viver-uma-vida-plena-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

Como cuidar de ti mesma e viver uma vida plena

Viver uma vida plena nem sempre é-nos permitido. Porque com a pressão do dia-a-dia, uma agenda muito preenchida nos leva a negligenciar o cuidar do nosso bem-estar mental, físico e emocional. Por isso, é normal sentirmos mais cansados, stressados ou frustrados. E no geral, isso acaba por nos roubar anos de vida. Daí a importância de nos cuidarmos se o que queremos é viver uma vida plena de encontro com aquilo que desejamos.

E com essa pandemia que estamos a atravessar, é muito importante cuidarmos de nós. Por isso quero partilhar algumas dicas para te ajudar neste aspecto. São dicas simples e fáceis de colocar em pratica em prol do nosso desenvolvimento. Que também vai te ajudar a viver uma vida plena e alinhada com os teus objectivos.

15 dicas para cuidares de ti e viver uma vida plena

Comer bem

Embora possa ser gratificante, satisfatório, delicioso comer uma pizza que gostamos ou o nosso hambúrguer favorito, que nos proporciona aquela felicidade imediata. Mas, a longo prazo, comê-los muitas vezes não te vai ajudar a ter uma versão mais saudável de ti mesma. Tanto fisicamente como mentalmente.

Portanto, a primeira coisa que precisas de adicionar ao teu hábito de auto cuidado é comer frutas frescas, saladas, vegetais frescos, refeições caseiras, etc. Porque vai te dar mais energia durante o dia e ao mesmo tempo cuidando do teu corpo. Isto não quer dizer que de vez enquanto não possas satisfazer as tuas vontades com uma pizza ou um hambúrguer. Mas o importante é cuidar do nosso corpo, nosso templo.

Fazer exercícios físicos

Sempre que realizamos uma atividade física, o nosso corpo liberta boas endorfinas hormonais. Que são os que ajuda a reduzir o stress, a ansiedade e nos faz sentir mais felizes. Além do que o exercício físico ajuda a melhorar a nossa resistência ao longo do nosso dia.

Por isso, saia de casa para fazer uma caminhada, fazer uma aula de ioga, andar de bicicleta, natação, ir ao ginásio, etc. Fazer algo que te vai ajudar a manter essa energia e ao mesmo tempo deixar-te feliz. Tudo isso funciona como auto cuidado, e que é um hábito bom para nós.

Praticar o mindfulness

Já falei aqui dos benefícios da pratica do mindfulness (leia aqui). E uma delas é a redução do stress, ajuda na clareza mental, ajuda-nos a manter-nos concentrados e também ajuda a melhorar o sono. Portanto, adiciona à tua rotina a meditação e alguns exercícios respiratórios.

São práticas que não exigem muito esforço e é um dos melhores hábitos de cuidado pessoal que podemos incluir no nosso dia-a-dia. Por isso a prática de mindfulness ajuda-nos a cuidar do nosso lado mental que nos leva a manter mais concentrado e focados no nosso dia.

Hábito da leitura

Se és novo aqui no blog, quero que saibas que todos os meses temos um artigo só com sugestões de livros lidos no mês. Livros que podem te ajudar nessa fase. Porque ler bons livros é um hábito muito importante quando falamos de auto cuidado. Porque ajuda a dar mais clareza á nossa mente e mantém-nos mais concentrados e focados no nosso dia-a-dia.

Portanto, lê livros de ficção, não-ficção, ficção histórica, desenvolvimento pessoal, auto ajuda, etc. Livros que te vai ajudar a tornar na tua melhor versão.

Ir de férias

Apesar da nossa situação atual, não nos permitir sair muito. Mas, fazer uma pausa na nossa rotina normal e ir de férias é das melhores coisas que existem além de ser relaxante. Com o stress do trabalho, principalmente se for teletrabalho, stress em casa, tudo junto deixa-nos mais cansados.

Fazer uma pausa e ir para um sítio que nos acalma é muito gratificante. Por isso é muito importante fazer pausas, nem que sejam pequenas, no ano. Acredito que um fim-de-semana fora já nos trás anos de vida. Portanto, aprenda a fazer pausas e dê um mimo a ti mesma.

Hábito de escrever num diário

Poder colocar no papel aquilo que nos vai na mente, é algo que não vivo sem. Porque, escrever os meus pensamentos no meu diário, tanto de manhã ou antes de ir para cama. Tem me ajudado nos momentos de stress e a trazer mais clareza no meu dia-a-dia.

E fazer um registo diário daquilo que estamos a pensar, sentir ou simplesmente que somos gratos. É um bom caminho para o auto cuidado, e também para o bom funcionamento da nossa mente. Porque ao esvaziar a mente estamos a contribuir para o relaxamento do mesmo.

Dormir bem é importante

Um sono adequado é muito importante para o nosso auto cuidado. Porque dormir de 7 a 9 horas é muito importante para o nosso bem-estar. Por isso ir para a cama cedo e levantar cedo, com as horas de sono necessárias, dará-te o descanso necessário. Vais acordar renovada e com tempo suficiente para planear o teu dia.

Resultando de um dia de sucesso e produtivo. Portanto, cuida do teu sono para que o teu corpo tenha tempo de descansar. Porque só assim consegues ter a energia desejada para um dia de trabalho.

Cuidados pessoais

Eu acredito que ter uma rotina diária e semanal adequada de cuidado com a pele e cabelo, é muito importante para a nossa auto estima. Além de nos dar uma pele e cabelo arranjados e saudáveis. Sim, porque cuidar de nós é muito importante para a nossa saúde.

Também ajuda-nos a manter a nossa auto estima para cima. Coisas que podem parecer supérfluas, mas que nos ajuda a elevar a nossa alma.

Fazer uma limpeza daquilo que não te serve

Saber eliminar pensamentos indesejado e deprimentes da nossa mente e manter apenas o que é bom e motivador. Porque é muito bom para a nossa saúde mental. Da mesma maneira que tiramos tudo aquilo que não queremos em nossa casa ou no nosso guarda-roupa, devemos fazer a mesmas coisa com a nossa mente.

Fazer uma limpeza de tudo aquilo que não nos serve, que não nos acrescenta. Ganhar espaço para receber aquilo que nos preenche, que nos fortalece e que merecemos. Portanto não guarde aquilo que não te faz bem e abre espaço para aquilo de bom que o universo tem para ti.

Vai atrás da tua paixão

Muitas vezes deixamos de fazer aquilo que gostamos por medo. Esse medo que nos limita e nos trava na hora de correr atrás daquilo que nos faz feliz. Por isso seguir a nossa paixão e gastar tempo em busca daquilo que gostamos é muito importante.

Portanto, corra atrás daquilo que te faz vibrar de alegria. Que te dê alegria de acordar todos os dias. Que te deixa motivada.

Ouve a tua música favorita

Caso não saibas, ouvir música elimina o stress. Então, o que estás a espera para incluir esse hábito na tua rotina diária? Podes ouvir música enquanto estiveres a trabalhar, a caminhar, a fazer exercícios, no carro, no banho, etc. Em qualquer lugar a fazer qualquer coisa.

Ouve a tua música favorita, ou uma música relaxante, vai te ajudar a aliviar o stress. Confesso que é algo que não passo sem.

Rodeia-te de pessoas do bem

No nosso dia-a-dia é normal estarmos rodeados de pessoas negativas, principalmente no trabalho, no ceio das nossas amizades e até de familiares. Aquelas pessoas que estão sempre a reclamar de tudo e de todos que acabam por ser tóxicas e negativas. E quando estamos com essas pessoas nos sentimos desmotivados e stressados. Porque eles sugam a nossa energia e ficamos mais cansados.

Por isso que é muito importante ter as pessoas certas do nosso lado. Pessoas que nos inspira, felizes e positivas. Porque são essas pessoas que te vai ajudar a manter-te motivada, cheia de energia e feliz. Pessoas essas que nos enche de energia só com a sua presença.

Fazer um check-up anual

Se todos os anos temos que fazer revisão no nosso carro, então porque não fazemos em nós? É também importante verificarmos o nosso corpo, saber se está tudo bem. Porque existem doenças onde os sintomas só se manifestam quando já está no estado muito avançado. E nós não queremos isso, certo?

Então, marca uma consulta com o teu médico e peça a ele um exame geral. Assim para saber que o teu corpo está a funcionar bem, caso não para poder cuidar.

Aproveita a natureza

Uma das coisas que dou graças todos os dias, é de viver rodeada de montes. Porque tenho uma vasta natureza a minha disposição para caminha, correr ou andar de bicicleta. Além do que na natureza respiramos ar puro, encontramos vistas espectaculares.

Por isso, tira nem que seja uma hora do teu dia ou fim-de-semana, para dar um passeio na natureza. Ajuda a repor as energias, aliviar o stress e acima de tudo a alimentar a alma.

Fazer um detox digital

Todos os dias passamos horas a ver TV, estamos conectados a internet. Principalmente agora que podemos fazer tudo isso no nosso telemóvel. São informações que nos é bombardeados todos os dias. E nem damos conta das horas que passamos em frente ao ecrã.

Por isso que o detox digital é muito importante. Porque ajuda a reduzir a ansiedade, pelo fato de estarmos sempre ligado à tudo que passa a nossa volta. No meu caso, tiro sempre um dia da semana onde fico off-line e dedico a minha leitura. Ou então para fica no silêncio comigo mesma. Muita das vezes faço isso durante o fim-de-semana que é para aproveitar esse tempo com o meu marido.

Conclusão

Como podemos ver acima, é muito fácil cuidarmos de nós. Tirar uma tempo para dedicarmos a nossa saúde física, mental e emocional. São hábitos simples e fáceis que nos trás grandes benefícios para o nosso bem-estar.

Portanto, inclua esses hábitos no teu dia-a-dia e verás uma grande diferença na tua vida. Vais ver como a tua vida vai se tornar mais leve e cheio de energia. E com isso podendo viver uma vida plena como sempre desejaste.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: