o-que-podes-fazer-nessa-quarentena-blogdasims
Desenvolvimento pessoal,  Home

12 dicas de coisas que podes fazer nessa quarentena!

Olá pessoal. O que podes fazer nessa quarentena, é o dilema de muitos. E evitar o contato social e ficar em casa é a melhor maneira de combater esses vírus. Onde tudo fechado, e evitar sair a rua a não ser que seja para ir ao supermercado ou farmácia. Sei que não é fácil de repente ver tudo fechado, tudo cancelado mas a situação é essa e temos que ser consciente e adaptarmos a essa nova realidade.

E ficar em segurança e fazer o melhor dessa experiência. Essas dicas vão te ajudar a passar por esse desafio sem ficar maluca e, quem sabe, sair melhor do que entrou. E o que podes fazer nessa quarentena é ficar em casa e cuidar de ti, esse é o importante.

“inspira, expira e não pira”

12 dicas de coisas que podes fazer nessa quarentena:

Tenha uma rotina

Manter uma rotina saudável e produtiva é essencial. Por isso acordar cedo, vestir e fazer as tuas atividades cotidianas preservando os horários habituais. Caso esteja a trabalhar em casa, defina períodos de trabalho e e concentre-se nelas.

A rotina é importante para que a mente se sinta segura e focada. A falta de um padrão diário de comportamento aumenta a sensação de confusão e descontrole. Por isso adapte a tua rotina às novas necessidades, mas cuia do teu ritmo de vida.

Mantenha a casa limpa e arrumada

Já que é para ficar em casa, que ela seja um local limpo e agradável. Um ambiente organizado e limpo ajuda a acalmar e clarificar a mente, além de ser fundamental para a autoestima. Posso confessar que não gosto de ter nada desarrumado ou sujo.

Então abra as janelas, arruma a cama, lave a louça, limpa a casa e cuida das roupas. Sem stress, mas com carinho e alegria. Porque mereces um espaço digno e saudável, cuide bem dele e ele cuidará de ti também.

Faça exercícios físicos diariamente

Acredita, o teu corpo precisa de atividade para que possas manter em equilíbrio e saudável. Porque com a locomoção e trajetos reduzidos, precisamos buscar alternativas de exercícios físicos para compensar o movimento que estamos a deixar para trás.

Existem muitas atividades que requerem pouco espaço e podem ser feitas em casa. O exercício físico diário vai deixá-la mais relaxada, positiva e preparada para lidar com a nova rotina com consciência e clareza.

Sair para dar uma volta

Apesar de estamos limitados nesse aspecto, mas em algum momento do dia saia para dar uma volta nas redondezas. Em lugares tranquilos e abertos. Claro, sempre evitando contato direto com outras pessoas, mas aproveita para respirar ar puro, tomar Sol e sentir o vento na cara.

Tire o máximo desses momentos e aprenda a apreciar os pequenos prazeres da vida. Apesar de tudo, temos muito a agradecer.

Tenha contato com a natureza

Mesmo que os passeios estejam, temporariamente, limitados, é importante procurar alguma conexão com a natureza para manter o equilíbrio e a paz interior. Por isso cultiva e cuida de plantas, fica atento ao som dos pássaros, olha para o céu e observe o movimento das nuvens.

Isto porque a natureza e seus ciclos sempre se manifestam de alguma forma e são constante lembrete de como a vida é bela.

Meditar

A meditação é uma prática muito simples e que permite alcançar um estado maior de clareza mental e emocional. Existem vários aplicativos, podcast e vídeos no youtube que te pode ajudar nessa atividade. O importante é cultivar esse hábitos e praticar diariamente, mesmo que seja apenas por alguns minutos.

Tirar um momento de silêncio e calma para ti mesma, afastar-se do mundo e concentrar-se no teu interior, acalmar a respiração e observar os pensamentos que vierem, já é um bom começo. Quando equilibras internamente, torna-se mais forte e capaz de lidar com os desafios com mais consciência e tranquilidade.

Cultiva hábitos que te faça bem

Aproveita o momento para praticar um hobby, aprender algo que sempre quis, ler os livros que não conseguiu terminar ainda, assistir filmes ou apenas coisas que te traga uma sensação de bem-estar e paz. Por isso, dedica, diariamente, um tempo para essas atividades, elas são importantes para levar alegria e equilíbrio à rotina.

Além de sentir mais realizada e feliz, vais sair da quarentena mais habilidosa e culta.

Evita hiperconcivência

Caso estejas a fazer quarentena com outras pessoas, em casa, é fundamental cuidar para manter um bom relacionamento com quem está à tua volta. Lembra-te de que todos estão a passar por um momento delicado e de que o excesso de convivência pode gerar atritos.

Ainda que o espaço e a maioria das atividades sejam compartilhadas, é importante definir e assegurar alguns períodos de privacidade para todos. Assim, podemos aproveitar melhor os momentos juntos, com mais leveza e conexão.

Cozinha a tua comida

Além de ser uma medida preventiva para garantir o controle e higiene do que consomes, cozinha é uma atividade muito indicada para combater o stress e melhorar o equilíbrio. Cozinhar requer foco, organização, controle e calma: tudo aquilo que precisamos desenvolver a preservar.

A comida feita em casa é também mais saudável e fresca. Encare como uma ótima oportunidade de melhorar tuas habilidades culinárias e tronar cada vez mais amiga das panelas. Por isso inspira-te nos programas de culinárias ou aquele livro de culinária que nunca usaste.

Cuida da tua imunidade

Antes demais nada, fica atento a todos os cuidados de higiene indicados para o momento: lavar sempre as mãos, higienizar os objetos, evitar contato com outras pessoas. Nada pode substituir as orientação de prevenção ao contágio, que devem ser seguidas à risca. Junto com isso, manter-se saudável é importante para que o organismo não fique mais vulnerável a qualquer problema.

Lembra-te de que o sistema de saúde já está no limite e que devemos poupá-lo o máximo possível. Então, procura alimentar-te de forma balanceada, dormir bem, praticar exercícios físicos, evita abusos e stress. Inclua no cardápio frutas ricas em vitamina C, alho, gengibre e vegetais frescos, alimentos que colaboram com o sistema imunológico.

O bem-estar físico reflete-se no bem-estar emocional. Por isso mantenha-se equilibrada em todos os sentidos.

Evita conteúdos e discussões tóxicas

Tempos de incerteza deixam as pessoas inseguras, irritadas e ansiosas. Por isso é natural que muitos conteúdos e debates reflitam esse sentimento. Informação é essencial, mas precisamos estabelecer limites no envolvimento com as situações para evitar desgaste que podem nos afetar emocionalmente.

É precisar estar centrado para ter condições emocionais de lidar com o momento. Saiba reconhecer quando algo não te está a fazer bem e afaste-se. Buscar outras atividade, leia sobre assuntos diferentes, evita embates desnecessário. tenha mais consciência sobre o tipo de conteúdo que consome e evita ser contaminada pelo descontrole exterior.

Cuida de ti para poder cuidar de todos

Quando estamos equilibrados, todos à nossa volta beneficiam disso. Porque a maneira como sentimos reage e reflete no mundo exterior. Pensamentos, sentimentos, palavras e ações têm consequências e podem contribuir positivamente para o contexto.

Por isso cuida de ti e saiba que podes fazer muito mais pelo mundo do que imaginas. Estamos juntos e cada um é importante. E o que podes fazer nessa quarentena é cuidar de ti!

São essas as dicas que queria partilhar com vocês, o que podes fazer nessa quarentena. E espero que te possa ajudar nessa fase menos boa e que possas ultrapassá-lo com força e determinação. E nunca deixes de acreditar num amanhã melhor. Por isso aconteça o que acontecer, acredita sempre!

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: