3 desculpas que damos a nós mesmos quando o assunto é mudança

Olá pessoal. A mudança é sempre positiva. Mas uma mudança exige esforço, dedicação e tempo. Sobretudo, exige-lhe que saia da sua zona de conforto. Daí que tantos de nós resistimos à mudança. Querendo uma vida melhor, um corpo mais saudável, mais energia, bem-estar, etc. Mas não fazemos nada nesse sentido.

mudanca-blog-da-sims

Leia também Sair da nossa zona de conforto

Quando queremos, somos óptimos a inventar desculpas. Desculpas essas que nos tranquilizem ou aos outros. Porque quando escolhemos não fazer uma coisa, que sabemos ser positiva, inventamos desculpas para não o fazer. São tantas as desculpas que inventamos, e muitas das vezes damos algumas que não fazem sentido algum.

3 desculpas que damos para nós mesmos quando o assunto é mudança:

Não tenho tempo

Aqui o objetivo não é julgar ninguém. Quem sou eu para o fazer. Porque não sabemos o que realmente cada um passa. Mas sabemos que um dia tem 24 horas.

Também sabemos que todos temos responsabilidades e que não as podemos deixar de cumprir. Mas acredito que no final sobra sempre tempo. Por isso, porque não aproveitar esse tempo? Porque a questão é saber que proveito dar a esse tempo.

mudanca-blog-da-sims

Agora não me dá jeito

Muita das vezes já estamos habituados a nossa rotina, a essa forma de ser que nos custa desligar desse lado menos bom. Acabamos por procurar sempre uma desculpa para essa mudança.

Por isso se o que queremos é mudar, então temos de fazer um esforço. Sair dessa rotina destrutiva. Enfrentar uma nova realidade. Porque o que queremos, ou o que procuramos, é sentirmos bem. Bem connosco, com as pessoas que nos rodeiam e bem com o mundo.

mudanca-blog-da-sims

Sempre fui assim

Quando nos confrontamos com o lado nosso, que no fundo sabemos que não é bom. Que é prejudicial para nós e principalmente para os que nos rodeiam. Onde teimamos em não ver, acabamos sempre por recorrer ao “sempre fui assim”.

Só que ninguém nasce assim. Aquilo que temos muitas das vezes nem sequer é nosso. É tudo emprestado e acabamos por adquirir como se fosse nosso. Apoderamo-nos desses hábitos e achamos que sempre fomos assim. Por isso é preciso encarar esse lado menos bom e mudar. Mudar por ti e pelo seu bem.

mudanca-blog-da-sims

Por isso temos de parar de dar desculpas a nós mesmos. Parar de confrontar-nos com a nossa mente, pois o problema não está lá fora, mas sim dentro de nós. O problema esta cá dentro. Para que a mudança aconteça é preciso sair da zona de conforto. Exige sacrifícios, sim. Mas sem sacrifícios não conseguimos atingir a mudança que queremos.

Enfim, é preciso encontrar o caminho para o teu “eu” interior. Porque a mudança tem como base o que temos e o que somos agora. Não o que deveríamos ter, fazer ou ser. Aceitar aquilo que somos e temos. Se queremos que algo mude, o confronto com a nossa mente é inevitável.

E uma aliada para esses momentos é a meditação. Porque é o momento que paramos e que estamos connosco. Sozinhos, só com a nossa respiração e o nosso corpo. Onde nos encontramos no aqui e agora.

mudanca-blog-da-sims

Leia também Cuidar da saúde mental com a meditação

Você não precisa viajar tão longe assim… o contato consigo mesmo vai se estabelecer quando você permitir. Agora é um grande momento! Aproveite e deleite-se com você. Reconete-se novamente, o encontro será extraordinário. – Renato H. Hirata

Beijinhos de luz

Tens alguma duvida? Queres partilhar a sua experiência? Deixe o seu comentário ou enviei a sua mensagem através da páginas contato (aqui). E partilhe!

Deixar uma resposta

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: