
Cuidar da saúde mental com a meditação
Olá pessoal. Ontem assinalou-se o dia Mundial da Saúde Mental. De acordo com a OMS a saúde mental é tão importante como a saúde física. E esse dia é assinalado com o objetivo de promover à consciencialização para os problemas da saúde mental. Porque a saúde mental é tão importante como a saúde física, por isso não deve de ser menosprezada.
Existem várias formas de cuidarmos da nossa saúde mental, e uma delas é através da meditação. Por isso hoje trago esses quatro passos para o ajudar a iniciar à sua prática. Porque a meditação ajuda-nos a controlar as nossas emoções e pensamentos. E também ajuda-nos a controlar aqueles pensamentos negativos que vamos tendo durante o dia. Além da meditação a prática do yoga ou mindfulness é muito bom para trabalhar a parte mental. Porque só exercitar o corpo e não cuidar da nossa mente, não é o suficiente.
A partir do momento que inicias e conheces o básico, acabas por pratica-la em qualquer lugar ou em qualquer momento. Como por exemplo, em casa, no parque, a caminhar ou nas pausas no trabalho. Para muitos meditar é um bicho de sete cabeças, mas só que não. Porque qualquer um o pode fazer e tirar proveito do estado meditativo.
Diferente do que muitos pensam, a meditação nem sempre exige silêncio total ou ficar sentada na posição de lótus (ficar sentada com as pernas cruzadas). Meditar significa focar a mente por um período de tempo e não pensar em nada. Com o objectivo de alcançar as sensações de relaxamento e paz interior.
No início meditar representa um desafio para a mente, pois ela exige muita concentração e capacidade para silenciar a mente. Pode parecer difícil para quem está a iniciar, mas com o tempo vais conseguir. Porque uma vez que consegues fazer o básico ela vai fluir normalmente.
São vários os benefícios que a pratica da meditação nos traz. Ela inclui um leque de benefícios, como por exemplo o combate ao stress, o aumento da concentração, o controlo da ansiedade, entre outros. Segundo pesquisas feitas, já se provou que com o tempo a sua prática pode ser eficiente contra alguns problemas crônicos de saúde, tais como transtornos mentais como a depressão, pressão alta, insônia, doenças cardíacas, etc.
Uma nota importante, existem diferentes tipos de meditação, incluindo a guiada, a do mantra, atenção plena ou mindfulness, entre outros. E todos têm um único objectivo de despertar a atenção e um estado de relaxamento do corpo e da mente. Por isso hoje trago quatro passos que o vão ajudar a iniciar a sua pratica de meditação. São quatro passos essenciais e só tens que escolher uma hora que melhor funcione para iniciar.
Encontre uma posição confortável
Para iniciar primeiro precisas relaxar o corpo. Sente-se numa posição confortável, quer seja de pernas cruzadas ou sentado numa cadeira. O importante é que a posição seja confortável para que possas aguentar o máximo de tempo que conseguires e que não sintas cãibras nas pernas.
A posição que escolheres quer seja sentada com as pernas cruzadas ou numa cadeira, tens de sentir confortável. Porque tens de ficar numa postura ereta para que o ar circule melhor. E sinta cada parte do seu corpo a relaxar. Solte os músculos iniciando pelos pés, tornozelo, joelho, coxas e assim em diante.
Faça uma respiração consciente
A respiração é automática e muita das vezes não damos conta dela. Às vezes agitada, outras quase não prestamos atenção nela. O objectivo aqui é alterar isso. É respirar profundamente e devagar. Focar a atenção no ar que entra e o que sai através das narinas.
Foca a tua mente
No inicio só focar na respiração pode não ser suficiente. Então escolhe um objecto de concentração. Por exemplo uma caneta e visualize-a na sua mente. Foca a sua atenção nessa caneta, imagine só a caneta e mais nada. Procure apenas assimilar esse objecto.
Após alguns segundos vão surgir pensamentos e a mente vai querer se dispersar para outra coisa. Quando isso acontecer procure focar a atenção para a respiração e para o objeto que escolheu. Vai fazendo isso até que aos poucos os seus pensamentos voltam a desaparecer.
Entra no estado de relaxamento
Depois de se sentar confortavelmente, corpo relaxado e foco na respiração, entra no estado de relaxamento fisico e mental. Onde o seu corpo e a sua mente estão totalmente relaxados. Agora lembre-se de tudo que é-lhe grato. Deixe a sua mente livre. Oiça os sons ao seu redor trazendo atenção para o corpo. Abra os olhos devagar e agradeça.
Portanto esses são os quatros pontos base que achei importante partilhar para quem vai iniciar. Seguindo esses passos vai-lhe ajudar na pratica de meditação. Para que possa sentir os benefícios da meditação, faça com que ela se torna parte da sua rotina. Escolha um período do seu dia e dedique pelo menos 5 minutos à meditação. Com o tempo e a partir do momento em que te sintas confortável, vai aumentando para 10 ou 15 minutos. Ou seja o tempo que conseguires. Mais uma vez saliento, que eu não sou nenhum expert em meditação, simplesmente partilho a minha experiência. Mas podes sempre procurar ajuda de um profissional nessa área.
Enfim com esses passos espero que consigas iniciar a pratica da meditação. E que iniciando a sua pratica de meditação o possa ajudar a viver o presente com atenção plena. Portanto pratique a meditação para o seu bem-estar e equilíbrio interior.
Beijinhos de luz
Tens alguma duvida? Queres partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!
Continue a leitura sobre meditação

