criar-uma-rotina-produtiva-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

Como criar uma rotina produtiva para uma vida alinhada.

Criar uma rotina produtiva nem sempre é fácil, sei do que falo. Porque para mim não foi fácil e também sei que para muito de vocês também não é. E uma das coisas que digo sempre é preciso disciplina e consistência, mas acima de tudo foco no objectivo. Porque quando queremos algo e sabemos que aquilo é bom para nós fazemos um esforço. Além do esforço também é preciso priorizar aquilo que queres.

Tens de saber o que é prioridade para ti neste momento. Aquilo que queres para ti e qual o grau de esforço que queres dedicar a isso. Mas eu sei que muita das vezes mesmo com essa vontade, as distrações acabam por nos desviar do nosso objectivo. Por isso hoje quero partilhar algumas dicas que te vai ajudar a criar uma rotina produtiva.

Leia também Crescimento pessoal: 12 coisas que deverias fazer ainda hoje!

Como criar uma rotina produtiva

Sabes quantas horas passas nas redes sociais?

Já paraste para pensar quantas horas passas nas redes sociais? Ou o que deixas de fazer por causa das redes sociais? Pois, como disse acima é preciso priorizar, por isso limita o teu tempo nas redes sociais para que possas ter uma vida próspera.

Muita das vezes perdemos muito tempo em fazer scroll e não damos conta. E já dei por mim a fazer isso muitas vezes. Por isso comecei a policiar-me quando percebo que estou a fazer isso.

Portanto para uma rotina produtiva é preciso limitar o teu tempo nas redes sociais. Ela é extremamente importante para o teu crescimento pessoal, profissional, mental e também para conseguir tirar as tuas metas do papel. Além do que, saber controlar a vontade de ficar a vasculhar a vida alheia é uma questão de autocontrole, característica fundamental de alguém que busca realizar os seus sonhos.

Tenho aprendido muito em relação as minhas horas gastas nas redes sociais, apesar de não ter sito fácil no início. Mas o que realmente faz a diferença entre usar o nosso tempo com a vida social e outras atividades é ter mais clareza um bom motivo para dar um tempo e focar noutras coisas. Por exemplo dar mais atenção as coisas que me engrandecem, mas com isso não quero dizer que não vou só tento não passar muito tempo. Trabalhar e frutificar o meu crescimento profissional através de rotinas que me ajudam nesse aspecto.

Por isso faz um esforço para reduzir o tempo que gastas nas redes sociais. Principalmente logo pela manhã, porque sei que muita gente tem por hábito entrar nas redes sociais assim que acorda. Para uma rotina saudável e produtiva muda os teu hábitos.

Planeia a tua rotina

Eu sei que pode parecer chato só de ouvir falar em rotinas. Mas a fase de adaptação de hábitos é fundamental e por isso é bom criar um. Porque temos 24h por dia a nossa disposição, portanto temos tempo suficiente para dividir as atividades e priorizar as que nos ajuda a crescer.

E planejar a nossa rotina, o que vamos fazer durante o dia é importante se queremos ser produtivos. Porque ao planejar o que temos para fazer ajuda-nos a mantermos mais focados e com isso evitar as distrações virtuais. No entanto podes usar as idas as redes sociais como recompensa por ter cumprido com as tuas tarefas do dia.

Arranja um meio de organização

O que não falta no nosso meio são meios, formas e dicas de organização. Posso dizer que hoje em dia temos tudo para todos os gostos, tanto em papel como digital. E isso é bom se não queremos andar perdidos. Confesso que sou muito a favor da organização, como uma boa virginiana que sou que adora tudo organizado.

Portanto ter uma agenda, um bloco ou qualquer coisa que te ajuda a organizar as tuas tarefas é muito importante se queres ser produtivo. Porque te ajuda a manter o teu dia controlado e saber ao certo o que tens de fazer sem perder tempo. Um dia organizado é um dia produtivo. E passar tudo para papel o que tens de fazer no dia, ou semana ou mês ajuda no teu crescimento e organização.

Desligar o wi-fi 

Sim, eu sei que parece ser o extremo ou demais. Mas se não consegues resistir a entrar na internet, então desligar o wi-fi e os dados móveis é a melhor solução. Assim podes colocar o telemóvel num canto e só fica para receber chamadas.

Mas caso isso seja impossível porque precisas da rede para trabalhar, então desliga as notificações das redes sociais. Ou faça um bloqueio a tela e coloca o telemóvel longe de ti, assim só o vais apanhar se tocar. Sei que na prática nem sempre é fácil, porque a vontade de ver as notificações ou mensagens é mais forte. Mas tens de ser mais forte e resistir essa vontade, porque só assim consegues ter um dia produtivo. E acima de tudo é preciso colocar essas ações em prática para mudar de vida e ser mais produtivo.

Conclusão

O que tenho aprendido é que para alcançar os meus objectivos é preciso foco e determinação. Porque as distrações vão sempre existir, isso não podemos evitar mas temos de ser nós a saber controlar essas distrações. E para podermos ser produtivos temos que saber planear e delinear as nossas tarefas, ficar longe das distrações e o mais importante acreditar que conseguimos.

Portanto foca mais na tua vida e saiba distinguir aquilo que é melhor ou não para ti. Aprenda a saber dividir o teu tempo, e claro sem nunca esquecer que é preciso dar aquela recompensa que nos ajuda a estar mais motivados. Aprenda a controlar as tuas vontades dando mais atenção as coisas que agregam valor a tua vida. Também deixa de perder tempo com atitudes e comportamentos destrutivos para o teu sucesso. E criar uma rotina produtiva só depende de ti. Força e foco naquilo que é melhor para ti e nunca desistas.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: