Self care é muito mais que o visual exterior

Olá pessoal. Hoje quero falar sobre self care, auto cuidado. Porque auto cuidado inclui cuidar não só do corpo mas também da mente e da alma. Isto porque muita das vezes damos atenção só ao corpo e na aparência física, e esquecendo tudo o resto.

Em primeiro lugar o auto cuidado não é só andar bem vestida, maquilhada, com o cabelo bem esticado, uns sapatos e mala de marca. Isto é só a aparência, o que os outros vão ver. E que tal cuidar do que realmente importa? Cuidar do nosso interior, aquilo que só nós podemos ver e sentir?

Vamos falar de saúde, tens feito as tuas consultas? Exames? Aquelas consultas e exames de rotina? Falar com o seu médico e ter a certeza que está tudo bem. Porque mais vale prevenir agora do que se arrepender mais tarde com algo grave. O auto cuidado é isso, é cuidar do nosso corpo dando-lhe a devida atenção. E principalmente para nós mulheres, não podemos descuidar-nos.

Porque parte de ser saudável é a capacidade de praticar e sustentar o auto cuidado. O cuidar do nosso corpo, da nossa mente e da nossa alma. Então, gostaria de partilhar 5 práticas de auto cuidado, que são muito económicas e que podes implementar ainda hoje.

self-care-blog-da-sims

5 práticas de self care para o corpo, a mente e a alma

Oração

Não te assustes porque não estou a dizer que tens de ir à missa. O que quero dizer com oração é a comunicação que estabeleces com Deu ou com o Universo. É aquilo que tu falas e em que tu acreditas.

Ela pode ser uma simples conversa ou uma oração da bíblia. Por exemplo, nas minhas orações eu costumo agradecer a Deus e o universo e no final rezo o Pai Nosso. Para mim isso é orar, é falar com o divino superior.

Por isso assim que acordo faço a minha oração de gratidão e o meu Pai Nosso e repito à noite também antes de dormir. Portanto a prática da oração é cuidar da nossa alma.

Dormir

Pode parecer mais fácil dizer do que fazer. Porque na correria do dia-a-dia e na quantidade de tarefas que temos, muitas das vezes isso interfere no nosso sono. Por isso é imperativo que não só obtemos 6-8 horas de sono, mas também precisamos de um sono de boa qualidade.

Porque a privação de sono cria uma nebulosidade mental, alterações de humor e exaustão. E essas coisas impedem-nos de tomar decisão sábias, explorando o nosso génio criativo. E com isso afectar a nossa saúde em geral.

O nosso corpo precisa de descanso e precisa de ser recarregado. E o mesmo é verdade da nossa mente. Agora eu tenho 6-8 horas de sono todas as noites? Não, mas tento não passar dias consecutivos a privar-me de uma boa noite de sono.

Eis alguns exemplos em que pode aplicar para uma boa noite de sono: meditar 5 minutos antes de dormir; fazer exercícios de respiração; desligar o telemóvel e a TV.

Actividades

Todos nós sabemos que precisamos de nos exercitar. Eu escolhi a actividade de palavra para diminuir o golpe e esperançosamente apresentar outra opção além de passar uma hora no ginásio.

A actividade física recomendada é de 120 minutos por semana, o que equivale a 30 minutos de actividade e quatro vezes por semana. Quando falo em praticar uma actividade física, quero dizer fazer aquilo que gostas de fazer. Sim, porque não vale fazer algo que não gostes ou que não te dê prazer e que sintas como se fosse por obrigação.

Eu por exemplo adoro caminhar. De momento é a única actividade física que pratico e que me satisfaz, além do Yoga. E faço porque gosto e me dá prazer. Por isso escolhe algo que gostes e que te dê prazer.

Isto porque os benefícios da actividade física são numerosos e a sua mente, corpo e alma agradecerão. Tenho que me lembrar de que parte do auto cuidado exige que seja intencional e participe de um bom trabalho antiquado. Porque nada fluí se não for acompanhada de acção. Por isso é preciso acção a acompanhar a intenção.

Beber Água

Já falei aqui dos benefícios da água no nosso corpo (leia aqui). Beber água, todos os dias é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo. E é algo tão simples de fazer, só encher um copo com água e beber. Beba água, todos os dias!

Porque o corpo é composto de 60% de água e o sangue é composto por 91% de água. A água é essencial para muitas funções corporais, portanto, é importante consumir oito copos de água por dia.

Se é difícil para ti beber água, então experimenta água infundida. Podes adicionar limão e pepino, ou limão com qualquer outra fruta. Por isso crie um sabor refrescante e que o irá encorajar a beber água. Principalmente agora no verão, com o calor e suor é preciso hidratar o corpo.

Tomar Suplementos

Uma das coisas que me lembro da minha infância é dos suplementos. Os meus pais sempre nos davam vitaminas e óleo de fígado de bacalhau. Confesso que detestava tomar aquilo. Mas hoje em dia percebo a importância de tomar suplementos.

Isto porque muita das vezes o nosso corpo pode não produzir o suficiente . Então aí entram os suplementos. Eu neste momento estou a tomar Centrum Mulher, porque é o mais completo para mim.

Por isso aconselho a tomada de suplementos para ajudar o nosso corpo, principalmente o cálcio. Porque é importantíssimo cuidarmos da nossa saúde óssea desde cedo, prevenir.

Bem estas são algumas dicas de self care, auto cuidado, que achei importantes e que todos deveríamos fazer. Coisas simples que estão ao nosso alcance e que nos ajudam imenso.

Portanto vamos todos tirar um tempo para cuidar de nós mesmos fisicamente e espiritualmente. Aprendi que eles trabalham em harmonia para criar um todo melhor para mim! Por isso cuide-se no aqui e agora e nutre o teu corpo, a tua mente e a tua alma com coisas boas.

E tu, que fazes para cuidares de ti? Partilha as tuas dicas aqui connosco. 

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: