5 sinais que demonstram que és uma pessoa tóxica

Olá pessoal. Hoje vou falar de pessoas tóxicas. Sim, porque existem pessoas que iluminam e outras que assombram. Por exemplo, sabes aquela pessoa que só de estar na sua presença parece que tudo é luz? Que tudo fica mais suave? E aquelas que tem uma presença tão pesada que parece que sugam a nossa energia por serem tão negativas?

Em primeiro lugar existem dois tipos de pessoas: aquelas que iluminam o nosso universo com apenas um sorriso e aquelas que são capazes de deixar o ar pesado, carregado e de nos deixar em baixo. Ou seja, aquelas pessoas que destroem tudo ao seu redor, tornando tudo obscuro e insuficiente. Como por exemplo aquelas pessoas pessimistas que vêm defeito em tudo, ou aquele que fala de tudo e todos.

Estamos inseridos numa sociedade onde estamos rodeados de pessoas tóxicas, isso faz parte da nossa realidade. O problema é quando esses padrões se repetem nos nossos relacionamentos com os outros, daquelas pessoas que fazem parte do nosso circulo. E quando paras e te apercebes disso, então precisas considerar que talvez o problema não esteja nos outros, mas sim em ti. Ou seja, que possas ser uma pessoa tóxica.

pessoastoxicas-blogda-sims

Por exemplo, já alguma vez te colocaste no lugar do outro e analisaste as tuas próprias atitudes para ver se não estas a ser uma pessoa tóxica? Pois, são poucas as vezes que paramos para pensar nisto, porque é muito mais fácil apontar o dedo e dizer que a culpa é do outro do que olhar para o nosso umbigo. Já diz o ditado, que quando apontamos um dedo para o outro são quatro que ficam apontados para nós.

Portanto, é hora de parar e pensar nisso porque as relações interpessoais dão forma à nossa vida. Em infinitos momentos somos esponjas, absorvemos toda as coisas negativas e nos tornamos espelhos que refletem coisas más.

Afinal quais são os sinais que demostram que sou uma pessoa tóxica?

Falar mal ou criticar os outros

Um dos primeiros sinais que demostram que você é uma pessoa tóxica é o gosto particular por falar mal ou criticar os outros. Pergunte-se “falas somente das coisas negativas dos outros e nunca vês o lado positivo?”, “sempre criticas, reparas e julgas os outros?”, “inventas coisas só para dizer algo?”.

Por mais que possas achar que seja algo sem importância, isso fará com que as pessoas o vejam como uma pessoa sem confiança. E em algum momento vão perceber que só sabes criticar e isso fará com que se afastem de ti.

A melhor forma de resolver é evitar falar dos outros sempre de uma forma negativa. Porque às vezes, é melhor simplesmente não dizer nada do que criar conversas com algo que possa magoar os outros.

Uma pessoa negativo/a

Um outro sinal é ser negativo, sempre. Todos sabemos que nenhuma vida é perfeita e que a qualquer momento acontecem coisas que nos deixam tristes e deprimidos. Mas, se passares o tempo todo a ser sarcástico, a queixar-se de tudo o que te acontece ou ficar triste, vai chegar um momento em que ninguém o vai querer tê-lo por perto.

Isto não quer dizer que não devemos ter momentos menos bons, infelizmente nem sempre é assim. Mas o compartilhar o teu tempo com alguém que nunca vê algo de positivo, acaba por drenar a nosso energia. Caso estejas nesse ponto, convém analisar bem o porquê disso estar a acontecer e resolver.

pessoas-toxicas-blog-da-sims

Exigir tempo dos outros sem dar o teu

Todos nós ficamos bem ao estarmos rodeados de pessoas que amamos. Porém, exigir muito tempo dos que nos cercam é também um sinal de que está a ser uma pessoa tóxica naquela relação.

É importante lembrar, de que mesmo que essas pessoas fazem parte da tua vida, não podemos ocupar a sua total atenção. Os relacionamentos interpessoais é dar e receber tempo, espaço e companhia. O problema é que quando exiges tempo e atenção sempre que quer e não retribuir quando eles precisam, isso fá-los sentir que os estas a usar.

Por isso se estas a cair nesse erro, pare um pouco e pensa e analisa se estas a dar tanto quanto pedes às pessoas que amas.

Magnificar situações negativas

Estas sempre a magnificar as situações negativas? Uma pessoa que está sempre a fazer dramas desgasta os seus relacionamentos, pois causa cansaço e incômodo. De fato, há pessoas que realmente adoram fazer dramas com situações como por exemplo: brigas e discussões; cenas de ciúmes; exagerar nos problemas;

Algumas dessas situações parecem-te normais? Se assim for assim, pense rapidamente em eliminar essas atitudes ou, pelo menos, mudar gradualmente. Pode ser que sejas a rainha ou rei do drama, mas isso deixa de ser emocionante após um tempo. Como também faz com que os outros começam a fugir da tua companhia, caso isso não esteja a acontecer.

pessoastoxicas-blog-dasims

A mentira

Mentir nunca é uma boa ideia. Se o faz de forma constante, comece a analisar. As mentiras são prejudiciais e devem ser evitadas, isto é ainda mais importante se só o faz para cobrir algo que fez de errado. Deves pensar porque estás a mentir e o que esta a tentar resolver. Caso a mentira seja uma situação habitual e não tenha um motivo real, procure ajuda. Pois não é saudável e muito menos normal.

Esses são alguns sinais para saber se es uma pessoa tóxica ou não. Portanto se não te identificaste com os sinais citados, mas conhece alguém que é assim, então considere afastar-se dessa pessoa ou ajudá-lo/a. Mas é importante evitar estar perto daqueles que fazem mal e principalmente tente não ser como eles.

pessoas-toxicas-blog-da-sims

Afinal, a pessoa que é assim sofre. É importante aprender a deixar ir: tudo que quer ir, tudo que não acrescenta, tudo o que nos faz mal, tudo o que nos atrasa, tudo o que nos tira a paz. Cuide de si e das pessoas que gosta!

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Leia também Cuidar da saúde mental com a meditação

 

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: