Dica para o ajudar a recuperar o foco através da meditação

Olá pessoal. Em primeiro lugar já se deparou com situações em que está no meio de uma conversa e de repente se perde e não sabe do que estava a falar? Ou sai para fazer algo e no meio já não se lembra do que se tratava? Pois é, estamos a falar de foco, de perder o foco na sua vida.

perder-o-foco-blog-da-sims

Existem estudos que mostram o porque da perda do foco. O porquê da nossa mente tirar-nos do foco. E isso acontece quando algo inesperado acontece. Ou seja, é um mecanismo que usamos quando nos sentimos ameaçados.

E dessa maneira ao esvaziarmos a nossa mente, podemos ativar a chamada “resposta de luta ou fuga”. O problema é que isso pode acontecer várias vezes durante o dia, acabando por ser um transtorno.

Esse mecanismo é uma resposta fisiológica do nosso cérebro que é possível de se controlar. Só que para isso é preciso treinar a mente de modo a que esses momentos de perda de foco sejam menos frequentes. Por isso existe uma técnica muito boa, com o propósito de nos ajudar a não perder o foco, evitando os transtornos causados pelo mesmo no nosso dia-a-dia.

perder-o-foco-blog-da-sims

Assim como o exercicio regular faz bem ao nosso corpo, a meditação tem o poder de exercitar o cérebro, acabando por ser uma ajuda no combate à perda de foco. Por isso depois de um tempo de meditação, o nosso cérebro fica treinado no que toca a manter o foco. E são só precisos  20 minutos da sua prática por dia.

Existem uma serie de fatores importantes que devemos levar em conta para nos mantermos plenos das nossas capacidades e o ajudam a não perder o foco, levando para uma qualidade de vida que desejamos. A perda de foco na realização das nossas tarefas, tira-nos um pouco de qualidade de vida. E essa perda faz-nos boicotar aquelas atividades que são importantes na nossa vida, quer seja a nivel pessoal ou do trabalho.

perder-o-foco-blog-da-sims

Para isso é importante saber o que o está a levar a essa perda de foco. Muitas vezes existem condições médicas e causas patológicas que nos impedem de focar nas nossas tarefas. E com isso acabamos por achar que somos preguiçosos ou relaxados quando na verdade o assunto é bem mais complexo. No caso de ser mais profundo é importante consultar um especialista.

A meditação é uma ajuda, mas isso não quer dizer que o vai ajudar a obter o foco por completo, isso se diagnosticado um problema de saúde ou escolhas de estilo de vida que são menos boas para o seu organismo.

São vários os motivos de perda de foco, por exemplo as alergias sazonais, se não tem dormido o suficiente, se está deprimido ou ansioso, etc. Esses são alguns exemplos que nos levam a perder o foco.

perder-o-foco-blog-da-sims

Portanto se o seu problema de foco durar por mais de duas semanas e coincidir com sintomas de tristeza ou mal-humor, convém fazer uma visita no seu médico/psicólogo, para obter ajuda e o ajudar a ultrapassar essa fase. Enquanto isso, tente fazer uma meditação guiada e exercícios de respiração para ajudar a acalmar os pensamentos negativos.

Espero que estas dicas o possam ajudar com problemas de falta de foco, para que possa desfrutar de uma vida com muito mais qualidade e plenitude.

“Os momentos de meditação constituem umas das vivências favoritas dos meus dias. São instantes de paz, gratidão e libertação dos fatores de stress e preocupação. Pode ver a meditação diária como um período de férias dos seus problemas.” – Hal Elrod (do livro Manhã Milagrosas)

Beijinhos de luz

Tens alguma duvida? Queres partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da páginas contato (aqui). E partilhe!

Leia também Cuidar da saúde mental com a meditação

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: