manter-um-habito-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

6 dicas para te ajudar a manter um hábito.

Como manter um hábito é a pergunta que todos fazemos quando falamos em mudar de hábitos. Já dei dicas de hábitos que devemos mudar para sermos mais felizes. Também já falei de hábitos que devemos implementar na nossa vida. Mas a questão é, como manter um hábito? O que devo fazer para manter esses novos hábitos?

Em primeiro lugar que te parabenizar. Porque se já chegaste até aqui é porque já identificaste os hábitos que precisas mudar e queres mudar. Por isso parabéns por esse passo. Agora sei que queres manter esses hábitos, mas não sabes como. Mas não te preocupes que trago 6 dicas para manteres os teus hábitos e continuar a tua jornada para a tua nova versão.

6 dicas para te ajudar a manter um hábito

Repita um pequeno hábito diariamente

Repetir, repetir, repetir. Essa é a tua palavra chave para manteres um hábito. Por isso a repetição desse hábito diariamente vai te ajudar nesse processo. Consistência no teu dia-a-dia. Saber que nem sempre é fácil mudar certos hábitos, portanto repita um pequeno hábito diariamente.

Todos os dias faça a mesma coisas e com o tempo a tua mente e o teu corpo começam a adaptar-se a essa nova rotina. O nosso cérebro precisa de no mínimo de 21 dias para reconhecer uma nova rotina, por isso é essencial repetir esse hábito diariamente.

Foca num hábito de cada vez

Se esta a ser difícil para ti mudar os teus hábitos, ou se estar a ter dificuldades em concentrar na tua mudança? Não desista e acredita que é super normal. O nosso corpo começa a criar resistência quando a mudanças. O importante é não desistir, nunca.

Então foca num hábito de cada vez, pega na tua lista e escolhe um hábito para mudar. Como disse no primeiro ponto, repita. Repita esse hábito todos os dias até começar a ficar mais fácil para ti. E depois pegas num outro, assim sucessivamente.

Cria novos hábitos a partir dos existentes

Muitas vezes já temos muitos hábitos saudáveis, mas nem sempre damos o divido valor a eles. Isto porque achamos que não é o suficiente, mas são esses hábitos que te vai ajudar na tua mudança. Então, pega nesses hábitos e cria novos para complementar.

Não tens que descartar o que já tens, pega nesses e trabalha neles. Faz as melhorias que tens de fazer e o torna mais saudável. É uma maneira de te ajudar a introduzir novos hábitos na tua vida.

Marcar os dias de sucesso

É muito importante celebrarmos as nossas conquistas, o novo passo. Por isso marcar os dias de sucesso fazem parte da rotina de manter um hábito. Porque é preciso sempre celebrar a nova conquista. E isso vai nos ajudar na nossa motivação, vais te sentir mais motivada a continuar a tua jornada, o teu caminho.

Tem tudo preparado

Organizar é a melhor maneira quando queremos fazer mudanças nas nossas vida. Isto porque nos ajuda a manter-nos mais focados e concentrados naquilo que queremos fazer. E ao saber que já temos algo planejado e preparado para começar a-nos força e coragem, e acima de tudo motiva-nos.

Por isso, prepara os novos hábitos que queres mudar no dia anterior. Quer seja levantar cedo, começar a fazer exercício, mudar a alimentação, meditar, beber água logo cedo, etc. Enfim tudo que quiseres mudar, preparar no dia anterior.

Começar pela manhã

Para mim, faz todo o sentido começar novos hábitos logo pela manhã. Isso porque se estamos a planear começar um rotina matinal, então faz todo o sentido ser pela manhã. Ou mesmo outra rotina qualquer. Porque como diz o ditado “é pela manhã que se começa o dia”. E ao acordar o nosso cérebro está mais descansado e fresco, então ele vai absorver melhor esses novos hábitos. Então iniciar novos hábitos pela manhã tem mais probabilidade de dar certo.

Conclusão

Posso dizer que a minha vida mudou muito depois de ter alterados certos hábitos, principalmente os menos bons. Porque comecei a sentir-me com mais energia, mais motivada e acima de tudo mais feliz comigo mesma.

Por isso partilho muitas dicas e falo muito de hábitos, porque acredito para sermos a nossa melhor versão é preciso tirar o velho e colocar o novo. Portanto espero que essas dicas te ajude a manter os teus novos hábitos e que a tua jornada seja cada vez melhor. Porque mereces uma vida melhor e tu consegues.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: