Porque estamos sempre a criar expectativas?

Olá pessoal. Porque estamos sempre a criar expectativas? E o que isso faz no nosso corpo e na nossa vida? É uma das coisas que tenho vindo a trabalhar, e muito, para melhorar. Porque já sofri muito pelo facto de criar expectativas sobre algo ou alguém.

Porque estamos sempre a criar expectativas?

Em primeiro lugar quero dizer que ela não é real. Sim, a expectativa é o que criamos para satisfazer o nosso desejo interior e com isso gerando um diálogo interior em relação a algo material, ou de uma pessoa. E as vezes da própria sociedade?

Eu sei que devem de estar a achar que isto é uma loucura, ou que não é verdade. Mas parem e pensem nisso, tenho ou não razão?

Vou explicar melhor. Por exemplo quando queremos alguma coisa criamos expectativas na nossa mente de como vai ser quando o adquirimos achando que vai se passar da mesma maneira que o imaginamos. Sim porque somos sempre muito exigentes naquilo que imaginamos. Mas acabamos por esquecer que existem vários factores externos que podem interferir nessa nossa imaginação daquilo que queremos.

E quando não acontece como tínhamos pensado? O que nos acontece?

Ficamos frustrados, tristes, ansiosos ou deprimidos porque não foi como imaginamos. Digo isso porque existem vários exemplos de coisas banais que acontecem no nosso dia-a-dia, como um par de sapato que vimos e queríamos comprar, um carro, aquela comida que vimos no site do restaurante e que ao chegar la afinal não era o que estávamos à espera (isso acontece comigo quase sempre).

Ou seja, são vários os momentos ao longo do dia em que expectamos e depois no final nem sempre acontece como queríamos. Atenção que com isso não quero dizer que nem sempre isso acontece, as vezes imaginamos algo e acaba por se realizar como tínhamos imaginado.

Além do que pensamos, nós também criamos expectativas em relação ao nosso comportamento  na sociedade. Isto tudo para podermos ser aceites de uma determinada maneira. Ou também quando conhecemos uma pessoa temos a tendência de comportar de acordo com a expectativa da outra para ganhar respeito ou simpatia por parte dessa pessoa.

Isto porque achamos que é o que a outra pessoa pensa, mas infelizmente não temos poderes de ler a mente da outra pessoa para saber o que esta a pensar. Seria tão bom se conseguíssemos ler a mente dos outros! Por isso agimos de uma maneira que não tem a ver connosco e esquecemos de sermos nós mesmo.

E com isso quero dizer que a expectativa condiciona o nosso comportamento. E com isso fazendo-nos criar uma ilusão do que é ou vai ser um pressuposto comportamento do outro que é criado apenas na nossa mente, e esquecemos que o comportamento da outra pessoa é dele(a), só dele(a) e não nossa.

O importante é aceitar que o outro não se vai comportar segundo as nossas expectativas, como estávamos à espera e nem nós vamos comportar de acordo com a expectativa criada pelo outro.

Somos seres sociais, temos que estar aptos para aceitar e colaborar com um comportamento para uma melhor relação com os outros, com a sociedade no seu todo. Encontrar soluções para que quando isso aconteça, possamos conversar e colocar o nosso ponto de vista, agirmos de acordo com a nossa personalidade e acima de tudo sermos verdadeiros com a nossa identidade.

Enfim manter os pés no chão é um bom caminho para viver melhor e evitar frustrações e sofrimentos. E deixar a vida fluir e viver em equilíbrio. Aceitarmos e aprender com os nossos erros. Portanto sempre vais a tempo de mudar e tornar numa pessoa melhor pra ti e só por ti.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Baixe o ebook grátis: Como eliminar a autosabotagem em 3 passos

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: