como-aproveitar-a-quarentena-blogdasims
Desenvolvimento pessoal,  Home

Como aproveitar a quarentena para o teu crescimento pessoal!

Olá pessoal. Como aproveitar a quarentena neste momento é a pergunta que todos fazemos. E infelizmente estamos a viver um momento muito triste de pandemia e uma das principais recomendações dos Órgãos de Saúde foi a quarentena voluntária, evitando ao máximo sair de casa. Seguindo essa linha, a maioria das escolas e universidades suspenderam as aulas muitos trabalhadores estão em teletrabalho.

E ficar muito tempo dentro de casa, sem contato social, pode ser algo desafiador, mas com organização podes aproveitar esse momento de uma maneira mais positiva e engrandecedora. Por isso hoje vou compartilhar como aproveitar a quarentena para o teu crescimento pessoal e transformar a solidão em sinónimo de desenvolvimento pessoal e amor-próprio.

Como aproveitar a quarentena para o teu crescimento pessoal:

Cria uma rotina

Inevitavelmente a tua rotina vai mudar pela impossibilidade de trabalhar e estudar agora. Mas para organizar o teu tempo e conseguir tirar um bom proveito desse período, é essencial criar uma rotina. Além disso, continuar a seguir um rotina saudável, especialmente em tempos de reclusão, pois mantém o teu cérebro ativo e criativo.

Por isso defina os teus horários de dormir e acordar todos os dias, certificando que dormes as 8h de sono por dia; definia um horário de trabalho e/ou estudo, porque quarentena não são férias; inclua hábitos como ler, exercícios, hobby, etc.

Aprender

Aproveita esse momento para especializar. Nós nunca deveríamos para de estudar, pois quanto mais conhecimento, mais valor de mercado temos. Entretanto, entendo que a rotina corrida de muitos, as vezes é difícil encontrar tempo. Por isso, aproveita esse momento para fazer cursos onlines, aprender uma língua ou estudar para alguma prova/concurso que sempre quiseste realizar.

Aprender também pode ser uma habilidade que sempre quiseste desenvolver, como cozinhar ou tocar algum instrumento. Para isso não faltarão vídeos no youtube.

Cuidar da alma

Nossa espiritualidade muitas vezes é deixada de lado. Muitos não sabem mas cuidar da nossa vida espiritual também é uma forma de auto-cuidado. Espiritualidade não necessariamente se relaciona com religião, mas sim com a sua relação com o teu interior. Ou seja, suas reflexões sobre a vida, suas ambições, o teu propósito.

Por isso ter um tempo para esse cuidado é essencial. E o podes fazer através da meditação ou oração. Aqui no blog encontras artigos que pode ajudar na meditação, e a oração é só encontrares um lugar tranquilo e conversar com a tua entidade superior em que acreditas.

Essas práticas vai te ajudar a manter-te mentalmente saudável, sobretudo em um momento tão complicado.

Leia 5 razões para começar a meditar ainda hoje

Apanhar sol

É importante salientar que 80% da absorção de vitamina D vem do sol e a sua deficiência pode causar melancolia e depressão. Por isso é indispensável reservar no mínimo 30 minutos diários para apanhar sol, nem que seja da tua janela.

Aproveita esse momento para ler ou ouvir podcasts inspiradores.

Organização

Manter a casa organizada também te ajuda a manter-te mentalmente estável, pois é mais confortável estar em um local limpo e arrumado. Por isso, cultiva o hábito de arrumar a cama sempre de acordar, lavar a louça, reserva uma hora do teu dia para alguma tarefa como limpar a casa e tratar da roupa.

Hobbies

Dedica uma hora do dia para fazer aquilo que amas e que aviva a tua alma. Finalmente agora tens tempo para dedicares e aprimorar os teus talentos. Por isso abrace a criatividade e vê como sentiras mais completa e realizada. Pode ser pintura, poesia, canto, trocar instrumentos, cozinha, jardinagem, qualquer coisa.

Leitura

Se ainda não desenvolveste esse hábito, então essa é a hora. Podes colocar um alarme para um momento específico com uma duração específica e mergulhe num livro. Para mim funcionou essa técnica no inicio.

Ler faz bem a mente, para a memória, para o coração, aumenta o teu vocabulário, ensina-te lições de vida e tem o poder de te inspirar.

São essas as dicas para hoje de como aproveitar a quarentena para o teu crescimento pessoal. E que espero que te possa ajudar nessa fase menos boa. E como podes ver são várias coisas que podes fazer ao longo do teu dia que te pode ajudar no teu crescimento pessoal. Por isso cria hábitos e muda a tua rotina a partir de hoje.

Beijinhos de luz

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: