estar-mais-atento-blog-dasims
Desenvolvimento pessoal

8 dicas fáceis de estar mais atento durante o dia

Muito se tem falado em Mindfulness e estar mais atento hoje em dia. Eu, principalmente é um tema que gosto muito de abordar e estou sempre a querer saber mais. Isto porque é uma pratica que me tem ajudado imenso no meu dia-a-dia. Por isso é normal ouvires tanto sobre essa prática que tem rendido milhões de pessoas pelo mundo à fora.

Antes de avançarmos com as maneiras de como podes ser mais consciente durante o teu dia. Gostaria de explicar melhor sobre o que é a atenção plena e os seu benefícios. Em primeiro lugar, mindfulness é um estado mental alcançado focando a consciência no momento presente. Enquanto calmamente reconhecemos e aceitamos os nossos sentimentos, pensamentos, sensações corporais. Usando isso como um técnica terapêutica.

Então, por que praticar a atenção plena?

Ao longo dos anos, muitos benefícios da atenção plena foram comprovados cientificamente. Por exemplo, estar atento melhora o nosso humos e aumenta a nossa criatividade. E também ajuda a reduzir o stress e a ansiedade. Também nos ajudar a estar mais focados enquanto treinamos o nosso cérebro para remover distrações e a concentrar-se numa tarefa específica.

Mas a atenção plena também nos ajuda a desacelerar e parar de correr. Parar de estar constantemente a pensar no passado e focar no momento presente. E com isso acabamos por começar a aproveitar os pequenos momentos e apreciar mais a nossa vida. Porque estamos ativamente concentrados no momento presente.

8 dicas fáceis de estar mais atento durante o dia

Saber os benefícios de estar atento não é tão difícil. É mais difícil lembrar de estar atento. Isto porque ninguém nunca estará a 100% presente tempo todo. Mas há muitas oportunidades durante o nosso dia que podemos usar para estarmos mais atentos.

Iniciar o dia com meditação

Uma das coisas que notei em mim, é que quando começo o meu dia com meditação ajuda-me a estar mais atenta durante o dia. Por isso falo muito sobre a meditação logo de manhã, porque é um grande aliado de como o nosso dia pode correr. E passar cinco minutos a meditar logo de manhã ajuda-nos a começar o dia com mais calma e concentração.

Caso não consegues sozinha então podes usar o aplicativo Insight Timer ou videos de meditações guiadas no youtube.

Evitar distrações enquanto comes

Acho que todos nós já passamos ou fizemos isso – comer sem pensar em frente a TV ou no telemóvel. E de repente já terminamos de comer sem darmos conta do sabor da nossa comida. Quanto mais saborear ela garfada a garfada.

Para evitar essas distrações e aproveitar a nossa refeição com atenção, devemos desligar essas distrações ao nosso redor. É muito importante dedicarmos esse tempo e aproveitar a nossa comida. Porque é um momento sagrado, estamos a nutrir o nosso corpo. Portanto vamos prestar atenção ao que estamos a colocar no nosso corpo.

Sem pressa, sente o cheiro e o sabor da comida. Saboreia cada bocado que colocas na boca. Tudo isso contribui para o nosso bem-estar. E uma alimentação consciente também pode contribuir para a perda de peso e uma digestão saudável.

Refaça as suas tarefas

Existem aquelas tarefas domésticas que consideramos mais chatas, que nem sempre o fazemos com prazer. Por que não aproveitar essas tarefas e transforma-las em um ritual de atenção plena? Posso dizer que é a melhor maneira de realizar tarefas sem stress e com prazer.

Posso dizer que estou a adorar essa nova forma de realizar as minhas tarefas. Porque coloco toda a minha atenção naquilo que estou a fazer e com isso fico mais focada no momento. Sim, porque sou uma desastrada e às vezes troco as coisas sem dar conta.

Por isso o mindfulness tem feito todo o sentido na minha vida. Porque me ajuda nas minhas tarefas e a estar focada para não fazer nada errado. E principalmente a estar no momento presente sem estar a apressar as tarefas para concluí-las o mais rápido possível.

Aproveitar o poder do teu corpo

Uma das coisas que tenho aprendido com o yoga, é estar presente enquanto faço a minha prática. Isto porque nem sempre estamos a dar atenção ao nosso exercício enquanto o fazemos. Porque o que queremos é fazer, despachar e ir embora com aquele sentimento de dever cumprido.

E muita das vezes magoamos durante os treinos porque não prestamos, bem, atenção ao realizar um certo exercício. Ou não prestamos atenção ao nosso corpo. Porque nem todos os dias estamos bem e nem todos os dias o nosso corpo está com a mesma disposição. Por isso muita das vezes fazemos umas lesões por não dar ouvido ao nosso corpo.

Por isso é, muito importante, colocar a nossa atenção nos nossos movimentos e como o nosso corpo está. E aproveita o alongamento, sem pressa. Toma o teu tempo e esteja ciente do teu corpo.

Passear na natureza

Dar os meus passeios pelos montes ao pé da minha casa, é uma das maneiras de estar consciente. Porque é o momento que aproveito para respirar fundo, respirar aquele ar fresco. Presto atenção aos sons que vem da natureza, aos cheiros e as cores que nessa altura do ano são espetaculares.

Passear na natureza ou andar de bicicleta faz bem ao nosso corpo, a nossa mente e a nossa alma. Por isso faça sempre um pausa para fazer essa caminhada com atenção plena. Ou seja, prestar atenção ao teu caminho e em tudo aquilo que te rodeia.

Ouvir e prestar atenção genuinamente os outros

Nem sempre prestamos atenção ao que os outros estão a dizer. E ouvir alguém ativa e genuinamente com toda a tenção não é apenas atento. Também é respeito e vai te ajudar a construir relacionamentos duradoiros com os outros. Além disso, é um ativo valioso e altamente avaliado na nossa vida profissional.

Então, da próxima vez que estiveres a conversa com algum colega ou alguém próximo de ti, tenta ouvir com atenção. Ou seja, não deixar que a tua mente interfira com o que estas a ouvir e apenas concentra no que a outra pessoa está a dizer.

Observa a tua mente

No momento em que te apercebes que que a tua mente não está no momento presente e que o trazes de volta, é quando estas atento. Por isso a observação é fundamental no mindfulness. Observar a nossa mente e perceber os momentos ao longo do dia ajuda-nos a manter focados.

Fazer uma coisa de cada vez

Quando estamos me modo multitarefas não conseguimos estar, totalmente, no momento presente. Porque se estamos a fazer várias coisas ao mesmo tempo, não estamos focados naquele momento presente. Portanto, para de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e, em vez disso, concentra-te numa tarefa de cada vez.

Além de que, ajuda-te a ser mais produtivo no teu dia-a-dia.

Conclusão

Espero que gostem dessas dicas. Para mim, são algumas das maneiras mais fáceis de incorporar mais atenção plena na minha vida diária. Sem incomodo de precisas encontrar um espaço tranquilo para meditação. Além disso, eles também têm os pés no chão, o que se encaixa da minha personalidade e no meu estilo de vida.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: