construir-relacionamento-saudavel-blog-dasims
Desenvolvimento pessoal

Construir relacionamento saudável, sempre!

Construir relacionamento saudável connosco e com os outros é mais fácil do que aquilo que pensamos. E vou explicar porquê. Ao longo da nosso vida são várias as pessoas que vão passando por nossas vida, uns que continuam, outros de passagem. A vida tem dessas coisas e todos os dias nos prova isso. E à cada um que entra e sai das nossas vidas, deixa-nos sempre algo.

Tanto pode ser bom como menos bom. E com isso fortalecendo o nosso relacionamento. Eu acredito muito no poder de um relacionamento saudável, porque ela nos inspira a tornar-mos numa pessoa melhor. Quando falo em relacionamentos saudáveis, não estou só a referir ao relacionar com outras pessoas, mas também o relacionar connosco. Porque é preciso sabermos relacionarmos connosco mesmo para poder relacionar com os outros.

Tenho a certeza que já ouviram dizer “que nós somos aquilo que relacionamos”. Sim, acredito muito nisso porque, para mim, faz todo o sentido. Nós nos tornamos naquilo que está ao nosso redor. Como por exemplo, se no nosso meio só temos pessoas negativas, acabamos por nos tornarmos umas pessoas negativas. E funciona do lado contrário também, se temos pessoas positivas ao nosso redor tudo em volta é positivo.

Precisamos aprender a nos relacionarmos para podermos relacionar com os outros. É preciso aprender a amar-nos e respeitar-nos para podermos relacionarmos com os outros. Relacionar é dar e receber. É uma troca de amor e respeito. Precisamos um do outro para existir. E nós aprendemos sempre com os outros, por isso hoje trago dicas de como construir um relacionamento saudável.

6 dicas para construir um relacionamento saudável contigo e com os outros

Presta atenção naquilo que te estão a dizer

Começo por esse ponto porque eu sei que muita das vezes não damos muito a atenção ao que nos dizem. Estamos tão concentrados na nossa voz interior que não ouvimos, com atenção, os outros. E isso faz com que surgem conflitos sem desnecessários.

Faça o que for necessário

Existem a máxima de que menos é mais. Sim, porque não é dando demais que os outros vão gostar mais. E muita das vezes nos colocamos por baixo das vontades do outros. Isso não é saudável nem para ti e nem para os outros. É preciso existir um equilíbrio.

Vencer os teus velhos paradigmas

É normal virmos com bagagens negativas de outros relacionamentos, Tanto amoroso, como de amizade. Isso acontece sempre e não o podemos mudar. E por causa disso criamos resistência com quem quer aproximar, porque não queremos passar pelo mesmo. Sem saber podemos estar a deitar a perder um grande amor ou uma grande amizade. Por isso é importante saber ultrapassar esses velhos paradigmas, porque nem todos são iguais.

Incentiva o melhor dos outros

Nada como incentivar os outros a darem o seu melhor. Uma das coisas que faço aqui no blog, nas minhas redes socais, com os meus amigos, familiares, marido, é incentivar a dar o melhor deles. Porque acredito que quando temos alguém a nos motivar conseguimos sempre dar mais. Por isso incentivar os outros a darem o melhor deles é uma forma de relacionar saudável.

Não fica na defensiva

Eu sei que nem todos gostamos de conflitos, ou de arranjar um. E muita das vezes o que acontece é ficarmos na defensiva para não entrar em choque com a outra pessoa. Então com isso acabamos por guardar para nós e ficarmos chateado com a situação.

Isso não é nada saudável. E existem várias maneiras de exporta o teu ponto de vista sem entrar em conflito com o outro. Saber colocar o nosso ponto de vista sem nos magoar-mos ou o outro é uma forma de manter o nosso relacionamento saudável.

Ser honesto e direto sem faltar ao respeito

Como referi acima, existem maneiras de expor o nosso ponto de vista sem magoar os outros ou a nós mesmos. E dizer que somos sinceros e dizer coisas que magoa a outra pessoa, não é saudável. Porque podemos ser honesto e directo sem faltar ao respeito ou magoar a outra pessoa. E com isso manter uma relacionamento saudável com a outra pessoa e contigo mesma.

Conclusão

Saber relacionar connosco e com os outros só depende daquilo que queremos para a nossa vida. Porque quando decidimos que queremos ter uma vida saudável e positivo, nos rodeamos de pessoas que nos trás energias positivas. E com isso nos ensinando a ser o melhor todos os dias.

Porque para manter uma relacionamento saudável só depende das nossas escolhas. Portanto escolha relacionar-se contigo e com os outros com amor e leveza. Porque só assim podemos nos tornar na nossa melhor versão à cada dia. Seja leva, luz e amor.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: