como-mudar-de-vida-sem-desculpas-blogdasims
Desenvolvimento pessoal

Como mudar de vida sem desculpas!

Quando falamos em mudanças de hábitos arranjamos sempre desculpas. Eu sei do que estou a falar, porque durante anos fiz isso, inventei desculpas para não mudar certos hábitos. Depois de ver essa mudança como algo positivo para mim, acabei por empenhar-me em mudar de vida sem desculpas.

Mas essa mudança exigiu de mim muito esforço, de dedicação e tempo. Sobretudo, sair da minha zona de conforto. Por isso muitos de nós tendemos a resistir a essa mudança por exigir tanto de nós. E com isso levamos a nossa vida a resistir. Porque existe sempre coisas que queremos mudar, mas acabamos por não fazer nada nesse sentido.

E com isso acabamos por nos tornarmos num expert em inventar desculpas. Porque são essas desculpas que de uma forma ou de outra, nos tranquilizam naquele momento. E quando não queremos essa transformação, damos desculpas e algumas delas não fazem sentido de todo. Por isso hoje quero partilhar 3 desculpas que damos a nós mesmas quando o assunto é mudar de vida.

Como mudar de vida sem desculpas

“Não tenho tempo!”

Em primeiro lugar gostaria de dizer que o objectivo não é julgar-vos, porque, quem sou eu para o fazer? Também já estive do outro lado, e também cada um sabe de si e das suas dificuldades. E cada um sabe daquilo que está a passar de momento.

Mas, o dia tem 24 horas e de certeza consegues encaixar alguns minutos por mais ocupada que esteja. Eu sei, que todos temos as nossas responsabilidades que precisam de ser cumpridas. Mas, também, acredito que no meio dessa correria acabamos por ter sempre algum tempo. Então, por que não aproveitar esse tempo em ti? Mudar aquele hábito que já anda a querer mudar e introduzir novos hábitos que te vão ajudar a tornar a tua melhor versão.

Leia também 12 hábitos saudáveis para ser melhor ainda hoje.

“Agora não me dá jeito nenhum!”

Quando estamos já com esses hábitos muito enraizados, torna-se um bocadinho difícil libertarmos deles. Por isso acabamos por arranjar sempre uma desculpa. Mas se o que queremos é mudar, então é preciso fazer um esforço.

Sair dessa rotina destrutiva e enfrentar uma nova realidade. Porque o que queremos, ou o que procuramos, é sentirmos bem connosco, com as pessoas que nos rodeiam e com o mundo.

“Sempre fui assim!”

Essa é a desculpa que mais oiço e que confesso que já a disse muitas vezes no passado. E quando nos confrontamos com o nosso lado, que no fundo, sabemos que não é bom. Ou que é prejudicial para nós e para os que nos rodeiam, essa é a desculpa que damos. Porque é o mais convincente para nós e que achamos que se adapta melhor.

Mas, a verdade é que ninguém nasce assim. E aquilo que adquirimos que muitas das vezes, nem sequer é nosso. São hábitos e crenças que vêm associados a nós e que achamos que nascemos com elas. Por isso é preciso encarar esse lado menos bom de nós e mudar. Ou seja, mudar por ti e pelo teu bem.

Conclusão!

O primeiro passo para uma mudança é parar de arranjar desculpas. Parar e assumir a nossa responsabilidade, porque quando queremos e estamos dispostos conseguimos tudo. A mudança está dentro de ti e não lá fora. Ela começa de dentro para fora. É preciso sair da zona de conforto, fazer sacrifícios. Porque sem isso nada consegues e continuas no mesmo lugar.

Portanto é preciso encontrar o caminho para o teu “eu” interior. Porque a mudança tem como base o que temos e o que somos agora. Não o que deveríamos ter, fazer ou ser. Aceitar aquilo que somos e temos. Se queremos que algo mude, o confronto connosco é inevitável.

Então, deixa-te de desculpas e muda a tua vida, por ti. Aproveita essa mudança para te transformares na tua melhor versão. Um grande aliado à mudança, e que a mim sempre ajudou, é a meditação. Porque é o momento que paramos e que estamos conectados connosco. Estamos ali, sentados, focados na respiração e no momento presente. Onde encontramos o aqui e agora.

“Quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos.”  – Viktor Frankl 

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Baixe o ebook grátis: Como eliminar a autosabotagem em 3 passos

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: