como-ter-tempo-para-fazer-tudo-blogdasims
Desenvolvimento pessoal,  Home

Como ter tempo para fazer tudo o que quer fazer?

Olá pessoal. Costumas chegar no final do dia ainda com muita coisa para fazer? Dizes sempre que não tens tempo para nada? Em primeiro lugar, isso é muito comum porque muitas pessoas dizem a mesma coisa. Ou seja, não estas sozinha nisso. Mas acredito que em alguns dos casos isso possa ser verdade, mas na maioria das vezes é apenas uma desculpa que damos a nós mesmas.

Se não te exercitas ou começas aquele curso porque dizes não ter tempo, então pare um momento e faz essa pergunta a ti mesma: “o que está a ocupar o meu tempo?” Apesar da situação que estamos a viver do momento, achando que o que mais temos é tempo, nem sempre funciona assim.

Isto porque se não souberes organizar, vais continuar a chegar ao final do dia com aquela sensação de precisar de mais tempo para fazer as coisas. Por isso é preciso saber organizar e priorizar. Nesse sentido trago 4 dicas que te pode ajudar nesse aspecto e que te servia principalmente neste momento de quarentena.

4 dicas de como ter tempo para fazer tu o que queres fazer

Diário de atividades

O diário de atividades funciona aqui para te ajudar a perceber o que fizeste durante o dia. Como por exemplo: quanto tempo estiveste no telemóvel; na casa de banho; na cozinha; a ver TV; a brincar com o teu cão; etc.

Aqui o importante é pegar num bloco do telemóvel, ou caderno e anotar tudo. Como se fosse um diário de alimentação, onde temos que anotar o que comemos e as horas, então faz a mesma coisa com o teu diário de atividades.

Atenção, que as horas de trabalho ou de escola não precisam de ser especificadas nesse diário, elas contam só como horas gastas nessa atividade. No final ainda vais ver como tempo rende.

Para onde foi o tempo?

Depois de anotar tudo que fez durante o teu dia, no final faz uma análise e vai perceber que perde parte do teu tempo com atividades que não agregam valor. Isso não quer dizer que não deves eliminar essas atividades da tua rotina. Nós sabemos como é bom voltar à casa e ficar a ver stories no instagram ou aquela séria favorita.

Mas monitorize quanto tempo gasta nessa atividade e tenta reduzir. Séries e ver as nossas redes sociais, por exemplo, podem ser uns verdadeiros sugadores do tempo. Sempre achamos que vamos passar um bocadinho e quando damos conta, passaram-se horas.

Prioriza e substitua

Tudo na vida tem uma prioridade. A verdade é que quando dizemos “não tenho tempo para isso”, estamos a dizer que não é a nossa prioridade. Tu tens tempo para fazer o que quiser se o tornares na tua prioridade.

Afinal, nós sempre temos tempo para tomar banho, comer e escovar os nossos dentes, certo? Essas atividades estão no topo da nossa lista de prioridades. Então, por que não adicionar aquele curso online ou aprender a meditar nessa lista?

Para encaixar novas atividades no nosso dia a dia, é necessário reduzir o tempo de outras atividades. Usando os exemplos anteriores, podes continuar a ver as redes sociais e ver a tua série favorita. Mas prometa para ti mesma que não vai ficar horas nelas e realmente a cumpra.

Ou podes colocar um alarme, hoje em dia temos vários aplicativos e até mesmo no nosso telemóvel podemos monitorizar o nosso tempo. Crie uma rotina do tempo que queres gastas nessas atividades.

Coloque lembretes e tenha tempo para fazer tudo

Coloque a tua meta no fundo do teu telemóvel ou em post it no teu computador. Sempre que olhar, pergunta-te “como o que eu estou a fazer agora pode contribuir para alcançar a minha meta?”

Quando lembramos que estamos a desperdiçar o nosso tempo, criamos uma motivação instantânea para fazer o que deveríamos estar a fazer. Assim, conseguimos aquela sensação de “estou a fazer algo de útil” e “estou a ser produtiva”. E quando nos sentimos assim, queremos continuar com o que estamos a fazer. É um ciclo. Um ciclo que só trará bons resultados para ti.

Portanto não perca mais tempo em coisas que não te acrescenta. Prioriza o teu tempo e faça algo que te faz crescer e tornar-te produtiva. Aproveita esses dias de quarentena para colocar em prática essas dicas. Então mãos a obra que tu consegues!

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Baixe o ebook grátis: Como eliminar a autosabotagem em 3 passos

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: