rotina-matinal-para-o-sucesso-blog-dasims
Desenvolvimento pessoal

Dicas de rotina matinal para o sucesso

Dando sequência aos artigos sobre manhãs. Hoje quero partilhar as melhores ideias de rotina matinal para o sucesso, na minha opinião, e como o implementar ainda hoje. Como já partilhei aqui, eu adoro uma rotina matinal, ter aquele tempinho só para mim. Apesar que no início andei a luta comigo mesma para o conseguir implementar e encontrar aquele que mais se adaptava a minha realidade. Por isso gosto sempre de partilhar com vocês a minha rotinas, bem como os benefícios de uma rotina e como iniciar a tua ainda hoje!

Para que fiquem a par, as pessoas bem-sucedidas utilizam a manhã porque sabem que é o momento onde não são interrompidas, seja por crianças, por email ou pelo escritório. Portanto, criar uma rotina matinal pode te ajudar a ser mais produtivo e menos stressado. Então, vamos aprofundar no que deve fazer parte a tua rotina e faça da tua manhã a melhor parte do teu dia!

Qual a tua rotina matinal?

A tua rotina matinal deve consistir nas coisas mais importantes para ti. Mesmo que costumas por na agenda dos teus filhos, cônjuges ou chefes  antes da tua, esta rotina é sobre o que desejas e precisas.

Algumas ideias a incluir na tua rotina matinal:

  • oração
  • beber água
  • alongamentos
  • exercício físico
  • meditação
  • visualização
  • diário
  • leitura
  • pequeno-almoço
  • lista de tarefas do teu dia

Eu sei que podes estar a perguntar: “isso é tudo muito bonito, mas mal consigo terminar o que tenho na minha lista de tarefa quantos mais adicionar isso tudo?” Tenho aprendido que as coisas que nos tornam na nossa melhor versão são fáceis de se fazer. Mas, também o outro lado disso é que da mesma maneira que são fáceis de fazer, também são fáceis de não fazer.

È tão fácil escrever num diário por 5 minutos ou fazer alongamentos assim que levantas da cama. Mas também é fácil não fazer. Portanto, criar uma rotina matinal em torno das coisas que valorizas ajuda a criar tempo para elas. Tudo uma questão de prioridade.

Por que é importante ter uma rotina matinal?

A rotina matinal não apenas permite que dediques tempo às coisas mais importantes para ti, como também é a hora do dia em que a tua força de vontade é mais elevada. Normalmente, não sentamos para comer um hambúrguer às sete da manhã, mas basta ter um dia difícil e ficamos em frente à TV a comer um hambúrguer ou outra coisa qualquer. E isso ocorre porque a nossa força de vontade diminui a cada decisão e ação que tomamos.

Portanto, é melhor começar o dia com coisas que nos elevam e fazem a maior diferença em nossos dias. Porque, quando fazemos isso, também ajuda-nos a sentir realizados logo pela manhã e isso faz aumentar a nossa dopamina. A dopamina está ligada à nossa capacidade de foco, motivação e satisfação. E todas essas coisas nos ajudam a sentir o nosso melhor e aumentam a nossa produtividade.

Minha rotina matinal

Inicie a minha rotina matinal depois de ter lido o livro “Milagre das manhãs” do Hal Elrod. Já agora é um livro que aconselho para quem quer iniciar uma rotina matinal. Embora ele partilha a sua rotina, eu tive que adaptar e personalizar para as minhas necessidades e deves fazer o mesmo. Personalizar e adaptar a tua realidade e que te faça sentir confortável.

O meu acordar depende dos dias que tenho aula de yoga, mas é sempre as 6:30 nos dias que não tenho yoga logo cedo. Acordo e a primeira coisa que faço é a minha oração, que é mais agradecer o dia e pedir proteção aos meus familiares, amigos e o mundo. Sim, eu sou daquelas que não só pede por mim como para todos hehehehehh.

Como disse acima, a minha rotina depende dos dias de aula de yoga. Mas normalmente com aula ou não, depois da oração alongo, bebo o meu copo de água, medito escrevo no meu diário de gratidão, tomo o meu pequeno-almoço e reservo meia hora para a leitura. Dependendo do dia, faço o meu treino ou saio para caminhar ou correr.

Mas, é importante relembrar que tens de fazer a tua rotina consoante a tua realidade. Porque podes não ter muito tempo de manhã por causa do trabalho então reajustas o teu tempo e fazes aquilo que podes e no tempo que tens. Principalmente para quem tem crianças em casa.

Por isso é importante saber quanto tempo tens logo pela manhã, acordar mais cedo para ter tempo de fazer as tuas atividades. E acima de tudo, fazer algo que gostas, te dê prazer e te deixe motivada. Então, cria o teu plano no dia anterior com a lista de coisas que queres fazer, dentro do teu tempo, isso vai te ajudar a decidir a que horas acordar.

Quanto tempo deverá durar uma rotina matinal?

Acho que isso depende de cada um e do tempo disponível. Porque a minha disponibilidade pode não ser o mesmo para ti. Por isso, aqui o tempo depende do que tiveres disponível. E, realizar a lista do que queres fazer é fácil e o mais difícil é cumpri-la. Por isso é importante preparar na noite anterior, ou até mesmo uma semana antes.

Porque eu sei que nem todas temos tempo, então é sentar e estabelecer o que queres fazer para o teu proveito logo pela manhã e de quanto tempo depões. Mas, convém que comeces com uma rotina simples e que consegues fazer. Não adianta começar uma rotina com uma lista enorme de afazeres e depois não conseguires fazer isso.

Não! Aqui é ajudar-te a iniciar uma rotina matinal que se adapta a tua realidade. Um rotina matinal de sucesso ideal para ti. Por isso, faça fácil de começar e difícil de parar. É esse o objectivo.

É tudo uma questão de hábito!

  • Se não consegues levantar assim que toca o despertador, então deixe o alarme longe assim faz com que levantes da cama para o desligar.
  • Se queres passar a beber mais água, então deixa de comprar refrigerantes e coloque um copo de água na tua cabeceira da cama para beberes assim que acordares.
  • Ou se queres passar a fazer exercício físico, procura videos no youtube, instalas APP de treinos e faça em casa, nem que seja um treino curto.

Portanto, descobre maneiras de tornar o teus novos hábitos mais fáceis e os velhos mais difíceis de fazer. E acima de tudo, persistência e nunca desistir.

Não permita interrupções

O objectivo da rotina matinal é estar em silêncio contigo mesma. Por isso, lembra-te de honrar esse momento de tranquilidade do teu dia sem telemóveis ou outras distrações que possam surgir. Deixe os emails ou as redes sociais para depois da tua rotina matinal.

Portanto foco no que é importante para ti.

Como criar uma rotina matinal para o sucesso?

Bem, agora que já viu a minha melhor rotina matinal para o sucesso sabe o por que a manhã é a melhor hora para começar. Agora é hora de descobrires como começar a teu dia. Então, vou partilhar 6 passos que te vai ajudar a criar a tua rotina matinal.

  1. faz uma lista daquilo que desejas fazer diariamente;
  2. priorize a tua lista com base naquilo que é importante para ti;
  3. decida as 3 ou 5 coisas mais valiosas e esqueça o resto, por enquanto;
  4. descobre quanto tempo vais precisar para cada tarefa;
  5. coloque a tua lista no teu calendário e defina o teu alarme para a manhã;
  6. acompanha os teus novos hábitos e como te sentes na tua rotina.

Conclusão

Pode ser tentador ficares rígido contigo mesma depois de delineares a tua rotina matinal, mas é importante prestar atenção como te sentes depois de uma semana de plano. Se sentes que estás bem, mais produtiva e com mais energia então esse é o teu plano ideal.

Por outro lado, se a tua rotina te está a causar stress ou não consegues dormir as 8 horas, então considere em alterar a tua rotina até te sentires produtiva, energética e feliz com ela. Por isso é muito importante prestar atenção em ti mesma para perceber o que está a funcionar ou não. Porque o objectivo é teres uma rotina matinal para o sucesso e não uma rotina que te está a causar stress. Portanto, foco, força e fé. No final tudo vai valer a pena.

Mas quero saber, já tens uma rotina matinal? Se sim, como é? Se não, pensas seguir esses passos? Partilha comigo.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: