blog-da-sims
Desenvolvimento pessoal

A arte de comunicar

Olá pessoal 🙂

Hoje quero falar de um tema que penso ser muito difícil para algumas pessoas, e que muitas das vezes causa problemas na nossa vida pessoal, social e até no nosso trabalho. A comunicação.

A Comunicação, que deriva do termo latim communicare, que significa partilhar, participar algo, tornar comum. O ato de Comunicar é um elemento para a vida em sociedade, porque é através da comunicação que partilhamos informações entre nós. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que interpreta uma determinada mensagem.

A arte de comunicar não é apenas ouvir ou falar, não é apenas impor a nossa realidade. É sim criar e partilhar pensamentos em conjunto, é experimentar palavras e saber expressa-las. É ouvir, questionar quando tem de ser, é expressar e gesticular. Comunicar é uma manifestação social. É um processo de exercício continuo envolvendo aquilo que eu entendi, separando do que foi dito, do que observo, dando liberdade ao outro na escolha do que pensa, opina e comporta sem expectativa daquilo que pretendia que fosse.

Os quatro pilares da arte da comunicação:

  1. Comunicar – falar, expressar os nossos sentimentos, pensamentos e percepções, partilhar.
  2. Ouvir – o acto de ouvir, escutar o que o outro tem para dizer. Estar em silêncio interior para ouvir e perceber o que foi dito.
  3. Observar – absorver a informação transmitida, expressões faciais. Escutar sem que tenha que deduzir ou julgar, questionando sem ter que atribuir significado daquilo que vai na sua mente
  4. Interpretação – interpretar o que foi dito e entender

 

“Palavras são, na minha tão humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia, capazes de ferir e de curar.” J. K. Rowling

É isso pessoal, espero que tenham gostado e que este pequeno texto tenha ajudado e não se esqueçam de dar a vossa opinião e partilhar.

Beijinhos de luz

Apaixonada pela vida, pelo meu marido, meu cão, família e amigos. Criei o Blog da Sims porque senti que era uma forma de partilhar um pouco de mim, dos meus interesses e da minha forma de estar na vida. Um blog de partilha do meu eu.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: