o-que-e-a-procrastinacao-blog-da-sims
Desenvolvimento pessoal,  Home

Procrastinação, quando decidimos adiar uma ação!

Olá pessoal. Hoje quero partilhar o que é a procrastinação e o mais importante ainda o porquê de procrastinarmos. Sim, posso dizer que todos nós o fazemos, só que uns mais do que os outros e as vezes sem darmos conta. E a procrastinação é um dos nossos sabotadores internos que não nos deixa sair da nossa zona de conforto e com isso impedindo-nos de viver a vida que queremos.

Baixe o e-book gratuito como eliminar a autosabotagem

O que é a Procrastinação?

Em primeiro lugar a procrastinação, não é nada mais do que “adiar” uma ação. Sim, é mesmo só isso, adiar uma ação. É o deixar para depois, uma e outra vez, até que chega a um ponto que isso acaba por ser uma rotina. E acabamos por deixar as coisas passarem e esse dia de o fazer nunca vai chegar, porque vamos estar constantemente a adiar.

Isto porque, na nossa vida nós somos movidos por dois factores: um que é a “dor” e o outro que é o “prazer”. Ou seja, quando adiamos uma ação é porque estamos a associar mais dor a fazer algo agora, do que não fazer. Podemos afirmar que estamos a manter-nos na nossa zona de conforto. E por sentirmos dor tendencialmente deixamos de o fazer.

Porquê procrastinamos?

A procrastinação é uma decisão. Ou seja, tu “decides”, decides de forma consciente ou incosciente, não entrar em ação e fazer algo. Porque se não tomares essa decisão consciente, a tua mente decide por ti. E quando deixas a tua mente decidir, é quando por norma procrastinas.

Isto porque a nossa mente foi feita para nos proteger, e quando saímos da nossa zona de conforto, ou trazemos algo que não nos é natural, ela vai assumir que nós estamos a correr algum tipo de risco. E com isso vai agir de modos a nos proteger, e isso vai sempre acontecer quando nos sentimos desconfortáveis. Daí precisares de associar mais DOR a estar na zona de conforto, do que estar em AÇÃO.

E como vencer a procrastinação?

As pessoas com mais e maiores RESULTADOS não são aqueles que fazem porque é fácil. São aqueles que fazem, porque estão dispostos a fazer o que tem de ser feito. Por isso tens de ter um motivo para entrar em AÇÃO.

Para isso é fazer essas perguntas: “porque queres entrar em ação?” , “o que é importante para ti?” , o que vais ganhar por entrar em ação?”.

Atenção que às vezes não são só algumas perguntas que te vai dar essas respostas. É um processo mais profundo de autoconhecimento e desenvolvimento da sua motivação interna. Mas a partir do momento que crias uma âncora tão forte dentro de ti, tornas-te imbatível.

Portanto a melhor forma de começar a vencer a procrastinação é dia após dia. Decisão por decisão. É reconhecer quando a mente quer voltar para o velho padrão, ou seja, para a zona de conforto e sair dela.

Por isso, se tens alguma dificuldade em entrar em ação, pergunta a ti mesma se a tua mente te está a querer manter na tua zona de conforto ou se ainda não decidiste vencer esse desafio e por isso não tentaste? Portanto não precisas de estar pronto, só precisas de ter clareza e decidir fazer tudo o que pode para isso.

“Não fiz o melhor, mas fiz tudo para que o melhor fosse feito. Não sou o que deveria ser, mas não sou o que era antes.” – Martin Luther King

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: