parar-de-procrastinar-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

5 dicas para quem quer parar de procrastinar.

Parar de procrastinar nem sempre é uma tarefa fácil. Porque conciliar o nosso trabalho, estudos, cuidar da casa, filhos (para quem os tem), nem sempre conseguimos. Principalmente quando estamos atarefados com muitas coisas por fazer, ou que deixamos acumular. Então, torna-se tudo mais complicado.

Por isso é importante saber aprimorar o nosso tempo, ou seja, estratégias para conseguir fazer tudo o que temos para fazer sem adiar ou “empurrar com a barriga”. E é aí que surge a Procrastinação.

O que é a Procrastinação?

Nada mais do que adiar. Adiar tarefas, deixar para depois; adiar; delongar; postergar; protrair. É adiar uma ação. Tão simples quanto isso, não é nada de complicado. E hoje em dia muito se ouve falar nessa palavra, porque muito, também, se tem falado em produtividade.

A procrastinação, apesar de ser muito falada ela não é muito tratada. Mesmo sendo algo que, quase, todos sabemos o que é mas vivemos a procrastinar. Estamos constantemente a adiar afazeres, ou seja, não conseguimos parar de procrastinar. Quantas vezes não criamos um dia altamente produtivo e cheio de tarefas e quando chega o dia, começamos a adiar as tarefas para o outro dia?

Às vezes acontece algo que não podemos deixar para outro dia então acabamos por deixar aquilo que tínhamos marcado para outro dia. Isso é completamente normal, porque imprevistos acontecem. Mas, quando começamos a fazer isso todos os dias, acaba por se tornar numa rotina e quando damos conta já passou muito tempo. É como as metas do início do ano em que fazemos sempre uma lista enorme e depois chega no final do ano, e nada. Por isso, quero partilhar com vocês 5 dicas para quem quer parar de procrastinar ainda hoje.

5 dicas para quem quer parar de procrastinar:

Aprende a anotar tudo

O primeiro passo para acabar com a procrastinação é anotar todas as atividades que tens para fazer. Seja em uma agenda ou aplicações no telemóvel. Aqui o importante é visualizares os teus objectivos diários, o que te vai ajudar a focar naquilo que realmente importa.

Eu tenho por hábito escrever na minha agenda tudo que tenho para fazer. Ou, se for alguma coisa que tem de ser feito num dia específico, coloco um lembrete no meu telemóvel. Porque assim não fico com nada por fazer e é da maneira que tenho sempre o meu dia programado.

Saber afastar das distrações

As redes sociais é um grande exemplo de distrações. Por isso uma boa estratégia é agendar uma hora para navegar nas redes sociais. E com isso evitar ter o telemóvel por perto se não consegues controlar ficar sem mexer nele.

Por isso, limita o teu tempo nas redes sociais e cria barreiras para as distrações. Apesar que para quem tenha que ter as redes sociais sempre abertas, por uma questão de trabalho, seja mais complicado. Mas aqui também se aplica a lista de tarefas e focar no que vais fazer. Assim evitando fazer scroll no feed.

Uma recompensa no final

A parte boa, recompensa. Após cada atividade concluída é hora de uma recompensa para ti mesma. Porque isso é importante? Porque só assim o teu cérebro perceber que vai ter um momento agradável a cada conclusão. Por exemplo, 10 minutos numa rede social ou parar para beber um chá ou café.

Isso também é muito importante, saber recompensar-nos pelo esforço e dedicação. Porque afinal de contas temos, sempre, que nos mimar a recompensar-nos pelo nosso esforço.

Optimizar o tempo

Nos dias em que temos muitas coisas para fazer, é importante evitar o tempo ocioso. Por isso, saiba dizer não as tarefas que não acrescentarão em nada no teu objectivo.

É hora de dizer adeus as desculpas

Começa! Se já sabes o que tens de fazer, porque ainda não começaste? A hora de dar o primeiro passo é agora. Por isso começa com tarefas mais simples – porque sim, são importantes. E depois vai atingindo tarefas mais complexas. Mas começa, hoje!

Conclusão

Parar de procrastinar é fácil e só depende de ti. E com essas 5 dicas, fáceis e rápidas de colocar em prática eu sei que vais conseguir. Portanto pare de procrastinar e comece ainda hoje a ser mais produtiva. O importante é começar, depois com o tempo vais aprimorando.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: