6 dicas de como desenvolver uma mentalidade positiva

Olá pessoal. Desenvolver uma mentalidade positiva nem sempre é fácil. Isto porque a vida é uma montanha russa de acontecimentos, que nunca sabemos o que pode vir a seguir. E superar os obstáculos da vida é muito importante para levar uma vida plena e positiva.

Com o stress, as decepções ou fracassos o pico negativo pode estar a corromper o nosso ser. Ou seja, deixamos esses acontecimentos negativos influenciar o nosso dia e a nossa maneira de ser. Por isso é importante que interiorizemos internamente os bloqueios negativos.

Em primeiro lugar a nossa vida é um ato de sobrevivência que se vai desenrolando com desafios, obstáculos esmagadores, lições, experiências, dores, memórias, etc. E que vão acumulando e com isso construir uma mentalidade negativa.

Pessoalmente posso dizer que já andei enrolada nessa teia negativa. Deixando me levar nessa onda onde a cada dia parecia que me ia afundado cada vez mais. E as coisas deram uma reviravolta positiva quando assumi a responsabilidade pelo meu desenvolvimento e apliqueis essas dicas.

Essas dicas vão ajudar a orientar a tua vida positivamente e impulsionar a roda de nutrir e cultivar uma mentalidade positiva.

6 dicas de como desenvolver uma mentalidade positiva

Acreditar

Primeiro, acredita no que tens e isso vai te mostrar que estas no caminho certo. Porque mostra que estas pronto a aprender coisas novas. Por isso acredita em ti e naquilo que queres para a tua vida.

No inicio pode não ser fácil, porque haverá uma batalha com a dúvida. E a maior batalha já travada esta na mente, ou seja dentro de ti. Tem sempre alguma coisa que vem para te desafiar o que dizes o que é e tens de estar preparada para o enfrentar.

E acima de tudo acreditar que essa mentalidade positiva está dentro de ti, e só tens que deixa-la sobressair.

Seja consciente

O acumular das forças negativas começa com pequenas coisas. São várias as atitudes que vamos alimentando ao longo da nossa vida que nos levam para essa caminho do negativo. E muitas das vezes nem damos contas delas.

Só nos apercebemos dessas atitudes negativas quando o resolvemos enfrentar. Isto porque ao logo da nossa vida sempre achamos que somos assim e que estamos a agir bem, e sem nunca parar para tomar consciência. Por isso a importância de estas consciente para saber quando essas atitudes estão à espreita e trava-la.

Existem várias maneiras de despertar essa consciência, mas quero salientar dois que acho, na minha opinião, serem muito propicias para isso. Que é a meditação e o journaling. Sim eu sei que estou sempre a falar da meditação, mas ela tem me ajudado e muito nessa minha tomada de consciência.

Isto porque a meditação ajuda-nos a refletir e também a canalizar o nosso lado espiritual que todos temos. E com isso ajudando a tornar a nossa mente mais clara. E o ato de escrever é outro canal super importante na minha vida.

Porque ao registar os meus pensamentos e tudo aquilo que me perturba, principalmente aquelas coisas que não podemos dizer, é terapêutico. Ao escrever os teus pensamentos vais fazê-lo sem tabus ou arranjar uma melhor forma de dizer, como quando falas com os outros. Ao despejar tudo no papel, tudo torna mais claro no final.

Afirmações positivas

Confesso que não acreditava muito nisso. Antigamente via-os como frases e ponto, não via o poder delas. Mas depois que comecei essa minha jornada de autoconhecimento comecei a prestar mais atenção nessas frases.

Isto porque afirmações positivas são lembretes e declaração do seu valor. Ou seja são declarações positivas que nos ajuda a a dar valor a quem nós somos. E aprendi no livro da Louise L. Hay uma frase que digo até hoje, todos os dias.

“Eu mereço tudo, eu aceito tudo, agora.”

Esse é o meu lembrete diário. Inicio e termino o meu dia com essa frase. Por isso devemos aprender a usar palavras positivas para poder criar diálogos positivos connosco. E com isso limpar as negativas da nossa mente.

Gratidão

Em primeiro lugar posso dizer que acredito que a gratidão é a mais saudável de todas as ações humanas. E ela é tão linda e suave. Por isso devemos ser gratos pelas coisas que o universo nos dê, em vez de preservar os pensamentos negativos, infelicidade ou confusão.

Às vezes sentamos e murmuramos sobre certas coisas menos boa que aconteceu hoje, que esquecemos do importante que é o fato de estarmos aqui. Deixamos que o negativo nos engula e controlar a nossa mente. Por isso é importante cultivar o espirito de agradecimento.

Acredito que nem sempre é fácil e que hà dias que só te apetece chutar o balde. Mas é importante aprender a canalizar a mente para quando passamos por essa adversidade a ver o outro lado. E quando cultivamos o hábito da gratidão tudo torna mais fácil.

Portanto expresse gratidão por aquilo que tens. Centre a sua mente em coisas naquilo que importa e não no que não tens. E lembre-se que reclamar não trás felicidade. Agradeça!

Autocuidado e compaixão

Costumo dizer que a vida é ciclica, está em constante movimento. E ela não é uma corrida mas sim uma jornada e que hoje podemos estar bem e amanhã não. O importante é saber lidar e aceitar.

Por isso, não devemos comparar a nossa jornada com de ninguém. Pelo contrário, deixe que esse processo caminhe no seu ritmo e permita que o crescimento evolua. Reflita e deixe que cada passo nutre o seu crescimento para que possas ser cada vez mais forte.

Aprendi que nada é perfeito, e que as vezes as imperfeições da vida é que nos leva para o caminho que precisamos. Mesmo quando as coisas não correm como queríamos é preciso manter uma mente e pensamentos positivos.

Portanto substitua as acusações negativas por pensamento positivo em vez de reclamar ou deixar-se levar pela autocrítica, falhas, fraquezas, comparação ou conversas internas negativas.

“A perfeição é uma miragem da satisfação que impede o crescimento, em vez de insistir na perfeição.” – autor desconhecido

Envolva-se no positivismo

É preciso perceber que quem está no comando es tu. Só tu tens o controle. E a tua reação a certos eventos é importante, então sincronize a tua mente com situações positivas, evite comparações e reclamações.

A seguir, não envolva o ressentimento no seu desenvolvimento e crescimento. Encoraje-se pelas coisas que consome, pelo conhecimento, pelas pessoas que mantém por perto – simplesmente contorne pessoas negativas.

Portanto desenvolver uma mentalidade positiva é um trabalho interno, que é preciso ser regado todos os dias. Edificando os pensamentos e livrar das energias negativas que tiram a sua luz.

Beijinhos de luz

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: