
Novo ano, novas metas| 3 dicas de como preparar
Olá pessoal. Já estamos no novo ano, 2019. O momento de reflexão de 2018. As metas e objetivos que foram cumpridos ou não. O que fizemos e como foi. Enfim, momento de fazer uma retrospecção de 2018 e preparar para 2019. O momento de preparar a nossa lista de objetivos para 2019.
Em primeiro lugar já pararam para analisar essa lista? Já repararam que todos os anos a lista é a mesma? Pois é, essa lista que só fica pelo papel. Para muitos o iniciar o novo ano com uma lista de coisas para mudar acaba por ser muito entusiasmante. Na hora de escrever aproveitamos para apontar tudo que precisamos mudar.
No inicio parece tudo muito fácil porque estamos cheio de vontade, sendo algo que realmente queremos para a nossa vida. Queremos alterar algo em nós ou porque queremos aprender algo novo. Porém com o hábito nem sempre é fácil de alterar. Muitas das vezes é preciso muita força de vontade para sair dessa zona de conforto.
Por isso hoje trago aqui 3 dicas para o ajudar a escrever a sua lista de objetivos para 2019:
Seja realista
O primeiro passo é ser realista. Mas atenção, ser realista não é ser pessimista. É preciso ser realista com essa lista, porque não adianta estar a colocar coisas que sabes que não vais conseguir fazer. Faça uma lista curta. Ela não precisa de ser longa, mas sim curta e concisa.
Formule cada objetivo de forma sustentável, ou seja com possibilidade real de realizar. Aqui o objetivo é cumprir a lista, por isso coloque aquilo que realmente precisa. Por exemplo para quem quer ter um ano ativo em relação ao desporto, escolhe uma atividade que gostes e que te vai fazer levantar para mexer. Um hábito que queiras mudar, escolhe aquele que realmente queiras mudar.
Ao seres realista com os teus objetivos melhoras a chance de os cumprires.
Anotar tudo
Existem inúmeras opções, quer seja numa agenda, bullet journal, notas no telemóvel ou no computador, etc. Aqui o importante é passar tudo para algum lugar. Seja em papel ou computador. Sempre fui de anotar, de escrever no papel.
Os que mais uso são agendas ou diários. O objetivo é escolher aquele que melhor se adapta a si. Com as melhores características para o seu objetivo. Ajusta à tua realidade e escolhe a melhor opção para ti.
O importante é anotar tudo e ter sempre por perto a sua lista.
Reflexão
É importante fazer uma reflexão antes de fazer a sua lista. Tira uns dias para refletir. Porque é importante deixar de lado as influências e perceber quais são as suas necessidades. Ou seja, o que faltou em 2018 ou o que ficou por fazer. Escreve tudo o que te vier à cabeça e começa a definir o que esperas de 2019.
É muito importante tirar um tempo para te conectares contigo. Escutar o teu coração e o teu corpo. E fazer uma profunda reflexão do que precisas melhorar ou mudar.
Desliga dos ruídos das redes sociais e foca-te. Uma das armas poderosas que o pode ajudar no foco, é a meditação. Inclua a meditação nessa lista e tire 5 minutos do seu tempo para meditar. Basta concentrar na sua respiração. Vai-te ajudar imenso em relação ao foco no seu objetivo.
Portanto para quem está prestes a preparar a sua lista de objetivos para 2019, aconselho a seguir esses passos. Faça uma lista para a qual quando chegar o final do próximo ano, poderás dizer que fizeste tudo e onde a próxima lista estará repleta de coisas novas para fazer.
Enfim sê coerente e persistente naquilo que queres. Nunca desistas de atingir os teus objectivos. Faz a tua lista de objetivos para 2019 com coerência. Aproveite esse final do ano para refletir e agradecer esse ano que está a terminar. Agradeçe o novo que vai entrar. Gratidão!
“Nesse novo ano permita-se. Permita-se brincar e viver. Permita-se mudar e crescer. Permita-se ser o melhor de si. Permita-se transformar e ser o/a tua melhor versão”
Beijinhos de luz
Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!
Leia também Transformar o nosso interior

