Dicas de como ser a sua melhor versão na vida

Olá pessoal. Hoje vamos falar de como ser a sua melhor versão na vida. Ou seja algumas dicas para o ajudar a ser a sua melhor versão e tornar-se numa pessoa melhor todos os dias.

Eu considero-me uma pessoa muito perfeccionista. O auto-aperfeiçoamento e toda a ideia de como podemos tornar-nos melhor aprendendo. Aprender, tentar, aceitar, crescer e acima de tudo amar. Porque acredito que todos nós podemos crescer e não deixar que a nossa vida fique estagnada.

Porém, infelizmente a maioria das pessoas estão “presas” nas suas formas e hábitos. Porque fazem pouco ou quase nada, para melhorar a si próprios e o meio que os rodeia. E tudo isso porque têm dificuldade em conectar-se consigo e com o mundo. Já imaginaram se todos quiséssemos mudar as nossas vidas e o mundo? Já imaginaram como seria viver num mundo assim? Eu confesso que tenho esperanças na transformação do interior de cada ser desse mundo. Porque cada um de nós temos o poder de ser a sua melhor versão.

Por isso hoje trago algumas dicas para o ajudar a ser a sua melhor versão.

Sempre faça aquilo que está certo

Se algo não parece correto ou está a deixar-te com dúvidas, provavelmente não é o certo. A “coisa certa” pode ser diferente para cada um. Varia da forma como cada um vê o tamanho do certo ou errado. Porém, muitas das coisas pequenas para uns pode ser grande para outros.

Ou seja, fazer a coisa certa requer compaixão, honestidade e respeito pelos outros. Coloque-se no lugar da outra pessoa se a situação assim o exigir.

Seja fiel aos seus princípios e aos seus instintos.

Pare de adiar tarefas

Essa é uma das áreas que eu pessoalmente ando a trabalhar para melhorar. O adiar tarefas para depois e muitas das vezes acabo por não fazer. Sabem a sensação de chegar no final do dia, e vês a quantidade de coisas que fizeste e ficou feito? É uma das melhores sensações, porque sentimo-nos realizados e com o dever cumprido.

Só que tem dias que isso não acontece, porque achamos melhor adiar para depois. Porque estamos cansados, ou estamos nas redes sociais ou é preguiça mesmo. E com isso deixamos coisas importantes por fazer. Sinto isso quando deixo artigos por finalizar ou simplesmente não termino de organizar algo que tinha planeado fazer.

E tudo isso são apenas desculpas que atrapalham o nosso sucesso. Que não nos deixa m alcançar o nosso objectivo. É uma parte de mim que esforço para entender, no entanto, é uma parte de mim que trabalho constantemente para mudar. E quando faço tudo sinto-me bem, bem comigo mesma. Ao realizarmos as nossas tarefas que tínhamos programadas, sentimo-nos bem, porque acabamos de aliviar um pouco a nossa vida.

Portanto, quer seja dobrar a roupa, arrumar a casa, lavar a louça, escrever um artigo para o blog, preparar as suas refeições ou mesmo exercícios, apenas faça!

Conquiste os seus erros

Todos nós cometemos erros, não existe ninguém que possa dizer contrário. Muitas pessoas podem não se sentir confortáveis em admitir isso, mas todos nós erramos nem que seja uma vez na vida. Se está errado, se a culpa foi sua ou se não era para ser assim.

Engula o orgulho e peça desculpas. Explique se for necessário. Eu sei que nem sempre é fácil assumir que estamos errados e principalmente quando isto afeta outras pessoas. No entanto, garanto que será muito mais apreciado se assumir. Porque isto diz muito do seu caracter. Da pessoas que és.

Por isso não tenha medo de assumir os seus erros e pedir desculpas, quando assim é necessário.

ser-a-sua-melhor-versao-blog-da-sims

Pense antes de falar/agir

Uma das coisas que eu pessoalmente levo muito a peito. Porque para mim, palavras ditas são como atirar uma pedra, ela não volta. Por isso é preciso ter cuidado porque palavras e ações podem causar muitos danos em relacionamentos pessoais e profissionais.

Eu sei que nem sempre é fácil controlar as nossas emoções. No momento acabamos por dizer ou fazer aquilo que não queremos. E quando isso acontece, não há volta porque já está feito e as coisas mudam num instante. Já nos magoamos e a outra pessoa também.

Demora o seu tempo, mas aprender a “ficar calado/a” em algumas situações pode ser mais benéfico daquilo que imaginas.

O hábito da leitura

Para quem acompanha o meu blog e conheça a minha rubrica “as minhas leituras”, sabem que leio muito. Sempre adorei ler e também sou apaixonada por livros. O meu sonho é ter uma sala com as paredes recheadas de prateleiras com livros. Isto tudo porque eu gosto de aprender.

Estou constantemente a consumir livros de auto-aperfeiçoamento, podcasts, videos no youtube, artigos de blogs sobre diversos assuntos. Embora seja possível consumir demais e não fazer o suficiente, são essas coisas que me mantém ativa. Porque eu gosto de aprender algo novo e ampliar o meu horizonte. Isto porque todos nos temos jornadas diferentes na vida e existem pedaços incríveis que podemos tirar dos outros.

O hábito da leitura é um grande passo para o auto-aperfeiçoamento.

Seja generoso

Este mundo precisa de generosidade. O mundo já tem desgraça que chegue, por isso sejamos generosos porque é isso que o mundo precisa. Há sempre oportunidade de ajudar os outros e não é preciso ser-se rico para ajudar. Porque isto não é verdade. Basta seres generoso e ajudar quem mais precisa. Quer através de doações, voluntariado ou até um simples sorriso ou palavra de apoio.

Não é preciso muito para fazer a diferença e ser generoso. Faça a diferença!

Não espere muito dos outros

Quando aprendemos a aceitar, em vez de esperar, não nos decepcionamos. Não espere agradecer quando fazes as coisas certas, ou quando alguém faz, exatamente, aquilo que querias. Um pedido de desculpas ou uma oportunidade. Isto porque a expectativa é a raiz do sofrimento.

O esperar cria expectativa, que depois se transforma em decepção.

Deixa de ser negativo

Infelizmente nem sempre a vida é fácil. Todos nós precisamos lutar. No entanto, essas lutas transformam-nos na pessoa que somos hoje. Ajuda-nos a crescer. O pensamento negativo está sempre à espreita e à espera de uma oportunidade para aparecer. E acreditem que é fácil isso acontecer. Basta um momento em que as coisas não nos estão a correr bem para ela entrar.

Por isso é preciso ser-se forte o suficiente para que isso não aconteça. É preciso manter-se positivo e alinhado com a sua pessoa. Isto não significa que as emoções vão desaparecer. Porque não há problema nenhum em não estar bem, em chorar ou em ter os seus momentos de “fraqueza”. O importante é não ficar presa a eles. Lavar o rosto e seguir em frente.

Sê positivo e o universo devolverá o que pediu.

ser-a-sua-melhor-versao-blog-da-sims

A Meditação

Estamos constantemente ligados e em modo reactivo. Muitas das vezes por causa de toda a tecnologia e acontecimentos no nosso dia-a-dia. E muitas das vezes só precisamos de um momento para esvaziar os nossos pensamentos e limpar a nebulosidade. Por isso a meditação é um bom aliado para o ajudar a refletir sobre o seu dia-a-dia e as coisas que te estejam a deixar preocupada/o.

A meditação já faz parte da minha rotina diária e muita das vezes mais do que uma vez por dia.

E para mim a meditação é uma das melhores formar de refletir e organizar ideias.

Observa mais

Ou seja, esteja mais atento ao seu ambiente, tente captar a linguagem corporal ou os sentimentos das pessoas. Experimente momentos mais significativos. Apenas tornar consciente e mais ainda das suas palavras e ações. E isso pode ser o suficiente para permaneceres fiel a quem és. Apenas lembre-se de que a parte difícil é que as outras pessoas ao seu redor podem não ser assim.

E depois de se tornar mais consciente, acabas por perceber isso ainda mais.

Nunca pare de melhorar

Nunca pare de melhorar e nunca se acomode. Continue expandindo, aprendendo e absorvendo. Não fique preso à estagnação de outras pessoas. És único, o seu caminho é diferente e as pessoas não precisam de entender isso. Apenas  torne-se na pessoa que queres ser. E isso não importa se vai levar dias, meses ou anos.

O teu dever é melhorar sempre, para ser a sua melhor versão na vida.

ser-a-sua-melhor-versao-blog-da-sims

Portanto estas são algumas dicas que acho importante para para nos ajudarem a ser a sua melhor versão neste mundo. Enfim, nunca deixe de crescer e ser a sua melhor versão nesse mundo. Ser a sua melhor versão todos os dias. Lutar e nunca desistir de crescer.

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Leia também 3 desculpas que damos a nós mesmos quando o assunto é mudança

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: