3 passos para ajudar a ser menos perfeccionista na vida.

Olá pessoal. Perfeccionismo, quem se identifica? Aquela pessoa que é muito, mas muito perfeccionista que levante a mão. Eu!

Em primeiro lugar, o que é o Perfeccionismo? É um comportamento compulsivo de perfeição. E m perfeccionista é aquela pessoa que quer ter o controle de tudo ao seu redor e que busca sempre a perfeição. Acima de tudo quer que tudo esteja perfeito.

No entanto as expectativas que criamos em volta do querer a perfeição, acaba por nos tirar a nossa paz, a nossa alegria e a nossa calma. Também podemos encontrá-la em diversas áreas da nossa vida. Ou seja, desde as simples tarefas de casa, no trabalho, nas rotinas de exercício, num relacionamentos.

No entanto por querer manter tudo perfeito, acaba por colocar muita pressão em nós mesmo. E com isso gerando angústia, ansiedade, e muitas das vezes depressão. Tudo isto porque queremos ser perfeitos e querer que o mundo seja assim. Por isso quero partilhar 3 passos simples que me tem ajudado esse excesso de perfeição.

3 passos para o ajudar a ser menos perfeccionista na vida.

Primeiro passo é pedir ajuda.

Saber quando pedir ajuda, apesar de ser difícil porque nós nunca queremos mostrar o nosso ponto fraco ou até mesmo medo. Pedir ajuda é desistir do controle, é deixar outras pessoas fazer aquilo que não conseguimos fazer. Mas é preciso perceber que é normal pedir ajuda, e que isso só vai fazer bem e principalmente nas áreas onde não dominamos a 100%. Além disso, não faz mal em não conseguir controlar tudo. No final do dia acabamos por nos sentirmos cansados em tentar controlar o mundo, sozinhos. É preciso saber quando pedir ajuda, e não estar sempre em controle.

Segundo passo é falar com os outros

A dificuldade em abrir com os outros. Para um perfeccionista é difícil abrir-se porque sentem que tem de ser fortes e controlar as suas emoções. Um perfeccionista pode sempre arranjar uma maneira de não falar dos seus sentimentos, medos, fraquezas, inseguranças, incapacidades e decepções com as outras pessoas, mesmo com aquelas que são mais próximas. Fale, desabafe e tire esse peso de cima. Não tens que carregar tudo sozinho. E acima de tudo expresse os seus sentimentos e angústias.

Terceiro passo, aprenda a celebrar a vida

Para um perfeccionista só celebramos as nossas maiores conquistas, não dando valor as pequenas conquistas. Aprenda a fixar um objectivo que realmente consegue atingir, e assim aumentando a confiança em si. Desfrute mais enquanto esta a desempenhar uma determinada tarefa, e saiba valorizá-la. Não seja muito exigente consigo, em vez de dar 100% numa tarefa tente dar 80% e observe o resultado. Lembrando sempre que não é preciso aprovação dos outros, mas sim aceitar-se como é.

A perfeição não existe, por isso o mais importante é dar o seu melhor sem colocar pressão. Procure antes a excelência, e procure o melhor que existe em si e sinta-se completo com isso.

Um pequeno guia para o ajudar a ser menos perfeccionista. E caso não seja fácil consulte um especialista.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Baixe o ebook grátis: Como eliminar a autosabotagem em 3 passos

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: