Procure o seu equilíbrio

Olá pessoal. Muitas vezes concentramos no nosso sucesso profissional ou financeiro que acabamos por deixar para trás o nosso bem-estar. Ou até a nossa qualidade de vida. E isso pode refletir nos outros aspectos da nossa vida que aos poucos estamos a prejudicar a nossa rotina.

E alcançar o nosso equilíbrio nem sempre é fácil e acaba por ser um desafio. Mas é o que todos queremos e precisamos. Por isso é fundamental cada um de nós procurar o seu equilíbrio. Porque o equilíbrio é um elemento essencial para o nosso funcionamento no dia-a-dia. E alcançar esse equilíbrio é o segredo para ter mais produtividade e satisfação. Por isso procure o seu equilíbrio com essas dicas fáceis de implementar.

5 dicas para encontrar o equilíbrio

Pense e respira antes de agir

Pode parecer um pouco cliché, mas o pensar e respirar antes de agir é o primeiro passo para atingir o equilíbrio. Porque muita das vezes estamos em piloto automático e acabamos por dizer e fazer coisas sem pensar. Por isso procure refletir e respirar antes de dar uma resposta ou até mesmo de tomar uma decisão.

Respire profundo e lentamente antes de resolver um conflito. E acreditem que isso ajuda imenso a evitar conflitos desnecessário. Porque ajuda a evitar julgar com cabeça quente. È preciso saber quando é hora de analisar e quando é o momento de decidir.

E uma grande aliada é a meditação. Porque ajuda no equilíbrio dos pensamentos e emoções.

Leia também A meditação e os nossos pensamentos

Exercita a gratidão

Hoje a palavra “gratidão” faz parte do meu dia-a-dia. Não passo um dia sem agradecer por tudo que sou e tenho. Agradecer é um exercício que tem de ser praticado todos os dias. Eu sei que nem sempre é fácil identificar motivos para ser grato, principalmente naqueles dias que nada nos corre bem. Mas à medida que nos apercebemos a importância de cultivar a gratidão, todos os dias, ela se torna clara.

E essa transformação começa a ser natural e renovadora para a autoestima e com isso mudando a percepção de tens de ti e dos outros. Porque podemos estar rodeados de pessoas dispostas a nos ajudar e nem nos apercebemos disso. E ser grato não é simplesmente dizer “obrigado”.

Mas sim ser capaz de abrir para os outros e deixar que ajudem quando for preciso. Por isso é importante saber diferenciar situações em que precisa resolver tudo sozinha de quando pode contar com ajuda.

Leia também Gratidão, a minha palavra de ordem

Não tenha medo das suas emoções

Nós gastamos muito mais energia reprimindo ou escondendo aquele que sentimos. E com isso refletindo de uma forma negativa o nosso bem-estar. E atingir o nosso equilíbrio, também tem a ver com a se permitir sentir as emoções na hora certa.

Porque isso nos ajuda a não perdermos o nosso rumo. E o segredo é manter os sentimentos e a razão sempre conectadas de forma harmoniosa. Por isso é preciso saber orientá-las, sem reprimi-las. E para isso é preciso praticar.

Simplifique as coisas

Muitas das vezes temos tendência a complicar as coisas que são simples. Ás vezes aqueles problemas que parecem ser a mais difíceis, a solução é a mais simples. Confesso que nem sempre conseguimos ver isso logo a primeira. E como tudo é preciso praticar. Por isso abre a todas a possibilidades para que possam ser criadas alternativas. Ou seja, outras maneiras de enfrentar as dificuldades.

E é claro que muitas das vezes batemos com a cabeça mil vezes, e mesmo assim não saímos do mesmo sitio. Por isso é importante consultar opinião de uma outra pessoa. E acredita que isso não vos vai tirar um pedaço em pedir ajuda.

Porque muitas das vezes quem está de fora consegue ver com mais clareza do que nos. Porque naquele momento não estamos em condições de ver a solução. Por isso é necessário prestar atenção ao que acontece à nossa volta e também às pessoas que nos cercam.

Tenha uma mente positiva

Mais uma vez eu sei que pode parecer um cliché. Mas o pensamentos positivo é capaz de grandes feitos, simplesmente por aumentar a nossa capacidade de ver melhor as possibilidade mais imediatas. Isso, contudo, não quer dizer que devamos fechar os olhos perante os problemas. Também não para tanto.

Porque diante da vida é preciso manter o foco naquilo que podemos resolver de forma objectiva e desembaraçada. O pensar positivo aumenta as chances de êxito naquilo que temos a nossa frente. Traz alívio e conforto sentimental. Tudo isto porque o pensar positivo, impulsiona a mente para tomada de decisões mais acertadas.

Essas são algumas dicas para ajudar a encontra o equilíbrio. E de modo geral, encontrar o equilíbrio na vida pessoal é sinónimo de alcançar a saúde física e mental. E com isso retomar o controle sobre a sua vida e nas relações com os outros. Procure o seu equilíbrio com algumas práticas como a meditação, autoconhecimento e dedicação. Por isso não tenha medo de errar, sentir e muito menos de recomeçar.

Portanto procure o seu equilíbrio dentro e fora de ti. E para isso é preciso parar e respirar, conscientemente. É preciso partilhar e deixar de fazer as coisas sozinha. Procure o seu equilíbrio para que possas viver em harmonia com o teu corpo e mente.

“Viver é como anda de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.” – Albert Einstein 

Beijinhos de luz

Tens alguma duvida? Queres partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da páginas contato (aqui). E partilhe!

 

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: