
Os benefícios da prática do Mindfulness
Hoje vamos falar de Mindfulness, o que é, os seus benefícios e a sua prática. Em primeiro lugar Mindfulness significa prestar toda a atenção ao momento presente. Com uma atitude de aceitação, bondade, compaixão, abertura e curiosidade. Ela inspira-se nos antigos ensinamentos budistas associados ao bem-estar. E tratar-se de “estar” no agora e não de “fazer” pelo futuro.
Isto porque vivemos num mundo de correrias, onde nunca temos tempo. De modos que planeamos e esforçamo-nos para atingir os nossos objectivos, andando sempre em piloto automático. Com a nossa mente constantemente ligada no piloto automático deixamo-nos influenciar pelos pensamentos negativos. E com isso, deixando de dar valor às coisas porque nos sentimos cansados e esgotados.
Por isso a prática do Mindfulness vem ajudar-nos. Dando ferramentas para gerir os nossos problemas e estabelecendo um equilíbrio saudável entre o “fazer” e o “estar” na vida. Por isso quero partilhar quatro de entre muitos benefícios da sua prática.
4 benefícios da prática do mindfulness
- a sua prática encoraja-nos a aceitar e a tolerar as nossas emoções; ensina -nos a não ter reações de impulso;
- ajuda-nos a mudar os padrões de pensamentos e respostas automáticas que muitas vezes nos prejudica; libertar as magoas do passado e as preocupações do futuro, focando o presente e o entendimento dos nossos pensamentos;
- incentiva-nos a ser mais bondosos e compreensivos para connosco próprios e para com os outros;
- ajuda-nos a descontrairmos e sentirmos em paz ao aceitar quem somos e a valorizar a vida.
Como podemos praticar o Mindfulness?
Em primeiro lugar o Mindfulness consiste em aprender a prestar atenção ao momento presente. No aqui e ao agora. Portanto concentrarmos na nossa respiração, no nosso corpo e nas sensações físicas. Nos pensamentos e emoções. Dando atenção ao que podemos ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar. Portanto prestar atenção sem julgamento, avaliar ou colocar expectativas.
Existem duas formas de praticar o Mindfulness:
- Formal: que consiste na prática de meditação (podem encontrar o post sobre isso aqui)
- Informal: que é dedicar uma real atenção as nossas praticas do dia-a-dia; prestar atenção à experiência de estar a cozinhar, a comer, a caminhar, a ler um livro, etc. Portanto só temos que ter consciência absoluta daquilo que estamos a fazer onde quer que estejamos.
Conclusão
Portanto o Mindfulness é uma capacidade humana natural que podemos cultivar com orientação, prática e paciência. E como qualquer outra prática ela desenvolve-se com o tempo. Apesar de parecer simples, muitas pessoas sentem dificuldades em colocar em pratica.Por isso acabam por desistir pelo meio. Por isso o importante é o treino. Com passinhos de bebés, sem desistir, e verá que aos poucos consegue o foco desejado. A sua prática é muito importante na sua relação connosco e com o meio onde estamos inseridos.
A arte de viver consiste em saber quando soltar e quando agarrar.” Havelock Ellis
Então é isso pessoal, espero que tenham gostado e que incutam essa prática nas vossas vidas. Não te esqueças de gostar e partilhar o post.
Beijinhos de luz

