O diário da Gratidão, o ato de colocar por escrito as nossas graças

Olá pessoal. Já passou o Natal e agora é preparar para a passagem de ano. Onde aproveitamos para fazer uma retrospectiva do ano velho e preparar para o novo ano. E com isso nada melhor do que agradecer. Agradecer esse ano por tudo.

diario-de-gratidao-blog-da-sims

Em primeiro lugar, a palavra Gratidão tem origem do latim “Gratia”, que tem o seu significado na palavra graças ou gratus. Levando a pé a sua tradução, significa agradável. A gratidão denomina-se pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo ele bom ou mau.

Os benefícios da gratidão são incontáveis. Estudos mostram que pessoas que praticam gratidão regularmente e ativamente são mais felizes, ou seja, têm melhores relacionamentos consigo e com os outros, e até um sistema imunológico mais forte.

É por isso que exploro a gratidão como uma lente fundamental por meio da qual vivenciamos as nossas vidas, relacionamentos e até adversidades. O estudo dessa prática tem-me ensinando a ver as coisas de um outro prisma. A sua pratica diária tem-me ensinado a ampliar a visão sobre a minha vida. Eu, pessoalmente, gosto de cultivar uma mentalidade grata.

E, hoje, o que quero partilhar com vocês é a importância do diário da gratidão. O porquê de escrever a nossa gratidão. E como tornar o diário da gratidão uma parte da sua prática diária.

diario-de-gratidao-blogdasims

Diário da gratidão

Como referi acima, a prática diária da gratidão acarreta imensos benefícios. E escrever a sua gratidão num diário, todos os dias, têm ainda muito mais força. Já abordei aqui no blog sobre a força das palavras (leia aqui).

“Independentemente do que possa escrever, o ato de acrescentar palavras a uma página em branco constitui uma forma de terapia totalmente gratuita.” Diana Raab

O ato de escrever oferece-nos mais clareza e permite-nos juntar ideias. Porque permite-nos documentar as nossas ideias, descobertas, concretizações, lições aprendidas e acima de tudo permite-nos registar o nosso crescimento pessoal e as nossas melhorias.

Escrever aquilo quer somos gratos ou aquilo que aconteceu naquele dia, que sejamos gratos. Isso faz com que olhemos para a nossa vida e ver o quão gratos somos.

diario-de-gratidao-blog-da-sims

Porque concentrar-se exclusivamente no negativo é a maneira mais fácil de atrair coisas menos boas para a nossa vida. E consequentemente arruinar o nosso relacionamento connosco e com os outros.

Por isso é preciso focar nos aspectos bons da vida. Na qualidade de vida, no relacionamento e agradecer por tudo isso. Praticar a gratidão todos os dias, e ao escrever faz-nos sentir bem connosco, com os outros e com o mundo.

Porque estamos a colocar por escrito tudo aquilo que somos gratos.

Além de escrever podemos também colocar esse estado de gratidão através da meditação. Porque meditar amplifica as emoções da gratidão. Depois de escrever as minhas gratidões, fecho os olhos e imagino aquilo que escrevi e pelas quais sou grata. O fechar os olhos e sentir toda essa gratidão.

Portanto uma prática que aconselho a todos a implementar na sua rotina. Se ainda não tens nenhuma, aproveite a entrada desse novo ano para colocar esse hábito na sua rotina diária.

Nesse diário de gratidão podes escrever tudo aquilo porque es grato. Como por exemplo: 1 escrever aquilo que es grato; 2 expressar a sua gratidão a todas as pessoas que conhece, desde familia, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, conhecidos e a pessoas do mundo.

E para terminar, torne a gratidão como meio de vida através da meditação para amplificar. Enfim, sente a gratidão através da escrita e da meditação.

diario-de-gratidao-blog-da-sims

“A escrita diária, quando subjaz a um processo estratégico estruturado (ao invés de obedecer a meros impulsos do momento), permite-lhe direcionar o seu foco para as suas realizações efectivas, para os acontecimentos que lhe inspiram gratidão e para os seus compromissos de melhoria futura. Por conseguinte, a escrita poderá ajudá-lo a desfrutar mais abundantemente das suas vivências diárias, a sentir-se bem com os progressos realizados, e a desfrutar de uma clareza acrescida e potencialmente catalisadora de resultados extraordinários.” – Hal Elrod (do livro Manhãs Milagrosas)

Beijinhos de luz

Tem alguma duvida? Quer partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da página contato (aqui). E partilhe!

Leia também A receita para a vida. Gratidão

 

Banner billboard da campanha 50% desconto desenvolvimento pessoal

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: