a-origem-do-dia-do-pai-blogdasims
Gratidão,  Home

Sabes porque é que se celebra o Dia do Pai?

Olá pessoal. Hoje celebra-se o Dia do Pai, por isso hoje quero partilhar sobre a origem dessa data muito especial para todos. Encontrei algumas histórias sobre a origem deste dia, uma data especial que é perfeita para agradecer a entrega e a dedicação que os pais demonstram pelos seus filhos. Em primeiro lugar, vou começar por explicar como surge nos EUA e de que forma surgiu em outros países.

A origem do dia do Pai e a sua celebração em Junho

Reza a história que como muitas outras tradições, o Dia do Pai começou a ser celebrado nos EUA. Nasceu da gratidão de uma filha, Sonora Smart Dodd, ao pai Henry Jackson Smart. A esposa de Henrique morreu ao dar à luz o seu sexto filho e ele cuidou e educou os seus filhos. Em 1909, enquanto Sonora ouvia um sermão do Dia da Mãe, ocorreu-lhe que não haveria melhor maneira de honrar o seu pai do que celebrar o Dia do Pai. No início, ela pensou em 5 de Junho, data do nascimento de seu pai, mas a ideia não prosperou. No entanto, o que a encantava era a ideia de estabelecer um dia para se dedicar ao Pai. E foi assim, que em 1966, o presidente Lyndon Johnson declarou o terceiro domingo de Junho como o Dia do pai nos Estados Unidos.

Porque em Portugal celebramos o Dia do Pai à 19 de Março?

Em Espanha, o dia do pai é celebrado no dia 19 de Março. Isto devido à tradição católica em que se celebra o dia de São José, pai de jesus. É um dia para comemorar a paternidade e a influência dos homens na vida dos seus filhos. Há várias interpretações sobre o seu nascimento. Mas descobrimos em várias histórias uma origem um pouco curiosa, no ano de 1950, quando uma professora decidiu celebra este dia a pedido de alguns pais que se queixaram de que, se houvesse um dia da mãe, por que não existir um para os pais. Manuela Vicente, promotora da ideia, também foi escritora, e sob o pseudónimo de Nely escreveu um artigo no qual encorajou outras escolas a promover a celebração do Dia do Pai.

A iniciativa teve tanto sucesso que Pepín Fernández, dono de Galerías Preciados, sugeriu comprar a ideia ao contratar a própria professora. No início, esse uso comercial do feriado religioso não foi muito apreciado. No entanto, desde então, as Galerias Preciados foram responsáveis por promover o dia do Pai.

Espero ter ajudado com essa curiosidade que confesso nem eu sabia. Portanto partilha essa história com quem não sabe e até mesmo aos teus pais. Um dia excelente à todos os papás do mundo e em especial ao meu. Gratidão!

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: