beneficios-da-pratica-da-meditacao-blogdasims
Meditação

5 benefícios da pratica da meditação regularmente.

Nada como começar um novo mês com dicas dos benefícios da pratica da meditação. Sim, eu sei que estou sempre a falar da meditação. Mas é por saber que ela faz tão bem a nossa saúde que estou sempre a partilhar dicas. E também porque à cada dia que passa vejo transformações em mim por causa da meditação. Por isso que meditar já faz parte da minha rotina.

E nos dias de hoje com todas essas preocupações por causa da pandemia, ela é uma grande aliada no controle de stress. Ajudando a conectarmos connosco e sentirmos equilibrados no nosso dia-a-dia. Por isso é bom saber mais sobre essa pratica que nos ajuda imenso a ter uma vida mais serena e equilibrada.

Além do que ela traz-nos imensos benefícios, que estão comprovados cientificamente. E também existem vários estudos que comprovam os seus benefícios de iniciar essa prática. Porque ajuda-nos a libertar o foco de problemas que nos anda a incomodar e também ajuda-nos a conhecer-mos melhor. Sendo assim vamos la ver essas razões que te vai levar a  querer começar a meditar ainda hoje.

5 benefícios da pratica da meditação regularmente

Benefícios  físicos

A meditação é uma prática que nos trás muitos benefícios físicos. Isto porque ao meditarmos estamos a melhorar o nosso sistema imunológico, ajuda-nos a atenuar a dor feito por uma lesão ajudando a diminuir a sua intensidade. Também meditar com frequência reduz a inflamação a nível celular, o que traz um grande benefício para o nosso bem-estar.

Benefícios emocionais

Ao meditar estamos a elevar todas as emoções positivas e com isso gerando um estado de calma. E isso ajuda-nos a proteger de doenças mentais, tais como a depressão. Porque ela atua como uma barreira contra a ansiedade ajudando-nos a ter um autocontrole naquilo que pensamos. Por ser uma prática de introspecção ajuda-nos a conhecermos melhor e entender aquilo que pensamos.

Benefícios sociais

A parte social entra como benefícios, porque ao meditarmos em grupos estamos a ser solidários. Ou seja, conseguimos motivar os outros e ao mesmo tempo tirar o maior partido dessa experiência. Porque a conexão que conseguimos através da sua prática em grupo, nos permite estabelecer laços de de amizades. Por estamos a partilhar um momento íntimo com pessoas que fazem a mesma coisa que nós. Não é bonito? E também ajuda-nos a não nos sentirmos sozinhos.

Benefícios mentais

Praticar a meditação regularmente pode aumentar a quantidade de substância cinzenta no nosso cérebro, principalmente nas zonas relacionadas com as nossas emoções e autocontrole. Por sua vez, se relaciona diretamente com os benefícios mencionados acima.

Benefícios produtivos

Meditar regularmente pode nos ajudar a melhorar a nossa capacidade para sustentar e dirigir a atenção. Tudo graças ao fato de nos permitir libertar o stress acumulado. Além disso, esse benefício  vai aumentar a nossa capacidade de concentração. E com isso atrasar o acúmulo do cansaço e fadiga. Também faz com que sejamos mais atraídos por distrações, principalmente quando temos em mãos tarefas que exigi muito de nós e da nossa memória.

E com a prática da meditação podemos aumentar o nosso grau de controle sobre diversos processos mentais, de modo a ganhar agilidade em muitas delas.

Conclusão

Esses são alguns benefícios da pratica da meditação, regularmente. Apesar que existem muito mais benefícios e daria muitos artigos sobre isso. Mas, da mesma maneira que existem vários benefícios também existem muitos mitos. E esses mitos levam muitas pessoas a recear ou até a duvidar o seu poder.

Em primeiro lugar, a meditação não consiste em simplesmente deixar de pensar ou a mente em branco. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é assim que funciona, ou seja, não ficamos com a mente vazia. Meditar é deixar os nossos pensamentos fluírem sem te apegares a eles. Ou seja, não prestas muita atenção aos teus pensamentos.

Além disso, podemos adotar várias posturas para meditar. E o mais importante é que estejas confortável e te sentes bem naquela posição, ou seja, não é obrigatório ficar sentada na posição de lotús (ficar sentada com as pernas cruzadas umas em cima das outras). Porque o mais importante aqui é que te sintas confortável para não provocares nenhum tensão muscular e poderes relaxar durante a prática.

Portanto a meditação é uma prática que pode ser realizada por qualquer pessoa e quando quiser. Porque não é preciso ser uma expert ou um budista para meditar. Na verdade, para aproveitar todos os benefícios da pratica da meditação não é preciso vincular a nenhuma religião ou filosofia. Só tens de aproveitar o momento com o objectivo de relaxar o corpo e a mente. Simplesmente deixar fluir e aproveitar o momento.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Leia também Cuidar da saúde mental com a meditação

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: