
Minhas leituras: A arte de viver de Thich Nhat Hanh
Olá pessoal. Nas minhas leituras de hoje, trago um livro do Thich Nhat Hanh, “A arte de viver“.
“A arte de viver” do Thich Nhat Hanh
Em primeiro lugar o Thich Nhat Hanh foi considerado um dos mais respeitados líderes espirituais. Não só um líder espiritual global mas também um mestre zen, poeta e ativista pela paz. Por outro lado respeitado em todo mundo pelos seus ensinamentos poderosos e pelo seu exemplo de vida. E o seu ensinamento-chave reside na crença do mindfulness. Porque através do mindfulness podemos viver em plenitude no momento presente, segundo ele. E só assim podemos desenvolver a paz em nós e no mundo.
A arte de viver é um livro inspirador e estimulante, através do qual Thich Nhat Hanh demonstra a importância de olharmos para nós mesmos e desenvolver a compaixão. Tanto na relação com os que nos são mais próximos como com o mundo em geral. Um livro repleto de histórias, onde podemos encontrar várias práticas, como por exemplo a de “desprender-se” e conceitos como o de “entre-ser”, praticas essas que sem dúvida o ajudarão a apreciar mais plenamente a vida.
Também encontramos cincos práticas de mindfulness a fim de nos ajudar a encontrar tempo para existir. Entre eles: a reverência pela vida; a consciência de que a felicidade depende da nossa atitude mental; a prática do amor verdadeiro; um discurso terno e uma escuta profunda; e, por fim, um consumo consciente.
Portanto um livro repleto de aprendizagem e inspirações. Uma leitura que nos deixa serenos e em paz com o nosso interior. A cada capitulo tinha uma prática de mindfulness que fiz. Enfim, adorei cada pagina e cada uma delas foi um ensinamento para mim. Aconselho a leitura e colocar em pratica os seus ensinamentos.
“A arte de viver é saber como gerar felicidade em qualquer altura. Ninguém pode criar felicidade para nós. Temos de ser nós a criá-la. Com mindfulness e gratidão, podemos ser felizes imediatamente.” Thich Nhat Hanh
Beijinhos de luz
Tens alguma duvida? Queres partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da páginas contato (aqui). E partilhe!
Leia também A vida interior de Christophe André

