8 passos para descobrir o que fazer da vida

Olá pessoal. Descobrir o que fazer da vida. Quantas vezes já ouvimos ou lemos essas frases? “Corra atrás dos teus sonhos,” “Siga o seu próprio caminho.”, “Faça o que ama.” Acredito que muitas vezes. Pois, são ideias maravilhosas, mas não significam nada se não definimos os nossos sonhos, não sabemos o que fazer da vida, não encontramos o nosso caminho ou não sabemos ao certo o que realmente amamos fazer.

Por isso o primeiro passo é atrever a ter os teus próprios sonhos, traçar o próprio caminho e determinar aquilo que realmente amas. Só que para muitos não é fácil, principalmente quando não sabem o que verdadeiramente o apaixona. E não conseguimos correr atrás de um sonho que nem nós sabemos o que é.

E também acredito que já leste por aí que para alcançar metas é preciso disciplina, concentração e compromisso. Mas é muito mais simples do que isso. Porque mesmo que seja difícil admiti-lo, a maioria das pessoas não triunfa na vida simplesmente porque não sabe o que fazer com ela.

Por isso a solução para ter uma vida de sucesso começa por determinar qual é a tua verdadeira paixão e que te move. E como fazer isso? A seguir apresento a resposta para essa pergunta., os 8 passos para descobrir o que fazer da vida.

8 passos para descobrir o que fazer da vida

Desenvolver uma visão da tua vida nos próximos 5 anos

Seja qual for a situação, imagina que todos os teus sonhos tornaram realidade nos últimos anos. Então apanha um lápis e papel ou num documento no computador e escreve tudo o que vier a cabeça com relação como seria a tua vida.

Escreve durante 10 minutos (podes usar um timer para controlar o tempo), sobre aspectos como: a hora de levantar, quanto dinheiro deves ganhar, como será o teu trabalho, com que tipo de pessoas vais te relacionar, como será a tua casa, o que vais comer, que tipo de vida vais ter e como vais te sentir.

Atenção que isso não é um exercício de como estás a sentir agora, e sim sobre como estarias se nos últimos anos os teus sonhos tivessem tornado realidade.

Ler livros de auto-ajuda, tomar nota e aplicar as coisas que fazem sentido para ti

A leitura de um bom livro de auto-ajuda é muito poderoso. E sempre que fores capaz de adotar e colocar em prática as ideias encontradas nesse livro. Porque apenas ler não vai mudar nada se não aplicares os concelhos do livro.

E também de fato não vai servir de nada comprar o livro de deixá-lo em cima de uma mesa ou numa estante, a espera que algo aconteça. Isto pode parecer ridículo, mas é verdade e ficarias surpreso em saber da quantidade de pessoas que o fazem. E também existem muitos que compram o livro pelo título e depois não o abre. Agora imagina se o título é inspirador, imagina o conteúdo desse livro?

Desde que comecei a ler livros de auto-ajuda e a colocar em prática, a minha vida deu uma volta enorme. E à cada dia vou aprendendo mais sobre mim e aparece sempre um livro certo na hora certa. E aqui no blog todos os meses sai um artigo com os livros do mês onde podes inspirar.

Fazer voluntariado

Participar em trabalhos de voluntariado vai te permitir conhecer outras pessoas, motivada e positivas. Além disso, vai te ajudar a descobrir em ti aspectos que talvez não conhecias, e a encontrar sentido em coisas que antes nem te tinha passado pela cabeça. E acima de tudo ajudar quem mais precisa.

Lembro de quando vivia em Cabo Verde, participei de várias actividades de voluntário e muitas delas bem complicadas. Mas o chegar em casa com o coração cheio não tinha preço.

Pratica aquela paixão que tens vindo a adiar

Com certeza, todos já quisemos fazer algo alguma vez na vida. Mas nem todos tivemos a coragem de o fazer. Os motivos podem ser vários, desde o clássico “não tenho tempo” ao “o que vão dizer” ou o “como eu vou fazer isto a esta altura da vida”.

Por isso não deixe passar mais tempo e começa a fazer ainda hoje. Se te sentes atraída por algo, é por alguma razão. Portanto deixe de negar os teus sentimentos  e dê o ponta pé de saída.

Segue um blog inspirador e tome uma atitude

Identifica um blog que gostes e te inspira. Que tal blogdasims.com? E a seguir leia os vários artigos publicados e que tenho a certeza que te vai inspirar. Deixe-se levar pelas mensagens que aparece na página principal e leia aquelas que te chama atenção.

Depois de ler, toma nota das ideias que mais gostaste e põe em prática. Tome uma atitude por ti e para ti. Se te sentes atraída por estes conteúdos, é por alguma razão. E vais descobrir muitas coisas sobre ti com estes exercícios.

Responde a pergunta “o que eu quero fazer?”

Atreve-te a responder a esta pergunta, sem limites. O que eu quero fazer da minha vida. E não te reprimas por isso. Não te desculpes. E não vale responder “eu gostaria de fazer isto mas não pode porque…”. O momento é agora, por isso faz tudo aquilo que achares melhor para ti. É a tua vida.

Identifica os teus medos

Sabes o que te assusta? Então atreve a conhecê-los. Porque quando enfrentamos os nossos medos descobrimos coisas muito interessantes sobre a nossa personalidade. E, surpreendentemente, isto provoca em nós um grande sentimento de autoconfiança, a mesma que se produz quando atreves a contar a uma amiga.

Além disso, identificar esses medos também vai te ajudar a encontrar a tua razão. É o primeiro passo para superar os limites auto-impostos que nos intimidam.

Pensa no que te aconteceu como uma forma de aprender

Seja o que for que te aconteceu, de bom ou mau, sempre pensa no que podes tirar de lição disso e no que a forma como enfrentaste a situação diz sobre ti.

Se és capaz de aprender coisas em cada situação, cada vez terá mais clareza em relação ao que quer fazer da tua vida.

Portanto esses são os 8 passos que te vai ajudar a descobrir o que fazer da vida. Espero que com esses passos o possas aplicar a encontrar o teu propósito e descobrir o que fazer da vida daqui em diante.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: