auto-disciplina-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

6 dicas para melhorar a nossa auto disciplina

Auto disciplina é algo que pode tornar os teus sonhos reais. Eu sei que a palavra pode parecer frustante e desconfortável, mas a recompensa depois vai valer a pena. A única questão aqui, é que é preciso trabalhar para os conseguir. Sim porque nada vem do céu e não podemos ficar sentados a espera que os nossos sonhos se realizem.

Para conseguir realizar os teus sonhos é preciso ser disciplinada. Ser estruturada, manter rotinas diárias, hábitos, completar as nossas tarefas e trabalhar para poder chegar onde queremos. Apesar que nem sempre é fácil, porque tem dias que as coisas não correm como planejamos e queremos desistir. Mas algo que todos nós sabemos é que pessoas que são disciplinadas conseguem sempre alcançar os seus objectivos. Portanto não podemos procrastinar quando queremos alcançar os nossos objectivos.

Também sei que nem sempre é algo natural. Porque é necessário ter uma visão forte para chegarmos a algum lado e fazer aquilo que desejamos. E é preciso aprender e dominar a auto disciplina porque a motivação não chega do nada. Mas sim começar a fazer para que o nosso cérebro gere a dopamina para nos sentirmos motivados. Ou seja, é preciso começar, fazer para que a motivação venha.

Porque a auto disciplina é muito importante?

Porque ela é crucial para o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal.  E a medida que vamos aumentando a nossa disciplina, aumentamos também a nossa auto-estima a nossa confiança. Com isso melhorar a nossa produtividade, que faz com que realizemos mais tarefas e criar uma maior liberdade para nós mesmos.

Com isso ganhando mais tempo e energia para nós mesmas. Porque não se trata apenas de existir, mas, também de viver e criar a vida que queremos. Por isso hoje quero partilhar essas dicas que acredito que te vai ajudar imenso.

6 dicas para melhorar a auto disciplina

Cria pequenos hábitos

Começa por criar pequenos hábitos, rotinas e rituais e mantê-las. È muito importante começar por coisas pequenas e não queira começar à grande. Isto porque a probabilidade de não conseguires cumprir é quase 100%. Ao sobrecarregar com coisas novas isso acaba por nos gerar ansiedade, porque nem sempre temos tempo. E isso acaba por gerar culpas, stress e não é isso que queremos.

Por isso é muito importante dar pequenos passos e que geram resultados. E com o tempo podes criar mudanças maiores para mudar o teu estilo de vida. Muita das vezes as coisas simples traz-nos muito mais resultados daquilo que imaginamos. Por isso cria pequenos hábitos simples que sabes que vais conseguir cumprir.

Lista de tarefas

Uma das coisas que gosto de fazer, são listas. Confesso que faço listas de tudo. E também porque acredito que nos ajuda a manter mais centrados e focados nas tarefas que temos pela frente. Porque ao criar uma lista de tudo que tens programado a fazer ajuda-te a sentir mais produtivo e motivado.

Portanto prepara a tua lista de tarefas do dia, ou o podes fazer na noite anterior. E faz o que tens planeado fazer. Com garra e disciplina vai te ajudar a ir de encontro com o teu objectivo.

Consistência

Existem tarefas que é preciso serem feito todos os dias, não apenas de vez enquanto. Porque quando temos essa mentalidade do deixar para amanhã, procrastinar, não te vai trazer aqueles resultados que desejas. Mesmo sabendo que o pode fazer amanhã, mas se não aconteceu nada de grave então porque não o fazer hoje como tinhas planeado?

Por isso é muito importante manter a consistência para poder criar algo. Mesmo naqueles dias que não nos apetece é preciso fazer. Como disse acima, o resultado final vai compensar.

Definir recompensas e consequências

Acredito, e muito, no sistema de recompensa para nos encorajar nas boas mudanças. E o truque é ser disciplinado também nas recompensas e consequências. Porque isso fará com que a nossa motivação esteja mais alinhado com o nosso objectivo.

E elas não precisam de ser muito grande, por exemplo é cumprir as tuas tarefas e trabalhar com disciplina e no final comprar aquela blusa ou ir jantar naquele restaurantes que mais gostas. Qualquer coisa que gostas e que pode servir de recompensa sempre que cumpres os teus objectivos. Também funciona para quando não cumpres o planeado, pode ser ficar o dia todo sem redes sociais, por exemplo.

Abraça o desconforto

Em primeiro lugar, estas a criar uma nova versão de ti mesma. Ou seja, estás a crescer e isso gera desconforto. Porque está a tirar-te da tua zona de conforto, é normal acontecer isso e sair dessa zona não significa dor ou mal estar.

Por isso é importante abraçar e mimar esse desconforto, porque é sinal de crescimento. Estás a crescer e a fazer algo para ti. Convença o teu cérebro que essa nova versão é a que queres e que é melhor para ti. Portanto abraça esse desconforto sem medo.

Acompanha o teu progresso

Eu acredito muito que quando estamos a acompanhar o nosso progresso isso nos trará mais motivação. Porque quando estamos atentos é sinal de que estamos num bom caminho, estamos alinhado com aquilo que queremos para nós.

E quando não o fazemos, ficamos sempre com aquela sensação de não estarmos a conseguir sair do sítio. Por isso acabamos por nos cobrar mais e não respeitando o nosso tempo. Mas quando estamos atentos conseguimos acompanhar esses progressos é sinal de crescimento.

Conclusão

Ser uma pessoas disciplinada só depende de nós e do que queremos para a nossa vida. Porque não adianta desejar se depois não é para trabalhar e correr atrás. É preciso trabalho, foco e dedicação. E com uma dose certa de disciplina conseguimos alcançar os nossos objectivos.

Portanto foca nos teus objectivos e naquilo que é melhor para ti. E que essas dicas te possa ajudar nessa tua jornada de transformação. Que possas conseguir ser a tua melhor versão, porque mereces!

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: