manter-a-produtividade-em-casa-blogdasims
Home

Dicas para manter a produtividade em casa

Manter a produtividade em casa nessa altura de quarentena não é nada fácil. Porque trabalhar a partir de casa, estar com a família e assumir responsabilidades inerentes e mesmo assim ser produtiva, pode ser complicado. Quando estamos em casa, temos vários pontos que podem ser decisivos para nos distrairmos, o que leva à não conclusão de tarefas e adiamento de outros.

E com isso, chegamos ao fim do dia e percebemos que “hoje não fiz nada”. E que a nossa produtividade esteve a zero! Por isso, para contornar estes dias quero partilhar com vocês aquilo que funciona para mim.

4 dicas para manter a produtividade em casa:

Um horário de trabalho

Apesar de estarmos em casa, não nos podemos desleixar. Porque mesmo sendo em casa e flexível, é bom ter um horário de trabalho determinado. E isso ajuda a manter o foco e também a descansar quando terminares o teu dia de trabalho.

Porque se não definires bem esse tempo de trabalho, acabas por trabalhar demais ou de menos. Por isso é importante definir um horário que seja produtivo para ti. No meu caso, como sou a minha chefe, prefiro trabalhar no período da tarde e deixar o período da manhã para cuidar de mim e da casa.

Lista de tarefas

Umas das coisas que sempre fiz, foi lista de tarefas. Apontar numa agenda ou caderno o que tenho a fazer nesse dia e no final riscar os que consegui fazer. E sempre funcionou muito bem para mim.

Ao fazer essa lista já vais saber o que tenhas a fazer e com isso focar no teu trabalho. Com isso ganhando mais tempo e concentração, fazendo com que não procrastines.

Leia sobre procrastinação

Ambiente de trabalho

Outra coisa que é muito importante é ter um local para trabalhares. Acredito que muitos foram pegos de surpresa com o teletrabalho, e sem um escritório para o fazer. Mas isso não tem problema. Um mesa organizada (pode ser a da sala), não trabalhar de pijama se possível porque pode fazer com que relaxes demais.

Avisa as pessoas da casa que naquele horário vais estar a trabalhar, para evitar distrações. Apesar que para quem tenha crianças pequenas possa ser um pouco complicado. E lembra de colocar o telemóvel no silêncio ou desativar as notificações.

Dica: coloque uma garrafa de água ao pé para te manteres hidratada

Fazer pausas

Faça pequenas pausas durante a tua hora de trabalho para respirar e descansar um bocadinho. Porque isso ajuda a recuperar o foco e também colabora com a manutenção da tua saúde que é o mais importante.

Uma técnica que uso e que me ajuda imenso, é trabalhar durante uma hora e depois faço uma pausa de cinco a dez minutos para preparar um chá ou esticar as pernas.

Conclusão

Em tempos diferentes, temos que nos readaptar. E acredito que nessa quarentena tem sido complicado manter a produtividade em casa. Por isso espero que essas dicas te possa ajudar.

Beijinhos de luz

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: