oqueepropositodevida-e-comoencontralo-blogdasims
Home

O que é o propósito de vida e como encontrá-lo?

Olá pessoal. Falar de propósito de vida ou como encontrá-lo nem sempre é uma tarefa fácil. Isto porque muita das vezes nos perdemos e acabamos por nem saber o que queremos para a nossa vida. E com isso vivemos uma vida que praticamente não é nossa, porque não sabemos o que estamos a fazer.

Por isso hoje quero partilhar com vocês o significado do propósito da vida e como encontrá-la. O que podes fazer para encontrar o teu propósito de vida a partir de um conjunto de experiências e vivências tuas.

Como encontrar o teu Propósito de Vida e por onde começar:

Caso deseja viver uma experiência de vida mais autêntica, alinhada com quem és e de verdade (inclusive profissionalmente); Se queres deixar a tua marca no mundo e fazer diferença; Quer algo a mais da vida, quer reacender a chama; Deseja activar a sua motivação.

Então estás no lugar certo! Porque o Propósito de vida é uma ferramenta chave para que isso aconteça.

O que é propósito de vida?

Em primeiro lugar vamos saber o que é propósito de vida. Ao procurarmos no dicionário encontramos o seguinte: “o que se quer fazer; aquilo que se tem intenção de realizar; resolução;” “deliberadamente”. Ou seja, que nós somos únicos e que temos um conjunto de habilidades, vivências, aptidões, histórias e sonhos.

Portanto, qual a finalidade que darás para esse conjunto único é o teu propósito. E o que vais fazer com isso é a tua missão.

7 razões para ter um propósito de vida

Talvez ainda estejas com dúvidas sobre quais os benefícios o propósito de vida pode trazer para a tua  vida. Por isso vou te apresentar 7 razões principais para teres um propósito de vida.

Primeiro, significado

O primeiro, que considero muito importante é o significado. Porque é que o significado é importante? Porque ao encontrares o teu propósito a tua vida encontrará um significado.

Segundo, potencial

Encontrar o teu propósito de vida ajudará a desenvolver o teu potencial. E com isso estimulando a tua criatividade e ativando a tua iniciativa.

Terceiro, prioridades

Em relação as prioridades o propósito vai te ajudar a entender quais as coisas que são prioritários na tua vida. Também ajudando a perceber melhor as tuas prioridades.

Quarto, metas

Aqui o propósito vai te ajudar a estabelecer as tuas metas. E com um propósito de vida definido vais conseguir delinear uma meta para la chegar.

Quinto, poder

O propósito libera o poder de viver o presente e criar o teu futuro. Ou seja, só tu tens o poder de viver a vida dos teus sonhos.

Sexto, momentum

Tendo um propósito de vida delineado te levará a ação guiada pelo teu coração.

Sétimo, avaliação

Por ultimo, o propósito vai te ajudar a entender e avaliar a tua jornada.

Chegando até aqui, surge aquela pergunta de por onde começar? Então vou te apresentar algo simples que te vai ajudar nesse aspecto.

A roda do propósito de vida

A roda do propósito é uma ferramenta que te vai ajudar a descobrir o teu propósito de vida, focando nas coisas que amas fazer, naquilo que és bom e no que o mundo precisa.

Essa ferramenta é divida por três círculos que se cruzam entre eles. Cada circulo é uma pergunta e a junção destas três é o teu propósito. E o que representa cada um desses círculos?

oqueepropositodevida-e-comoencontralo-blog-da-sims

1º círculo – o que és bom

Este é a parte das habilidades que desenvolveste durante a tua vida e também das aptidões naturais que tens. Ele te permite identificar os teus talentos e habilidades; conhecer os teus pontos fortes e também os pontos a desenvolver; reconectar com a tua força e pegar na tua força de mudança; entender os sinais que a vida te dá sobre o teu propósito; e por fim mergulhar na tua própria história para entenderes e conhecer-te melhor.

2º círculo – o que amas fazer

O círculo das tuas paixões e daquelas atividades e coisas que amas fazer. Quais são as tarefas que quando fazes perdes até a noção do tempo? Aí também estão pistas importantes para o teu propósito de vida.

Aqui podes reconhecer as suas influências de infância e mergulhar na tua história de vida em busca de pistas do teu propósito; descobrir aquilo pelo que é realmente apaixonada; entender para ti o que realmente é importante; saber o que realmente te motiva (aquilo que ama tem um potencial de motivação gigante) e até mesmo o que te sabota.

3º círculo – o que o mundo precisa

O propósito de vida anda muito próximo de serviço. Como podes servir o mundo a partir das suas paixões e habilidades. Essa é a chave do propósito que completa e traz plenitude para a vida.

Este círculo vai te permitir refletir sobre isso e entender quais são as necessidades a tua volta e como podes colaborar como o mundo a partir de quem és; como o que identificaste nos círculos anteriores da ferramenta podem ajudar em uma ou várias necessidades humanas. e também como podes contribuir; saber como definir uma declaração de propósito que norteará e despertará motivação e entusiasmo para a tua vida;  e por fim como escrever um manifesto que te ajudará a identificar a tua tribo, ou seja, pessoas com interesses parecidos e até mesmo necessidades que podes auxiliar através do teu propósito.

Por isso agora que já sabes o que é o propósito de vida e como encontrá-lo, vais poder colocar em prática e ir a procura do teu pro propósito. Portanto espero com esse artigo ajudar-te nesta caminhada.

“Eu acredito que há um chamado em todos nós. Eu sei que todo ser humano tem um propósito. O trabalho de nossas vidas é se manter desperto e consciente para responder este chamado.” – Oprah Winfrey

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: