8 dicas fáceis para limpar a mente

Olá pessoal. Hoje trago 8 dicas fáceis para limpar a mente. Mas porque devemos limpar a mente? Em primeiro lugar, estudos comprovam que durante o dia, são mais de nove mil pensamentos que passam na nossa mente. E que 90% desses pensamentos são coisas que já tínhamos pensado no dia anterior. Por isso a importância de libertar a nossa mente de certos pensamentos repetitivos.

Muitas das vezes esses pensamentos são inúteis, ou seja, não te trazem nada de novo. Mas eles conseguem bloquear a sua alegria, a sua criatividade ou produtividade. Por isso quando isso acontece é importante recuar e fazer uma limpeza. Melhor dizendo, colocar tudo no lixo, aquilo que não serve.

Eu acredito que tudo na vida está em constante evolução, tudo muda a cada dia. A pessoa que sou hoje não foi a mesma de ontem. E os nossos pensamentos não são excepções. Quando andamos desanimados ou sem disposição, isso quer dizer que a nossa mente está cheia. Ou seja, cheia de informações que não necessitas e fazendo com que não haja espaço para aquilo que importa.

Por isso é preciso abrir espaço para outras coisas, ou seja, coisas que realmente importam. Aquelas coisas que te fazem crescer como pessoa e acima de tudo que te deixam feliz. Aprendi a fazer coisas que me ajudam a libertar a minha mente. E algumas delas faço todos os dias e outras por semanas ou quando tenho mais tempo.

Algumas dessas dicas já fazem parte da minha rotina matinal (leia aqui). Então quero partilhar as:

8 dicas fáceis para limpar a mente

limpar-a-mente-blog-da-sims

Esvaziar o cérebro

Quando falo em esvaziar o cérebro é quando pegamos num papel e escrevemos tudo que vai na nossa mente. Acreditem, isso é um alivio.No início pode parecer difícil, porque nem sempre é fácil acompanhar a nossa mente. Mas quando fizeres isso vais-te sentir aliviado e com mais clareza. Principalmente quando estamos preocupados com algo e no momento não estamos a conseguir pensar com clareza, e ao fazer isso, a solução aparece-te logo.

Esta é uma prática que faço todos os dias através do meu diário de gratidão. E nos dias que sinto que preciso de descarregar mais, faço quantas vezes forem necessárias. Isto porque me ajuda a seguir em frente e a manter o meu FOCO.

E quando é para descarregar pode ser qualquer coisa. Desde pensamentos recorrentes, ou planos, a coisas boas, ou até agradecer. Qualquer coisa que esteja a passar pela sua cabeça no momento. Eu prefiro fazer logo de manhã junto com as minhas práticas, mas as vezes acabo por fazer mais tarde. Mas tento não deixar de fazer.

Praticar o YOGA

O yoga entrou na minha vida há um ano. E confesso que tem-me feito muito bem. Tento sempre praticar, nem que seja uns minutos todos os dias. E uma das coisas que já reparei é que, para mim, ela funciona que nem um analgésico nos dias “menos bons”.

Apesar que qualquer tipo de exercício é bom, ajuda a acalmar o corpo e mente. E depois é o único momento onde estamos parados e concentrados naquilo que estamos a fazer. E isso acaba por nos ajudar a acalmar a mente.

Porque mexer o nosso corpo de forma consciente, com foco na respiração e nas poses que estamos a fazer, é muito relaxante. E ajuda na limpeza da mente também.

Tirar uma sesta

Quem não gosta de tirar uma sesta depois do almoço? Principalmente agora com o calor, sabe sempre bem uma sesta depois de comer. Eu lembro-me que quando estava a trabalhar em Cabo Verde, quando ia almoçar a casa tirava sempre uma sesta depois do almoço. E aquilo era refrescante porque parecia que me rendia mais no período da tarde. Eram minutos que mais pareciam horas de sono. Mas com um podre imenso sobre o meu desempenho.

As sestas são necessárias às vezes. Porque quando estamos muito cansados, ficamos a pensar em coisas desnecessárias. Ou seja, em coisas que não nos servem para nada. Em geral, quando estamos cansados não conseguimos dar o nosso melhor. E com isso acabamos por fazer escolhas alimentares erradas, não conseguimos pensar bem, não temos força para exercitar e nem para concentrar.

Por isso o sono é um momento para redefinir e limpar o que é preciso. Porque só assim podemos começar de novo. E a nossa mente não é uma exceção, ela precisa de descanso. Portanto certifique-se que dorme o suficiente, mesmo que isso signifique parar uns minutos no trabalho para o fazer.

Deixe as coisas fluirem

Uma das coisas que tenho aprendido é que não vale a pena agarrar as coisas. E que é preciso deixar o universo fazer o seu trabalho. Só temos que entregar e confiar.

Por isso fazer coisas que nos ocupam a mente é a melhor estratégia. Como por exemplo cantar, cantarolar, fazer alguma coisa como bricolage, pintar ou desenhar. Ou seja, faça algo criativo que te faça sentir que pode agir e produzir algo. Mesmo que não seja perfeito, faça.

Porque ao colocar toda a energia e foco naquilo que está a fazer, faz com que concentre no momento presente. E com isso ajude a limpar a mente e a relaxar deixando as preocupações para trás. Por isso faça aquilo que não esta habituado, e saia da zona de conforto e arrisque.

Fazer uma caminhada

Uma das coisas que eu adoro fazer e por isso agradeço ao universo por me colocar onde eu estou. Porque perto de mim tenho imensos sítios para caminhar e respirar ar puro. E a caminhada não é só fazer os 10.000 passos por dia, ou gabar-se que fez esses passos.

A caminhada pode ser uma prática muito meditativa e calmante. E ao mesmo tempo estamos a levar a nossa concentração ao momento presente, mindfulness. Isso para quem o faça sem estar agarrada ao telemóvel, sim porque existem seres que fazem isso.

Eu tento fazer isso todos os dias, sempre que o tempo me permite. Porque em dias de chuva mais vale ficar por casa mesmo. Mas adoro sair para caminhar e muitas das vezes levo auscultador para ouvir música. Simplesmente aprecio tudo ao meu redor. Ou costumo levar os auscultadores para ouvir algum podcast enquanto caminho.

Antigamente não prestava muita a atenção porque a minha mente não me deixava. Confesso que fazia o percurso todo com aquela voz a “tagarelar” na minha cabeça. E isso não me deixava aproveitar o momento. E hoje em dia faço os possíveis para me concentrar em tudo que existe ao meu redor. E a cada dia que passa a caminhada funciona como um calmante para o meu corpo e mente.

limpar-a-mente-blog-da-sims

Arrume e limpe o seu espaço

Para uma perfeccionista a organização e limpeza é tudo. Gostamos de ter tudo arrumado e limpo ao nosso redor. E acreditem que não é preciso ser a Marie Kondo para ter tudo organizado e arrumado. Apesar que ela dá umas dicas preciosas na organização.

Para mim ter um espaço limpo e organizado é um grande alívio. Por isso mantenha arrumado o que precisar. Doa aquilo que não precisas como roupas, sapatos, objectos, etc.. O acto de organização e limpeza ajuda-nos a acalmar a nossa mente. Isto porque estamos concentrados naquilo que estamos a fazer, então a nossa mente relaxa. Ela fica no presente.

Falar, desabafar

Confesso que no passado nunca pensei que isso ia me ajudar em alguma coisa. Porque sempre fui aquela que ouvia e ajudava mas não deixava ninguém ajudar-me. Não conseguia falar daquilo que me incomodava com ninguém.

Não foi fácil no início, mas passou a ser mais fácil a partir do momento que comecei a falar. Porque isso ajuda, imenso, a aliviar a nossa mente. E muita das vezes estamos com coisas na nossa mente que são um autentico lixo. Por isso o falar e desabafar é a melhor opção se quer libertar a sua mente.

Um detox mental

Quando se fala em detox pensamos logo em dietas. Em fazer aqueles batidos que muita das vezes não são nada apetecíveis. Mas aqui refiro-me a um detox da mente.

Porque quando entramos num padrão de pensamentos repetitivos, isso pode significar que estamos a repetir as mesmas ações. Ou seja, estamos sempre a pensar e a fazer as mesmas coisas. Dia após dia, sempre a mesma coisa.

Portanto fique longe de tudo nem que seja por um dia. Porque muita das vezes precisamos de mudar de cenário para sair da nossa mente. Para ver que há mais para além daqueles pensamentos repetitivos.

E se estás sempre online nas redes sociais, sempre com as mesmas pessoas, sempre com as mesmas conversas, fazendo sempre as mesmas coisas, então vale fazer uma mudança e um desintoxicação de tudo. Porque é preciso ver e aproveitar outras coisas na vida. É preciso fazer um reset a sua mente. E quando isso acontecer, vais começar a ter uma nova perspectiva.

Para concluir, todos nós precisamos de limpar a nossa mente. Isto porque ela é como a nossa casa que temos que limpar para ficar limpa. E assim funciona com a nossa mente. É preciso deitar fora o lixo que se vai acumulando. E com essas 8 dicas fáceis, ajudará a limpar a sua mente. Portanto aproveite e faça um detox à sua mente.

E tu, que fazes para limpar a tua mente? Deixe as suas dicas nos comentários.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Leia também 3 passos para o ajudar a mudar o seu hábito mental destrutivo

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: