8 hábitos positivos que melhoraram a minha vida

Olá pessoal. Hábitos positivos que melhoraram a minha vida. A cada dia, percebo cada vez mais o quanto mudei nestes últimos anos. Os meus objectivos na vida mudaram, assim como as minhas prioridades. E aos poucos comecei a tirar do meu caminho tudo aquilo que não está alinhado como a pessoa que me quero tornar e com a vida que quero viver.

Com o tempo, também desenvolvi muitos hábitos novos os quais vou partilhar hoje. E para quem segue o blog, sabe que introduzir certos hábitos foram cruciais para o meu desenvolvimento pessoal. Por isso hoje quero partilhar os 8 hábitos positivos que melhoraram a minha vida e quem sabe pode melhorar o teu também.

8 hábitos positivos que melhoraram a minha vida

Hábito da organização

“A desordem nada mais é do que decisões adiadas.” – Barbara Hemphill

A organização sempre fez parte da minha vida, porque sou uma pessoa muito perfeccionista. Então viver na desordem não é para mim. Mas aqui o que quero dizer é transformar a desordem em hábitos diários.

Comecei a desfazer de coisas que já não usava, ou seja, pratiquei o desapego. Porque muitas vezes custa-nos livrar de algo por causa daquele valor sentimental, e muitas vezes monetário também. E com isso foram roupas, sapatos, bolsas, aparelhos electrónicos, etc.

Por isso quando adquirimos o hábito de organizar tudo e de tirar aquilo que já não nos serve, também estamos a limpar o nosso espaço na nossa mente. E com isso acabamos por aplicar essa mesma mentalidade a tudo ao nosso redor.

Revisões semanais

Confesso que não o fazia até começar a fazer e ver o meu nível de produtividade crescer. E funciona principalmente quando não se sente motivo ou que não consegues aproximar dos teus objectivos. Colocando as revisões semanais como um dos teus hábitos vai-o ajudar e muito neste aspecto.

Basicamente, o que faço é preparar a minha chávena do meu chá favorito (que são muitos, porque adoro chá), depois sento-me na minha secretária com a minha agenda e reflectir sobre a semana que passou. Vejo se cumpri com tudo que planeei, o que correu bem o que saiu ao lado e porquê. Depois planeio a semana seguinte. Simples assim!

Rotina matinal e nocturna

Ter o meu tempo assim que acordo e quando vou dormi é crucial. Isto porque discutir que acorda para que o dia te corra bem existem certos hábitos que precisas de ter. E a minha rotina matinal demora entre 20 minutos a uma hora, dependendo da disponibilidade. (se queres saber mais sobre a minha rotina matinal, clica aqui).

E isso ensinou-me muito sobre mim mesma e principalmente ensinou-me a cuidar de mim. Ajudou-me principalmente a ir mais devagar, a aproveitar cada minuto do meu dia comigo. Na minha opinião ter uns minutos logo de manhã e antes de dormir ajuda-nos a aliviar o stress da correria do dia a dia. Seja qual for o caso, ter uma rotina ajuda a estruturar o teu dia e por isso sugiro que desenvolvas algum tipo de rotina, de acordo com o teu estilo de vida.

Praticar a gratidão

Posso dizer que desde que comecei a desenvolver a gratidão como um dos meus hábitos diários, toda a minha perspectiva de vida mudou. Isto porque tenho vindo a aprender que quanto mais gratos formos, mais teremos para agradecer.

O importante da lista de gratidão é que começamos a concentrar apenas nas coisas positivas, não importa a situações em que nos encontramos, bom ou mau, somos sempre capazes de encontrar o lado positivo.

A pratica da gratidão entra na minha rotina matinal através do meu diário de gratidão, e também à noite antes de dormir agradeço por tudo que me aconteceu no dia. E com isso acabamos por nos concentramos mais em nós e naquilo que temos sentindo grato por isso.

Acordar cedo

Eu sei que não é nada fácil acordar cedo, principalmente depois das férias. Digo isso porque de momento estou assim, a voltar a minha rotina depois das férias. Não é fácil, mas um dia de cada vez.

Mas o acordar cedo, mesmo para quem trabalha em casa, é um factor super importante para a tua produtividade. Porque ao acordar cedo e dedicar minutos ou uma hora na sua rotina matinal, ajuda-te a ser mais produtivo ao longo do dia.

Focar na solução em vez do problema

“Seja qual for o problema, faça parte da solução. Não fique parado levantando perguntas e apontando obstáculos.” – Tina Fey

Muitas das vezes. vejo pessoas a pensar numa determinada situações (que é sempre neutra, até que a enchas de pensamentos negativos – só então ela torna negativa), vendo apenas o lado negativo, chamando o problema e depois reclama. Os problemas não se resolvem com reclamações. Isto é apenas uma perda de tempo e energia. Só vais resolver aquele problema ao encontrar a solução. E sempre ter essas abordagem é um dos hábitos que tem vindo a melhorar a minha vida.

Tenho vindo a aprender que só reclamar não me vai ajudar em nada. Mudando essa abordagem a solução aparece como se estivesse aí a espera que paremos de reclamar. E uma das coisas que comecei a fazer, é aceitar. Sim, aceitar a situação porque só quando aceitamos a paramos de lutar é que mudamos.

Caso contrário, apenas estamos a andar na roda do hamster, o círculo da culpa – reclamar- stress a ti e aos que te rodeiam. As coisas acontecem na vida e elas também passam. Não importa a situação, vai passar. Por isso não perca o teu tempo com situações negativas. E pense nisso como uma experiência de aprendizado e siga em frente com a tua vida. E tu tens o total controle sobre as tuas reacções.

Aceitar os meus sentimentos

“Lembre-se de que você se critica há anos e não funcionou. Tente se aprovar e veja o que acontece.” – Louise L. Hay

Algo que tem sido crucial para o meu crescimento, foi aprender a aceitar os meus sentimentos. Sim, aceitar sem lutar. Isto porque percebi que o sentimentos são como as ondas. Às vez sentes que estás na crista da onda a surfar, tento o total controle, e às vezes é como se estivesses a ser arrastado pelas ondas.

Aprendi que o importante é aceitar porque há dias que não nos sentimos bem, e está tudo bem. Porque quanto mais lutarmos, mais custa a passar. Por isso em vez de lutar, aceite e deixe-o ir a sua vontade. Mas isso não quer dizer que possas o aceitar durante dias e meses, nesses casos mais vale consultar um especialista pata te ajudar.

Aceitar os nossos sentimentos quando eles aparecem, ou quando estamos mal e comece a pensar na razão por detrás disso. Foca na solução, uma solução a longo prazo, e siga em frente com a tua vida. Podes escrever num diário e deitar cá para fora tudo que estiver aí dentro. E acredito que isso vai ajudar, e muito, a limpar a tua mente.

O essencial é aceitar as tuas emoções, mas sem se apegar muito a elas. Porque tu não és as tuas emoções.

Fazer torna-se um hábito

“Pare de ter medo do que pode dar errado e comece a ficar empolgado com o que pode dar certo.” – Tony Robbins

Podes começar a implementar esses hábito na tua vida e com isso parar de adiar o alarme de manhã. Como já disse várias vezes, a maneira como começas do teu dia define o resto do teu dia. Esses são os hábitos que me tem ajudado imenso no meu dia a dia a ser mais produtiva. Ajudando a ficar mais alinhada com quem quero ser e o que quero fazer.

Isso certamente é uma questão de prática e podes começar por implementar aos poucos na tua vida. E, embora não pareça muito, definitivamente fará muita diferença na tua vida. Eventualmente, isso vai te ajudar a manter a mesma mentalidade sobre outras coisas na vida. Quando começas a acordar cedo e a dedicar esse tempo para ti, logo perceberás como tornas uma pessoa melhor e orientada para todas as áreas da tua vida.

E assim conclui os hábitos positivos que melhoraram a minha vida. Portanto espero que te ajude a iniciar o ano com novos hábitos positivos e que servem para te ajudar e elevar. Enfim que te ajudem na tua mudança para melhor.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Baixe o ebook grátis: Como eliminar a autosabotagem em 3 passos

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: