De volta à rotina depois das férias

Olá pessoal. Acabaram as férias e cá estamos de volta à rotina. Depois de umas semanas de relax, sem preocupações, é hora de voltar à rotina. Mas antes posso dizer que tivemos umas férias maravilhosas. Para quem me segue no Instagram sabem que fomos para a Tailândia. E foram uns dias bem passados neste país que eu amo e respeito.

Tivemos a sorte de apanhar uns dias maravilhosos e que deram para fazer muita coisa. Ficamos três dias em Bangkok e 5 dias em Krabi, o que deu para fazer uma mistura de cultura com praia.

rotina-depois-das-ferias-blog-da-sims

E hoje estamos de volta à nossa rotina, à nossa vida. Posso dizer que não é facíl e principalmente quando ainda estás com os fusos horários trocados, jet lag. Em primeiro lugar posso dizer que infelizmente nem todos encaram isso, o regresso depois das férias de bom grado. Digo isso porque tenho ouvido falar muito em depressão pós-ferias. Porque muitos encaram o voltar à rotina como algo muito mau.

Não só os horários para cumprir, mas também o regresso à escola para quem tem filhos, aquele projecto que tem prazo de entrega, ou para muitos é o voltar para aquele trabalho que não gostam, ou seja, fazer aquilo que não querem. Por isso se tem falado muito da depressão pós-ferias.

Uma vez que durante as férias nos desligamos das rotinas e preocupações e a única coisa que queremos é aproveitar os dias, não tendo de cumprir horários e nem de nos preocuparmos com o trânsito, escolas, compras, etc., o regresso à rotina é um momento de muita tensão, stress e ansiedade. Começa-se a entrar num estado de depressão, colocando muita pressão e ansiedade. Por isso hoje quero partilhar 4 dicas para o ajudar a recuperar a sua rotina sem stress e ansiedade.

rotina-depois-das-ferias-blog-da-sims

4 dicas para o ajudar a recuperar a sua rotina depois das férias

Aceitar e agradecer

Em primeiro lugar devemos aceitar que tudo tem o seu tempo. Porque tivemos aqueles momentos que foram bons, mas agora é hora de continuar e agradecer. Aceitar o nosso regresso como algo bom e não como um fardo. É preciso aceitar a vida como ela é, que tudo o que é bom termina. E que esse terminar faz parte da vida. Agradecer pelos momentos bons e agradecer a oportunidade dessa nova fase. Aceitar e agradecer por estar aqui e por tudo vivido.

Rotina

Antes de ir de férias tínhamos uma rotina diária. Sei que nas férias queremos é fugir de rotina, e acabamos por desligar. Nada como iniciar a sua rotina diária. Aquela rotina que te ajuda a encarar o dia mais positivo. Retome a sua rotina e faça dela algo de bom e que faz parte do seu crescimento pessoal.

Seja positivo

O que não devemos deixar acontecer é iniciar com pensamentos negativos. Seja positivo com essa nova fase. Coloque positivismo em tudo que vá fazer e em tudo que esta a planear para essa nova fase. Encare a vida com positivismo e deixe-se guiar pelos pensamentos bons.

Meditação

Como sabem a meditação é uma grande aliada no controle do stress e ansiedade. Por isso nada como iniciar essa nova fase com alguns minutos por dia de meditação. O respirar profundo e lentamente  vai-o ajudar a clarear a mente. A prática de meditação será o seu maior aliado para encarar esse regresso de bom agrado.

Porque a vida é feita de mudanças. Ela é cíclica, ou seja, ela está em constantes mudanças e renovações. Por isso encare essa nova fase como sendo parte da sua mudança. Assim sendo o regresso à rotina não tem de ser doloroso, stressante ou assustador.

Encare esse regresso, esse mês de Setembro, como sendo parte da nossa mudança, da nossa evolução como pessoa. Um novo começo, de novas oportunidades e desafios. Enfim, coloque vida nesse regresso e em tudo que faz, e no final o resultado será aquilo que merece.

“Comece a viver a vida de acordo com a forma como as coisas são e não como deviam ser. Muita infelicidade é causada pela convicção de que a vida devia ser diferente do que é. Aceitar a realidade como ela é libertá-lo-á da prisão daquilo que deveria ser.”Ernie J. Zelinski (O pequeno guia para a felicidade)

E para quem vai de férias nesse mês de Setembro, fica aqui um artigo que escrevi de dicas mindfulness para aproveitar bem as férias.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: