Minhas leituras: Wabi Sabi de Beth Kempton

Olá pessoal. Nas minhas leituras de hoje trago um livro da Beth Kempton, Wabi Sabi. A sabedoria Japonesa para uma vida perfeitamente imperfeita. Antes demais, adorei esse livro e confesso que gostei muito de aprender um pouco mais sobre a cultura Japonesa.

A autora

Beth Kempton nasceu no Reino Unido mas viveu e trabalhou vários anos no Japão. Durante a sua estadia no Japão teve aulas de fabrico do papel japonês, arranjos florais, fabrico de painéis japoneses, cerâmica, caligrafia, cerimónia de chá e tecelagem. Ou seja, durante esse tempo aproveitou e absorveu ao máximo sobre essa cultura.

E estas experiências conduziram-na a um profundo amor por aquele país e a uma rara compreensão das suas nuances culturais e linguísticas. Ela trabalhou com agências da ONU e várias marcas multinacionais, sobretudo na área da responsabilidade social corporativa.

A Beth Kempton descreve-se como uma viajante, uma aventureira e alguém que busca a beleza, com uma ligeira obsessão por chocolate e estacionário japonês. Além desse livro, em 2017 publicou o seu primeiro livro: Freedom Seeker: Live more. Worry less. Do what you love.

O livro

O Wabi Sabi é um conceito da cultura Japonesa, que nos ajuda a apreciar a beleza da imperfeição e da simplicidade. A aceitar a natureza transitória das coisas. Com raízes no Zen e na cerimónia de chá, a sabedoria intemporal do wabi sabi é agora mais pertinente do que nunca. Já que todos os dias procuramos novas formas de enfrentar os desafios do quotidiano e de encontrar um significado para a vida.

Esse livro é um guia perfeito sobre o estado de alma, um antídoto refrescante para o nosso mundo acelerado e impulsionado pelo consumismo. O wabi sabi fará com que ganhemos coragem para desacelerar, reconectar-se com a natureza e ser gentil connosco.

O três princípios para ajudar a aplicar o wabi sabi nas nossas vidas:

  1. A mudança é inevitável, pelo que é inútil tentar agarrar-se ao passado ou ao presente. Mantenha-se aberto. A sua vida está a acontecer aqui, neste preciso momento.
  2. Quando a sua cabeça não consegue encontrar respostas, lembre-se de que o seu coração poderá saber o caminho.
  3. A perfeição é um mito. Todos somos perfeitamente imperfeitos.

beth-kempton-blogdasims

Então este é um livro que nos ajuda a transformar todas as áreas da nossa vida através da aplicação dos princípios estéticos desta cultura secular. Ao longo da leitura encontramos histórias de pessoas e dos conhecimentos tirados dessas experiências.

Enfim um livro que nos leva a conhecer a cultura japonesa e aprender com ela. Porque são coisas simples que são capazes de nos transformar. E também princípios básicos que nos levam a ver a nossa vida com mais calma e prestar atenção. E também encontramos vários exercícios no final de cada capítulo.

Confesso que fiquei apaixonada e com vontade de conhecer o Japão. E saber mais sobre a sua cultura. Portanto wabi sabi e vive a tua vida perfeitamente imperfeita.

“Ao remover lentamente as camadas do mistério, eis o que vim a perceber: a verdadeira beleza do wabi sabi assenta não nas coisas, mas na natureza da vida em si mesma.” – Beth Kempton

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Leia também Minhas leituras: O hábito da felicidade de Tsering Paldron

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: