5 razões para começar a meditar ainda hoje

Olá pessoal. 5 razões para começar a meditar ainda hoje. Já falei aqui sobre a minha experiência com a meditação (leia aqui). A meditação hoje faz parte da minha rotina diária. Porque a medida que as nossas preocupações crescem, a necessidade de nos conectarmos connosco crescer. E é justamente nesses momentos que a meditação tem muito mais valor.

Em primeiro lugar a meditação traz muitos benefícios, que estão comprovados cientificamente. E são vários os relatos de estudos que comprovam os benefícios de começar a meditar. Porque a sua prática pode nos ser útil para tirar o nosso foco em problemas mais imediatos. Mas também é bom para nos ajudar a conhecer-nos melhor. Por isso vamos ver algumas razões para começar a meditar.

“Só quando você é extremamente flexível e suave você pode ser também extremamente duro e forte.” – Provérbio budista

Benefícios e razões para começar a meditar:

Melhoramento físico

Para começar, a meditação é uma prática com importante benefícios para o nosso melhoramento físico. Porque com a sua prática podemos melhor o nosso sistema imunológico.

Além disso, começar a meditar nos ajuda a atenuar a intensidade das dores depois de uma lesão. E, finalmente, praticar a meditação com frequência nos permite reduzir a inflamação a nível celular, o que traz um importante benefício para o nosso bem-estar.

Relacionar com as nossas emoções

No que diz respeito as nossas emoções, a meditação ressalta a influência das nossas emoções positivas ao gerar um estado de calma. E com isso nos proteger contra a depressão.

Por outro lado, outra razões para começar a meditar é a sua capacidade de actuar como uma barreira contra o desenvolvimento da ansiedade. Os benefícios da meditação que se relaciona com as nossas emoções se estendem para a nossa capacidade de autocontrole.

E isso se deve ao fato de que é uma prática muito relacionada com a introspecção, o que nos ajudará a nos conhecermos melhor.

A nossa vida social

Pode parecer não ter muita relação, mas a meditação nos ajuda a melhorar a nossa vida social. Porque essa prática tem fama de ser solidária. A meditação, no entanto, pode ser praticada em grupo. E isso conseguimos motivar e tirar o melhor proveito possível dessa experiência.

A conexão que conseguimos através da sua prática em grupo, nos permitirá estabelecer laços de amizade sólidos. Porque nos permite compartilhar um momento íntimo e gostos similares. Por outro lado, meditar em grupo nos ajudará a não nos sentirmos sozinhos.

Funções cerebrais

A pratica da meditação regularmente pode aumentar a nossa quantidade de substância cinzenta nos cérebro, principalmente nas zonas cerebrais relacionadas com as emoções e com o autocontrole.

E isso, por sua vez, relaciona-se diretamente com os benefícios mencionados acima.

Produtividade

A meditação regularmente, pode nos ajudar a melhorar a nossa capacidade para sustentar e dirigir a atenção, graças ao fato que nos permite liberar o stress acumulado. Além disso, esse benefício aumentará a nossa capacidade de concentração.

E com isso atrasando o acúmulo de cansaço e fadiga. E também fazendo com que sejamos menos atraídos pelas distrações. Principalmente quando temos em mãos tarefas que exigi muito de nós e da nossa memória.

A sua prática, aumentará o nosso grau de controle sobre diversos processos mentais, de modo a ganhar agilidade em muitas delas.

Esses são alguns dos benefícios da prática da meditação, regularmente. Apesar que existem muito mais benefícios.

Mas também existem alguns mitos sobre a meditação que nos leva a recear ou até a duvidar sobre o seu poder.

Em primeiro lugar, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a meditação não consiste em simplesmente deixar a mente em branco. Ou seja, vazia. Na verdade, quando meditamos acontece o contrário.

Porque meditar é deixar os nossos pensamentos fluírem sem se deixar deter perante eles. Ou seja, não lhes prestar muita atenção.

Além disso, podemos adotar várias posturas para começar a meditar. E o mais importante é que ela seja confortável para si. Ou seja, não é obrigatório ficar em posição de lotús (ficar sentada com as pernas cruzadas uma em cima da outra).

Porque aqui o importante é encontrar uma posição que seja confortável para si. Ou seja que não provoque tensões musculares mas sim o estado de relaxamento.

a-meditar-blogdasims

Para terminar, a meditação é uma prática que pode ser realizada por qualquer pessoa e quando quiser. Porque não é preciso ser uma expert ou um budista para o praticar. Na verdade, para aproveitar todos os benefícios não é preciso estar vinculada a nenhuma religião ou filosofia. É aproveitar o momento com o objectivo de relaxar o corpo e a mente. Simplesmente deixar fluir e aproveitar o momento.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Leia também Cuidar da saúde mental com a meditação

 

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: