muito complicado gerir o trabalho em casa com a família, filhos. Às vezes torna-se complicado para muitos pedir ajuda quando tem de ser com os trabalhos domésticos. Por isso acaba por tornar mais difícil para essas pessoas que já estão sobrecarregadas de trabalho administrar o trabalho e a família. Principalmente famílias em que o marido e a mulher trabalham e têm filhos para cuidar.

Por isso quero partilhar com vocês algumas dicas que vos vai ajudar a planear melhor o vosso tempo e trabalho em casa. Dicas que te vai ajudar a gerir o trabalho em casa sem perder a tua produtividade. E acima de tudo ter tempo para a família e para ti acima de tudo.

10 dicas para ajudar a gerir o trabalho em casa

Cuidar da saúde

O mais importante de tudo é cuidar da nossa saúde. Ou seja, cuidarmos de nós. Porque acredito que só assim vamos poder ajudar os outros. Portanto tira nem que seja 30 minutos do teu dia, não tem de ser todos os dias se não conseguir. Para fazer exercícios físicos, uma aula de ioga, caminhada, meditação ou andar de bicicleta.

Refeições saudáveis

Eu acredito que o hábito que já temos de comer fora ou comidas pré-feitas que é só aquecer, faz com que nos tornemos preguiçosos em relação a confecionar a nossa própria refeição. Mas preparar uma boa refeição saudável, com bons ingredientes é uma grande ajuda para  a nossa saúde.

Portanto, preparar refeições diárias saudáveis, pequeno-almoço e almoço antes de começar a trabalhar. Isso vai te ajudar a ser mais produtiva durante o teu dia. Pois vais te concentrar no teu trabalho e não te vais preocupar em ter que preparar o almoço ao meio do dia.

Isso também ajuda-te a não ter que estar a deixar o teu trabalho ao meio para cuidar da casa. E isso ajuda-te a ser mais produtiva visto que ajuda-te a estar focada no teu trabalho. E existem várias opções na internet sobre refeições saudáveis e de rápida confecção que te podes inspirar. Planeia o teu cardápio semanal aos fins de semana para ser mais fácil e rápido cozinhar as tuas refeições durante a semana.

Vê aqui alguma receitas no site da NIT.pt.

Dê prioridade as tarefas mais importantes

Conclua os teus 20% de tarefa prioritária antes da tua primeira reunião oficial do dia. Na maioria das vezes, é 20% do teu trabalho que dá 80% do resultados de acordo com o princípio de Pareto que aprendemos há muito tempo em nossos dias na escola. Por isso é importante saber quais são as tuas tarefas prioritárias e conclui-las antes de iniciar as reuniões com o escritório. Acredita que sentirás mais realizada logo pela manhã, e nos resto do dia podes concluir os outros trabalhos menos prioritários sem stress.

Aprende a delegar

Eu sei que não é fácil, porque eu sou assim. Tenho uma imensa dificuldade em delegar tarefas porque acho que consigo fazer tudo. Mas, isso tira-me anos de vida porque fico mais cansada e muita das vezes acabo por me perder e ficando com coisas por fazer.

Por isso é importante saber delegar. Identificar aquelas tarefas que podem ser realizadas por outras pessoas. Porque isso é trabalhar em equipa. Além do que vai te ajudar a tornar-te mais produtiva e fazendo com que o trabalho avance e não ficar com nada por fazer para outro dia.

Fazer pausas também é importante

Aprender a fazer pausa também nos ajuda a tornar-mos mais produtivos. Porque muita das vezes é disso que precisamos para poder recuperar o foco. Portanto faça uma pausa de 5 ou 10 minutos para brincar com os teus filhos, fazer um chá, fazer alongamentos, beber água, etc. Vai te refrescar o corpo e a mente.

Aprende a respeitar o teu horário de trabalho mesmo em casa

Eu sei que por estar em casa nos deixamos levar e tentar fazer tudo que temos por fazer. Mas é muito importante saber desligar no mesmo horário se estivesses no teu escritório. E isso vai te ajudar a manter os meus horários e não deixar o teu tempo com a atua família para depois.

Hora de preparar o jantar é com a família

Depois de terminar o teu trabalho é hora de dar atenção a família. Por isso diverte-te com os teus filhos a preparar um jantar em conjunto. Isso vai ajudar a criar laços entre todos e também faz com que todos ajudem na tarefa.

Planeia a limpeza da tua casa

De modos a que a casa não fique desleixada, para o último plano. Planeai o dia e hora que vais dedicar a limpeza da mesma. Podes tirar uma hora durante a noite para organizar tudo e deixar limpo e arrumado. Assim no dia seguinte vais trabalhar com a tua casa limpa e organizada.

Sempre com ajuda de todos. Não queira fazer tudo sozinha, depois do jantar todos podem ajudar. É aquilo que disse acima, distribuía as tarefas e faça com que todos participem. E também para ganhar algum tempo nos final de semana para vossas atividades em família.

Planeia o dia seguinte

Nada como ir para cama com o dia seguinte planeado. Saber o que fazer. Por isso tire 10 a 15 minutos antes de ir para cama para fazer isso. Coloque tudo o que vais precisar para a refeição do dia seguinte preparado. Ajude os teus filhos a deixar tudo preparado para a aula on-line do dia seguinte. É uma maneira de os incutir, também, o saber planear as nossas tarefas.

Tira um tempo só para ti

Uma das coisas super importantes, é saber tirar um tempo só para nós. Aquelas 1 ou 2h para fazermos aquilo que gostamos. Quer seja a ler um livro, ouvir um podcast, fazer alguma atividade que gostas, etc. O importante é ter esse tempo dedicado a ti.

Conclusão

Eu sei que é difícil gerir o teletrabalho, a casa e a família ao mesmo tempo. Mas precisamos sobreviver a essa pandemia e para isso precisamos esforçar um bocadinho mais. E saber planear o nosso tempo ajuda-nos a saber gerir melhor o nosso trabalho, casa e família. Ao mesmo tempo ajudando a nossa produtividade.

Portanto não perca a motivação e acima de tudo, matem-te relaxada que vai ficar tudo bem. Espero que essas dicas te ajude a gerir o trabalho em casa sem perder o foco e a motivação.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: